Que é conjunção explicativa?

Perguntado por: Victória Guerreiro Neves  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”).

Quais são as conjunção explicativa?

Conjunções explicativas exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções explicativas: Estude, porque é importante!

Porque conjunção explicativa exemplos?

Como conjunção explicativa

Exemplos: Não fui à praia porque estava chovendo. (explicação de não ter ido à praia) O concerto atrasou porque o maestro estava discutindo com os músicos.

O QUE É conjunção coordenativa explicativa exemplos?

Conjunção Coordenativa Explicativa

As conjunções coordenativas alternativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de justificativa, explicação, motivo ou razão. Exemplos: isto é, pois (colocado antes do verbo), que, porquanto, porque, etc.

O que é conjunção exemplos em frases?

Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical. Veja o exemplo de conjunções ligando duas frases e duas palavras: Comprei um vestido e uma saia; Queria comprar um vestido, mas estava sem dinheiro.

"QUE" = "POIS": CONJUNÇÃO EXPLICATIVA

39 questões relacionadas encontradas

São exemplos de conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática.

Como usar conjunções?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

O que é explicativas exemplos?

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

Que explicativo exemplos?

Exemplos de frases com orações explicativas

Heloísa ainda deve estar chateada, porque foi muito fria conosco. Vou embora para casa, que estou cansada de esperar por ele. Ele é muito estranho, ou seja, é diferente do habitual.

Que conjunção coordenativa explicativa?

É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. Não comi bolo nem torta.

Porque adversativo?

As conjunções adversativas são aquelas que indicam oposição e contraste dentro de uma mesma oração. A classificação das conjunções ocorre com base no seu emprego nas frases porque elas não desempenham função sintática na oração.

Como saber se o porquê e causal ou explicativo?

Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.

Porque explicativa?

O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, e tem o mesmo valor de “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”. Exemplos: 23 de abril é o Dia Nacional do Choro porque Pixinguinha nasceu nesse dia. Porque discordei de sua opinião, ela me excluiu do grupo.

Quais são os tipos de conjunção?

Locução conjuntiva
  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Que vírgula explicativo?

Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.

Que explicativo e que restritivo?

Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. ... Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados.

Que com valor explicativo?

A conjunção subordinativa porque é que pode ter um valor explicativo ou um valor causal. ... As orações causais explicativas, por sua vez, apresentam um facto B que, no juízo do locutor, pode ser uma explicação razoável ou apropriada do facto A, com base num raciocínio prévio.

Que explicativo?

Com a conjunção explicativa, estabelece-se uma relação de explicação, isto é, a segunda oração explica o acontecimento relatado na primeira: Ex.: «Não faças isso, que fico aborrecida.» As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira.

Onde se usa a conjunção?

Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão.

Quando é que conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Pode começar frase com conjunção?

Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O 'mas', no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.

São preposição?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

O que pode ser conjunção?

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

Como classificar as conjunções?

Classificação das Conjunções
  1. 1- Conjunções Aditivas.
  2. 2 – Conjunções Adversativas.
  3. 3 – Conjunções Alternativas.
  4. 4 – Conjunções Conclusivas.
  5. 5 – Conjunções Explicativas.
  6. 1 – Conjunções Integrantes.
  7. 2 – Conjunções Causais.
  8. 3 – Conjunções Comparativas.

Artigo anterior
Qual a melhor época para ir em Belo Horizonte?
Artigo seguinte
O que precisa para ser farmacêutico nos Estados Unidos?