Que Agradeço ou quem agradeço?

Perguntado por: Santiago Ribeiro de Oliveira  |  Última atualização: 21. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

A boa notícia é que as duas alternativas estão corretas . Na realidade, tanto o pronome “que” como o “quem”, nesses casos, atuam como partículas de realce, isto é, dão ênfase à expressão de quem está agradecido. Nenhum deles têm função no sentido da frase – pense só que poderia ser “eu agradeço” em ambas frases.

O que é correto eu que agradeço ou eu quem agradeço?

'Eu que agradeço' ou 'quem agradece sou eu'?

Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas. Observem a explicação: quando houver na oração a presença do pronome relativo QUE, o verbo concordará com o que vier antes dele. Então, temos: “EU QUE AGRADEÇO” ou “NÓS QUE AGRADECEMOS”.

Como responder Eu que agradeço?

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]

Qual a forma correta de responder a um obrigado?

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, que nada, disponha, às ordens, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.

Como agradecer de forma elegante?

Como agradecer de maneira formal?
  1. Muito obrigado.
  2. Muito obrigado.
  3. Agradeço a vossa consideração.
  4. Agradeço a vossa orientação.
  5. Agradeço a vossa ajuda.
  6. Agradeço o vosso tempo.
  7. Agradeço sinceramente….
  8. Os meus sinceros agradecimentos.

EU QUE AGRADEÇO? EU QUEM AGRADEÇO? EU QUEM AGRADECE?

33 questões relacionadas encontradas

Como agradecer elegantemente?

Como expressar gratidão em palavras?
  1. Estou muito grato;
  2. Eu aprecio sua ajuda;
  3. Obrigado pelo seu trabalho duro nisto;
  4. Não o poderia ter feito sem você;
  5. Fico te devendo uma;
  6. Muito grato;
  7. Obrigado por me ter apoiado;
  8. Por favor, aceite a minha mais profunda gratidão;

Qual o correto eu que ou eu quem?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Como agradecer alguém por algo?

Aproveite essas mensagens para expressar sua gratidão e tornar o dia de alguém mais especial.
  1. "Agradeço de coração por tudo que você fez por mim. ...
  2. "Não tenho palavras para expressar o quanto sou grato(a) pela sua ajuda. ...
  3. "Quero expressar minha sincera gratidão por todo o apoio e incentivo que você tem me dado.

Como agradecer Um recebido?

Uma das formas mais comuns de agradecer é verbalmente, expressando em palavras o quanto o carinho recebido é importante e como isso tocou o coração. Outra opção é escrever uma carta ou um bilhete para a pessoa querida, onde seja possível expressar em detalhes o significado do seu gesto de cuidado.

Quem agradece agradece a alguém?

O verbo “agradecer” exige dois complementos: 1. Quem agradece, agradece a alguém. Observe-se que, quando o complemento for “pessoa”, usa-se “agradecer a” (Exemplo: O diretor agradeceu Ao presidente da empresa.).

Sou eu que ou sou eu quem?

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.

Como se diz por nada ou de nada?

O termo por nada também é comumente usado em resposta a um agradecimento. Porém, alguns autores defendem que ela é mais correta do que a expressão de nada, mas ambas estão consagradas pelo uso e são corretas.

Quem fez ou quem fiz?

Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.

Qual a melhor frase de agradecimento?

Você pode usar expressões como "mais uma vez, obrigado(a)", "sou muito grato(a)", ou até mesmo "não tenho palavras para expressar minha gratidão". Essas frases finais servem para reforçar o seu agradecimento e demonstrar que você realmente valorizou a atitude da pessoa.

Como agradecer sem dizer obrigado?

Como agradecer discretamente?
  1. "Fico muito agradecido!".
  2. "Você fez meu dia!".
  3. "Toda a gratidão!".
  4. "Parece que você leu meus pensamentos! ...
  5. "Que incrível! ...
  6. "Obrigado por tirar um tempo pra pensar nisso pra mim."
  7. "Você faz tanta coisa por mim!".

Quando se usa que é quem?

O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

Foi ele que ou foi ele quem?

Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.

É você quem ou é você que?

Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

Como responder de forma educada?

Como responder de forma educada?
  1. Ouça atentamente. ...
  2. Seja empático. ...
  3. Use uma linguagem cortês. ...
  4. Seja claro e objetivo. ...
  5. Evite discussões acaloradas. ...
  6. Respeite opiniões divergentes. ...
  7. Agradeça pelo feedback. ...
  8. Seja paciente.

Qual palavra usar para expressar gratidão?

Usado para agradecer uma ajuda ou boa ação: 2 obrigado, muito obrigado, obrigadão, grato, agradecido, bem haja, valeu, beleza, firmeza, joia, show.

Como agradecer de forma culta?

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

Artigo anterior
Qual é o plural de cidadão?
Artigo seguinte
Quais as vantagens da reação de Maillard?