Qual a função do Atlas e Axis?

Perguntado por: Liliana Helena de Lima  |  Última atualização: 1. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (28 avaliações)

Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.

Qual a função do atlas?

O conjunto dessas vértebras forma a coluna vertebral cervical. A primeira vértebra cervical, o atlas, liga-se ao osso occipital e é responsável pela sustentação do crânio; a última vértebra cervical, chamada "C7", está acima da primeira vértebra torácica, "T1".

Qual a função do áxis?

O axis está assentado abaixo do atlas e tem um botão ósseo denominado de processo odontoide que se projeta através do buraco no atlas. É este o mecanismo que permite à cabeça girar de lado a lado. Existem ligamentos especiais entre essas duas vértebras para permitir uma rotação entre os dois ossos.

Qual a importância da vértebra C1 e C2?

Vértebras atípicas: atlas (C1), áxis (C2) e C7

As duas primeiras vértebras cervicais são vértebras especializadas, adaptadas para permitir a movimentação da cabeça e para acomodar a articulação com o crânio.

Qual a diferença entre a C1 e C2?

A vértebra C1 apresenta uma forma anelar, duas massas laterais, com faces articulares e corpo vertebral ausente. A vértebra C2 possui corpo vertebral, com processo ósseo dentiforme que se articula com o arco anterior de C1, possui duas massas laterais e duas lâminas.

ENTENDA DE ONDE VEM OS TERMOS "ATLAS" E "AXIS" - NOMECLATURAS - #anatomiafacil

29 questões relacionadas encontradas

O que é o áxis?

O áxis é a segunda vértebra cervical e é atípica por possuir um Processo odontóide ("dente"), que articula-se com o atlas. No mais, a maioria das características são comuns às das outras vértebras cervicais, como o forame transverso para a passagem da artéria vertebral.

Qual a função da C1?

Coluna cervical (C1 a C7)

Elas caracterizam-se por não ter um disco intervertebral entre elas, sendo unidas pelo dente do Áxis, ou processo odontoide, uma estrutura que permite os movimentos de rotação da cabeça.

Quais são os riscos de lesão na coluna cervical C1 e C2?

Com a compressão de C1 sobre C2, ocorre a ruptura do atlas nos pontos de maior fragilidade. Estes locais são os arcos posterior e anterior que, quando fraturados, permitem o afastamento das massas laterais e consequente aumento da área do canal. Isso justifica a pequena associação com lesão neurológica dessas fraturas.

O que ocorre quando há lesão entre as vértebras C1 C4?

Estas lesões são consideradas instáveis. Quando as vértebras se movem, estas podem comprimir a medula espinhal ou seu suprimento de sangue e danificar as raízes nervosas espinhais.

Quais as características das vértebras C1 e C2?

O atlas (C1) consiste em dois arcos (anterior e posterior) e contém duas massas laterais. As massas articulam com os côndilos occipitais do crânio, sustentando o seu peso. O axix (C2) contém uma projeção em formato de dente direcionada para cima (dente ou processo odontoide) e duas facetas articulares superiores.

Onde fica a L5 na coluna?

Já a Coluna Lombar (L1 a L5) começa na parte inferior da coluna vertebral, exatamente abaixo das regiões torácica e cervical e logo acima do sacro.

Onde fica a C4 e C5 na coluna?

A coluna cervical localiza-se na parte alta, e é composta por sete vértebras, denominadas: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2), Vértebra Cervical 3 (C3), e assim sucessivamente, C4, C5, C6 e C7.

Onde se localiza a L4 e L5 na coluna?

L4, L5 e L5-S1 são referências específicas na coluna vertebral, especialmente na região lombar. Cada “L” representa uma vértebra lombar numerada sequencialmente. L4 está acima de L5, que, por sua vez, fica acima de L5-S1.

Onde fica a C1 e C2 na coluna?

Coluna Cervical

Localizada no pescoço, é constituída por 7 vértebras pequenas (chamadas de C1, C2, até C7). Elas mantem o peso da cabeça e permitem o movimento do pescoço. Suas vértebras cervicais juntas apresentam uma leve curvatura para trás, o que é chamado de “lordose”.

O que é L3 e L4 na coluna?

L2-L3-L4 correspondem, respectivamente, à segunda, terceira e quarta vértebras lombares. A medula espinhal do adulto termina na vértebra L1, logo, é pouco provável que tenha ocorrido lesão medular propriamente dita. O que costuma ocorrer nesses casos é uma lesão das raizes nervosas, afetando os movimentos das pernas.

Qual é a C7?

A vértebra cervical C7 é frequentemente referida como a “vertebra proeminente” devido a uma característica anatômica única. Ela é a sétima das sete vértebras cervicais na coluna vertebral e é localizada logo abaixo da vértebra cervical C6 e acima da vértebra torácica T1.

Qual vértebra pode deixa paraplégico?

Na maioria dos casos o controle das funções fisiológicas fica também afetado. A lesão medular pode ser classificada em paraplegia alta, quando afeta a zona entre as vértebras T1 e T6, ou paraplegia baixa, quando afeta a zona das vértebras T7 a L5.

Qual a lesão medular mais perigosa?

Dessa forma, as lesões traumáticas da coluna cervical podem ocasionar diversos problemas neurológicos, sendo considerada uma das lesões mais perigosas, podendo levar o indivíduo a ficar paralítico.

Qual parte da coluna fica Paraplegico?

Normalmente as lesões que resultam em paraplegia situam-se ao nível da coluna dorsal ou coluna lombar, sendo que quanto mais alta for a lesão maior será a área de impacto, abrangendo o controle e sensibilidade, uma vez que a medula é afetada.

Qual o problema mais grave na coluna cervical?

Uma das doenças mais graves que podem afetar esta região é a mielopatia cervical. Trata-se de uma compressão da medula espinhal na região do pescoço, que, se não tratada a tempo, pode levar a problemas de coordenação, fraqueza muscular e, em casos extremos, paralisia.

Qual o CID mais grave da coluna cervical?

CID M54. 2 é o código para Cervicalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Quais os 3 tipos de lesões na coluna?

As 3 lesões de coluna mais frequentes
  1. Hérnia de disco. Quando um disco intervertebral enfraquece e se desloca da sua posição, causando dores e desconfortos, chamamos de hérnia de disco. ...
  2. Lombalgia. A maioria das pessoas já sentiu dores na região lombar em algum momento da vida. ...
  3. Lesão na medula espinhal.

O que é C1 na coluna?

Coluna cervical (C1 a C7) – pescoço

Na parte alta, encontramos a coluna cervical (pescoço) e suas sete vértebras cervicais: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2) e, assim, sucessivamente: C3, C4, C5, C6 e C7.

Qual das seguintes características está relacionada a vértebra C1?

💡 1 Resposta. A alternativa correta é a letra D) Ausência de processo espinhoso. A vértebra C1, também conhecida como atlas, é a primeira vértebra cervical e não possui processo espinhoso, que é uma projeção óssea que se estende posteriormente a partir do arco vertebral.

O que é artrose Atlantoaxial?

O problema ortopédico mais conhecido em crianças com síndrome de Down é a instabilidade atlanto-axial, que significa um movimento maior do que o usual entre a primeira e a segunda vértebra do pescoço. Estima-se que 15% das crianças com síndrome de Down apresentem essa condição.

Artigo anterior
Como controlar a hipoglicemia?
Artigo seguinte
Qual é a cor chumbo?