Quem pode fazer um projeto de lei municipal?

Perguntado por: Débora Figueiredo  |  Última atualização: 5. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

Iniciativa geral - quando o assunto de que trata o projeto é da competência simultânea do Prefeito, dos Vereadores, das Comissões da Câmara ou dos cidadãos. Iniciativa reservada - quando é da competência privativa do Prefeito ou apenas os membros da Câmara podem exercê-la.

Quem faz projeto de lei no município?

A Câmara Municipal de São Paulo representa o Poder Legislativo no município. É um órgão público, independente, no qual 55 vereadores são eleitos com a função de elaborar as leis da cidade, fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo (Prefeitura) e sugerir ações visando melhorias para a população.

Quem pode propor os projetos de lei do município?

Dependendo do assunto de que trata o projeto de lei, sua iniciativa cabe a qualquer vereador ou comissão da Câmara, ao prefeito, à Mesa Diretora e aos demais cidadãos de Belo Horizonte (iniciativa popular).

Como se faz um projeto de lei municipal?

Um projeto de lei deve conter três partes: a parte preliminar, a parte normativa, e a parte final. Na parte preliminar, temos: a EPÍGRAFE é o nome que identifica o tipo de lei que se pretende criar, seguida do número que o projeto recebe quando chega na Câmara dos Deputados, e o ano de apresentação.

Quem é o responsável por elaborar as leis do município?

A principal função do Poder Legislativo Municipal, que é formado pelos vereadores, é legislar, isto é, fazer as leis do município. Mas, existem muitas outras funções, também importantes. O Vereador, como agente político, acaba tomando a forma de um guardião da sociedade.

Como se faz uma lei? Entenda o Processo Legislativo no Município e no Estado

32 questões relacionadas encontradas

Como são feitas as leis do município?

A criação de uma lei divide-se em quatro fases: iniciativa, discussão, votação e sanção ou veto. Os projetos de lei apreciados na Câmara visam criar norma de caráter geral e relativo ao interesse local, no âmbito do município.

O que o vereador pode fazer pelo povo?

Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito.

Como o vereador pode fazer um projeto de lei?

Além da possibilidade de enviar sugestões diretamente aos vereadores através do Banco de Ideias, qualquer cidadão pode apresentar um Projeto de Lei. O primeiro passo é elaborar a minuta do Projeto de Lei, ou seja, o texto da nova Legislação.

Como é aprovado um projeto de lei municipal?

Ape- nas os projetos de lei precisam ser aprovados pela Câmara e pelo Executivo para entrar em vigor. Uma vez escrito, o projeto é pro- tocolado.

Como aprovar um projeto de lei municipal?

O quórum (presença mínima) para votar um projeto de lei ordinária é de maioria absoluta, ou seja, 257 deputados. Para aprovar o projeto, é necessária a maioria simples dos votos, em turno único.

Quantas assinaturas são necessárias para criar um projeto de lei?

O projeto deve ter: a assinatura de no mínimo 1% do eleitorado nacional; essas assinaturas devem ser originárias de, pelo menos, cinco Estados com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.

Quem faz projeto de lei?

No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores. No plano estadual, este poder é exercido pelas Assembleias Legislativas por meio dos deputados estaduais.

Quem pode aprovar um projeto de lei?

O Plenário, reunindo todos os representantes eleitos dos cidadãos, é a instância máxima de debate e deliberação. Pode propor novas emendas, que devem voltar às Comissões para serem também analisadas, de modo a produzir o acordo político entre as propostas e, finalmente, aprovar ou rejeitar a proposição através do voto.

O que é um projeto de lei municipal?

Conhecido no jargão legislativo pela sigla PL, o Projeto de Lei é uma proposta legislativa elaborada por um vereador ou pelo prefeito com objetivo de se tornar uma Lei municipal. Para um Projeto de Lei ser aprovado, ele precisa passar por duas votações no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo.

Quanto tempo um projeto de lei demora para ser aprovado na Câmara Municipal?

Esse prazo será será duplicado (20 dias) em se tratando de proposta orçamentária, diretrizes orçamentária, plano plurianual, do processo de Prestação de Contas do Município e triplicado (30 dias) quando se tratar de projeto de codificação.

Quantos votos são necessários para aprovar um projeto de lei?

- Quórum qualificado: é qualquer quórum superior ao de maioria simples, podendo ser de: 2/3 dos membros da Câmara (28 votos), o exigido para aprovação de proposições que versem sobre plano diretor; parcelamento, ocupação e uso do solo; código tributário; dentre outros temas previstos na Lei Orgânica do Município.

Quanto tempo leva para um projeto ser aprovado na prefeitura?

O tempo médio atual para a aprovação de projetos por esse canal de licenciamento é de 87 dias, inferior ao estabelecido pela legislação. Em até 15 dias a partir do protocolo da solicitação, a Prefeitura comunica ao interessado se o projeto pode tramitar via Aprova Rápido.

O que é necessário para um projeto de lei?

Apresentação por parlamentar: o projeto de lei precisa ser apresentado por um deputado ou senador; Assinaturas: para que seja considerado valido, o projeto de lei precisa ser assinado por, no mínimo, um décimo dos membros da Câmara dos Deputados (171 assinaturas) ou do Senado Federal (27 assinaturas).

O que é um projeto de lei de vereador?

São propostas para a criação de leis. Para tornar-se lei municipal, o texto do projeto tem que ser debatido e aprovado pelo Poder Legislativo e submetido à apreciação do chefe do Poder Executivo.

Quem pode revogar uma lei municipal?

Na lista de competências da Câmara Municipal, enumeradas pela Constituição, a principal é a de fazer, suspender, interpretar e revogar as leis de competência do Município.

Quais leis podem ser criadas por vereador?

São espécies legislativas, previstas em seus Regimentos Internos:
  • Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal;
  • Projeto de Lei Complementar;
  • Projeto de Lei Ordinária;
  • Projeto de Decreto Legislativo;
  • Projeto de Resolução;
  • Requerimento;
  • Emenda;
  • Indicação;

Que tipo de projeto um vereador deve propor para beneficiar o município?

No final do ano de 2016, o STF julgou em regime de repercussão geral o RE 878.911/RJ, definindo que o parlamentar municipal, vereador, pode apresentar projeto de lei que tenha previsão de despesas para o Poder Executivo, ou seja, para o município.

Quantos funcionários pode ter um vereador?

Aos 41 gabinetes parlamentares é facultado o direito à contratação de até 15 Assessores Parlamentares para apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais e de mandato, além de um Atendente Parlamentar, um Auxiliar Legislativo e um Chefe de Gabinete Parlamentar, totalizando, no máximo, 18 servidores contratados ...

Quanto ganha um vereador de uma cidade pequena?

A habilidade de se comunicar efetivamente com a população, entender as demandas locais e propor soluções práticas também são aspectos importantes para o sucesso na carreira política. Em 2023, cada Vereador possui uma verba anual de até R$ 385.425,00, equivalente a uma média mensal de R$ 32.118,75.

Qual é a autoridade de um vereador?

São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes.

Artigo anterior
Qual é a Pomba Gira da sedução?
Artigo seguinte
Como fazer para passar o soluço?