Que ação humana contribui para aumentar o problema ambiental?

Perguntado por: Mia Lourenço Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia, por exemplo, vêm provocando alterações diversas.

Que ação humana contribui para aumentar a diminuição da quantidade de ozônio?

A maioria dos cientistas atribuiu como principal causa para a destruição da camada de Ozônio as atividades realizadas pelo ser humano desde a Revolução Industrial, que lançaram uma enorme quantidade de CFCs e halogênios na atmosfera.

Quais são as principais consequências dos problemas ambientais citados no texto?

Algumas das consequências desses problemas são aumento da ocorrência de doenças respiratórias ou causadas pela poluição das águas e do lixo, deterioração da qualidade de vida nas cidades, intensificação de enchentes, contaminação de mananciais e ampliação do efeito estufa.

Que problemas ambientais são descritos no texto sua resposta?

a) Que problemas ambientais são descritos no texto? b) Quais são as principais consequências dos problemas ambientais citados no texto? RESPOSTA: a) Os problemas são o aquecimento global, a existência de toneladas de resíduos tóxicos (óleos, pesticidas e fertilizantes) e a contaminação radioativa.

Que problemas ambientais são descritos no texto * b Quais são as principais consequências dos problemas ambientais citados no texto *?

R:Elevação do nível do mar e a existencial de toneladas de residuos tóxicos, bem como contaminação radioativa.

Problemas ambientais e soluções possíveis

23 questões relacionadas encontradas

O que os seres humanos fazem para prejudicar a camada de ozônio?

É expelido pelo gado, ou seja, na digestão dos animais herbívoros, decomposição de lixo orgânico, extração de combustíveis, dentre outros. Com a emissão do gás carbônico na atmosfera, o efeito estufa provoca o aquecimento global, que é o aumento da temperatura da superfície terrestre e dos oceanos.

Quais os responsáveis pela destruição da camada de ozônio?

A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

O que foi feito para impedir a destruição da camada de ozônio?

Mas e como podemos ajudar a prevenir a nossa Camada de Ozônio? Diminuir a liberação de gases que destroem a Camada de Ozônio, comprando produtos (geralmente sprays, aparelhos de refrigeração e extintores de incêndio) que não contenham CFC. Geralmente, estes vêm acompanhados de um selo identificador.

O que podemos fazer para proteger a camada de ozônio?

Confira dicas de como preservar a Camada de Ozônio:

Evite a compra de aerossóis com clorofluorcarbonos (CFC). Opte por sprays com bomba ao invés de frascos pressurizados; Utilize transportes públicos com mais frequência e, quando a pandemia passar, monte um sistema de caronas para pessoas que morem próximas.

Como ocorreu a destruição da camada de ozônio?

Como ocorre a destruição da Camada de Ozônio? ... Quando sobem para a estratosfera, os gases sofrem a ação da radiação ultravioleta liberando radicais livres que reagem com as moléculas de ozônio, formando uma molécula de oxigênio (O2) e uma molécula de óxido de cloro (CIO), provocando a destruição do O3.

Quais são as consequências da destruição da camada de ozônio?

Consequências da destruição da Camada de Ozônio

Sem a proteção da camada de ozônio, teríamos uma diminuição na taxa de crescimento das plantas, que fariam menos fotossíntese. Os raios ultravioletas também prejudicam o desenvolvimento de organismos aquáticos e reduz a produtividade do fitoplâncton.

Quais são os prejuízos causados pelo desmatamento?

A retirada da cobertura vegetal pode desencadear diversos problemas, como perda da biodiversidade, degradação de habitat e alterações climáticas. O desmatamento é ocasionado principalmente pelas ações humanas, como as expansões agropecuária e urbana.

O que destrói o ozônio são quatro palavras?

Os principais gases que destroem a camada de ozônio são o tetracloreto de carbono (CTC), brometo de metila, halon, clorofluorcarbono (CFC) e hidrofluorcarbono (HCFC).

Qual o nome dos gases que destroem gradualmente a camada de ozônio?

Conforme explanado no texto Como a camada de ozônio é destruída, os principais causadores dessa degradação são os CFCs (Clorofluorcarbonetos, também conhecidos como gases Fréons®), que são compostos formados por átomos de carbono, flúor e cloro.

Que significa ozônio?

O ozônio é um gás muito instável que possui três moléculas de oxigênio. Isso significa que ele não consegue manter por um longo período de tempo a sua estrutura com essas três moléculas de oxigênio. Por isso, o ozônio se liga a outras moléculas, formando outros elementos muito facilmente.

Quais são as principais causas do desmatamento?

Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais: Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo; Avanço da urbanização; Exploração comercial de madeira.

Porque proteger a camada de ozônio?

O que você tem feito para preservar a camada de gás ozônio (O3)? ... Isso porque o ozônio é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UVB) do Sol. Sem ela, os raios UVB podem acabar com várias formas de vida. E o alto nível de radiação causa câncer de pele e graves problemas ao sistema imunológico.

Quais são as principais consequências dos problemas ambientais?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Quais são os problemas ambientais?

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

O que são os problemas ambientais?

Os problemas ambientais, por conseguinte, são contrariedades ou perturbações que se produzem no entorno natural. Pode-se tratar do efeito de uma contaminação, como um derrame de petróleo no oceano ou a emanação de gases tóxicos na atmosfera. O ser humano é o responsável dos problemas ambientais.

Quais os problemas ambientais citados no texto?

4 — Quais os problemas ambientais citados no texto 1? Esses problemas ambientais foram intensificados por qual motivo? RESPOSTA: O texto aborda o desmatamento, a redução das florestas do continente europeu e a ocorrência de chuvas ácidas.

Quais são os principais problemas?

Resultados fazem parte da pesquisa Problemas e Prioridades para 2016
  1. Corrupção. É o principal problema do país atualmente, na opinião dos entrevistados. ...
  2. Drogas. Desde 2012 aparecia em 1º lugar entre os temas mais graves. ...
  3. Violência. ...
  4. Lentidão da justiça/impunidade. ...
  5. Saúde. ...
  6. Inflação. ...
  7. Desemprego. ...
  8. Impostos elevados.

Quais são as principais causas dos problemas ambientais?

As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.

Artigo anterior
Em quais circunstâncias ocorrerá a perda do valor da fiança em sua totalidade?
Artigo seguinte
Qual medida de massa para assentar tijolos?