Qual a diferença entre parcelas salariais parcelas indenizatórias?
Perguntado por: Eduarda Henriques de Nogueira | Última atualização: 6. Januar 2025Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)
As verbas salariais são de natureza remuneratória, ou seja, são pagas pelo serviço prestado. Já as verbas indenizatórias, como falamos antes, tem como objetivo compensar o colaborador, neste caso, por prejuízos salariais sofridos, um exemplo disso são as horas extras.
Qual a diferença de verbas indenizatórias e verbas salariais?
Sendo assim, a principal diferença entre as verbas remuneratórias e indenizatórias é que as remuneratórias têm caráter de pagamento pelo trabalho realizado, enquanto as indenizatórias são voltadas para compensação ou benefício do trabalhador.
O que são as verbas indenizatórias?
Verbas Indenizatórias: são valores destinados a compensar despesas específicas ou prejuízos decorrentes do exercício do trabalho. Elas têm caráter de ressarcimento e não entram na base de cálculo para incidência de encargos trabalhistas; Verbas Remuneratórias: são valores pagos pelo trabalho realizado pelo funcionário.
Quais são as parcelas de natureza salarial?
Já falamos a respeito das parcelas que detêm natureza salarial, ou seja, integram o salário, quais sejam: comissões, gratificações, décimo terceiro salário, quebra de caixa, adicionais ao salário como o adicional de horas extras, noturno, de transferência, periculosidade e insalubridade.
Quais são as parcelas de caráter indenizatório previstas em Lei?
Art. 2º Consideram-se parcelas de caráter indenizatório, para os fins desta Lei, aquelas destinadas: I – à indenização por férias e licenças-prêmio adquiridas e não usufruídas pelo agente público; II – ao ressarcimento por despesa imposta ao agente público, em virtude do exercício de suas atribuições.
Quais as diferenças entre as VERBAS SALARIAIS x VERBAS INDENIZATÓRIAS
Quais são as parcelas de natureza indenizatória?
Alguns exemplos de verbas indenizatórias são aviso-prévio, abono de férias, ajuda de custo, entre outros.
Quais são os benefícios de natureza indenizatória?
Alguns fatores de natureza indenizatória são as ajudas de custo que o colaborador recebe para ressarcir seus gastos durante o exercício do trabalho. Trata-se de valores flutuantes, já que são equivalentes aos dias trabalhados por mês, tem uma função social específica e só devem ser pagos quando necessários.
Quais verbas não tem natureza salarial?
Habitação, energia elétrica, veículo e cigarro.
Quais verbas trabalhistas tem caráter salarial?
Com efeito, uma verba é salarial quando integra o salário do funcionário, ou seja, ela vai ser a base de cálculo para o pagamento das férias e do 13º salário. Bem como, esta verba fará parte da base de cálculo de todos os tributos e encargos da folha, como o INSS, FGTS e IRRF.
Quais verbas não integram o salário?
Isso significa que outras verbas, como ajudas de custo, auxílio-alimentação, diárias de viagem e prêmios são entendidas como verbas indenizatórias, não podendo compor a remuneração.
O que são verbas indenizatórias no contracheque?
serão consideradas espécies indenizatórias aquelas decorrentes da perda de condição de servidor ou empregado” e que esse abono é uma despesa de espécie remuneratória, “pois tem caráter remuneratório e permanente”, não podendo ser deduzido.
Como discriminar verbas indenizatórias?
- Anote o valor do acordo.
- Verifique se há ou não o trânsito em julgado.
- Verifique as verbas indenizatórias existentes no processo.
- Distribua o valor do acordo proporcionalmente às verbas.
- Se não existir nenhuma verba indenizatória, tente discriminar conforme Súmula da AGU ou aponte todas como salariais.
Quais são as verbas indenizatórias que não incide INSS?
Podemos ainda acrescentar como exemplo de verbas indenizatórias, sobre as quais não incidiria contribuição social, desde que não pagas com habitualidade, as verbas atinentes a: (i) horas extras; (ii) adicional noturno; (iii) adicional de insalubridade; e (iv) adicional de periculosidade.
Como discriminar verbas indenizatórias no acordo trabalhista?
As verbas só poderão ser discriminadas como sendo de natureza totalmente indenizatória quando houver pedido limitado ao reconhecimento de verbas desta natureza. A lei, sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro, ainda traz parâmetros mínimos do que deverá ser estipulado como verba indenizatória.
Quais verbas trabalhistas não incide Imposto de Renda?
Ademais, outros valores recebidos a título de férias não gozadas, plano de aposentadoria incentivada, plano de demissão voluntária, licença prêmio, horas extras indenizadas etc., também são isentos de Imposto de Renda.
Quais verbas incide INSS no acordo trabalhista?
Os acordos trabalhistas firmados entre empregados e patrões que englobam pagamentos de verbas rescisórias como 13º salário, férias e horas extras deverão ter incidência de imposto de renda e recolhimento de INSS.
Quais são os 4 tipos de salários?
Existem diferentes tipos de salário, como o salário mínimo, salário base ou bruto, salário líquido, salário profissional e piso da categoria. Assim como existem outros tipos de remuneração, como a remuneração funcional, por habilidade, variável, participação em ações, comissões, premiações e salário indireto.
Quais verbas refletem no aviso prévio?
O aviso prévio trabalhado, que é considerado de natureza salarial, sofre incidência do INSS, IR-Fonte e recolhimento para o FGTS. Sobre o aviso prévio indenizado não há incidência do INSS e IR-Fonte, somente se realiza o recolhimento para o FGTS.
Quais são todas as verbas trabalhistas?
- saldo de salários;
- aviso-prévio;
- férias vencidas;
- férias proporcionais;
- acréscimo de ⅓ de férias;
- salário proporcional;
- indenização de 40% dos depósitos do FGTS;
- indenização por rescisão antecipada do contrato por prazo determinado;
Quais são as verbas indenizatórias isentas de IR?
Verbas recebidas em ações trabalhistas podem conter parcelas indenizatórias, sobre as quais não devem incidir o tributo. Valores recebidos a título de férias não gozadas, plano de aposentadoria incentivada, plano de demissão voluntária, licença prêmio, horas extras indenizadas etc. são isentos de Imposto de Renda.
Qual é a natureza do 13º salário?
De acordo com as Súmulas 207 e 688 do STF o décimo-terceiro salário possui natureza salarial, sendo legítima a incidência da contribuição previdenciária.
Quais verbas desconta INSS?
- Da jurisprudência no STJ. ...
- Do salário-maternidade. ...
- Do salário-paternidade. ...
- Das bolsas de estudos concedidas aos empregados e seus dependentes. ...
- Do auxílio-alimentação. ...
- Dos ganhos eventuais e abonos previstos em CCT ou ACT. ...
- Da Hora Repouso Alimentação.
São as verbas indenizatórias concedidas pelo empregador e não integram o salário?
PRÊMIO - NATUREZA INDENIZATÓRIA. Após a Lei 13.467 /17, as importâncias pagas a título de prêmios não integram mais a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário (art. 457 , § 2º , da CLT ).
Qual a natureza do acordo trabalhista?
Os acordos trabalhistas são importantes meios de resoluções de conflitos entre empresas e empregados ou ex-empregados. Eles evitam que haja necessidade de tramitação integral de um processo trabalhista perante a Justiça do Trabalho. Isso significa que eles são capazes de encerrar previamente uma ação trabalhista.
O que são parcelas salariais e não salariais?
Diferentemente das parcelas salariais, estas parcelas não têm a função de retribuir o trabalho prestado pelo empregado, mas sim tem como escopo indenizar eventuais gastos na execução do serviço, reparar algum prejuízo causado pelo empregador ou funcionar como penalidade.
Qual é o orixá de Sexta-feira?
Como curar endometrite?