Quantos vezes posso acompanhar o filho ao médico?

Perguntado por: Salvador Jaime Mota Faria  |  Última atualização: 14. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

Atualmente, a nossa legislação prevê a possibilidade de apresentação de atestado de acompanhamento médico em dois casos: no acompanhamento de crianças com até 6 anos de idade, apenas 1 vez ao ano e no acompanhamento do pré-natal de esposa ou companheira gestante, até 2 vezes durante a gestação.

Quantas vezes a mãe pode levar o filho no médico?

473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: XI - por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica.

Qual o limite de atestado de acompanhamento de filho?

De acordo com a legislação, os trabalhadores têm direito a se ausentar do trabalho por até dois dias consecutivos em caso de necessidade de acompanhamento de filhos menores de idade. No entanto, não há uma idade máxima estabelecida pela CLT para esse direito.

Quantas consultas o pai pode acompanhar o filho?

Agora por força de uma medida provisória, a lei foi alterada para que esse pai seja dispensado do horário de trabalho pelo tempo necessário para acompanhar sua espessa ou companheira em até 6 consultas médicas ou exames durante o período de gravidez.

Quantas vezes o empregado pode faltar para levar filho ao médico?

As crianças costumam ser mais suscetíveis a intempéries. Talvez, por isso, o artigo 473 da CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho) garante que “o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.”

ATESTADO de acompanhamento de filho abona falta?

24 questões relacionadas encontradas

Quantas faltas para cuidar do filho?

A primeira alteração estabelece que o empregado pode faltar até três dias úteis em caso de doença do filho de até cinco anos que estiver precisando de assistência direta e constante, comprovada por laudo médico.

Quantos atestados de acompanhamento a empresa pode aceitar CLT?

A CLT estabelece o direito a falta para acompanhamento até que idade do filho? De acordo com o inciso XI do artigo 473 da CLT o indivíduo tem direito a 1 dia por ano para acompanhar filho de até 6 anos de idade em uma consulta médica.

É lei faltar ao trabalho para levar filho ao médico?

A CLT não colocou na “lista” das faltas justificáveis a possibilidade de o empregado ausentar-se do trabalho para levar filho menor doente ao médico ou acompanhá-lo em internação hospitalar. De acordo com a CLT, as faltas justificadas estão expressamente previstas no artigo 473, da CLT: Art.

Como funciona a lei do acompanhamento?

A Lei 14.737/23, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28), assegura às mulheres o direito de serem acompanhadas por pessoa maior de idade durante todo o período do atendimento em unidades de saúde, públicas ou privadas.

Quais são os atestados que abonam faltas?

Nesses casos legais, o funcionário tem direito à falta sem sofrer desconto no pagamento ou ter que compensar horas de trabalho em outros dias.
  • Em caso de morte. ...
  • Casamento. ...
  • Nascimento de filho. ...
  • Doação de sangue. ...
  • Eleições. ...
  • Serviço Militar. ...
  • Vestibular. ...
  • Comparecimento à Justiça.

Pode ser descontado atestado de acompanhamento de filho?

A Lei trabalhista não impõe ao empregador aceitar o chamado “atestado de acompanhante” – ainda que se trate de filho menor de idade ou dependente, ascendente, cônjuge ou parente próximo. Noutras palavras, se o empregador quiser, ele pode descontar o tempo de acompanhamento da remuneração do empregado.

Quando o filho faz cirurgia o pai tem direito a atestado?

CDH aprova abono de faltas para acompanhar dependente hospitalizado. A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta, segunda-feira (25), o projeto de lei que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o direito ao abono de faltas para acompanhamento hospitalar a dependente (PL 4659/2019).

Qual o direito do trabalhador com filho menor?

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro o Projeto de Lei 3215/15, que permite o pagamento do salário-família ao trabalhador de baixa renda com filhos menores de 16 anos de idade.

É válido atestado de acompanhamento?

A empresa poderá determinar ainda que os atestados de acompanhamento de outros membros da família (pai, mãe, irmão e etc. - que vivam sob sua dependência) somente justificam a ausência do período, mas não abonam, caso em que as horas devem ser compensadas dentro de um determinado prazo para não incorrer em prejuízos ...

Que tipo de atestado a empresa pode recusar?

A empresa pode recusar um atestado médico? Não. Uma empresa não pode recusar um atestado médico válido ― ou seja, aquele emitido por um médico ou odontólogo, com a devida identificação do profissional, carimbo e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Quem pôde acompanhar menor no médico?

Conclui-se que as preocupações são procedentes, mas devem ser tomadas sem prejudicar o acesso de crianças e adolescentes à assistência à saúde. Ementa: Em atendimento médico a uma criança – pessoa com até 12 anos incompletos – deve ser considerada a necessidade dela estar acompanhada por um responsável legal.

O que diz a Lei 14.737 23?

A ementa da Lei nº 14.737, de 27 de novembro de 2023, que altera a Lei Orgânica da Saúde, anuncia o seu objetivo: “ampliar o direito da mulher de ter acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde público e privados”.

O que diz a CLT sobre atestado médico de acompanhamento?

Art. 473. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: X – até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016).

Qual o limite de atestado por ano?

Afirma que em setembro de 2016, o Decreto nº 37.610 estabeleceu que serão aceitos até 12 atestados de comparecimento no período correspondente ao exercício do ano civil, sendo que o excedente será computado como falta ao serviço, acarretando em desconto salarial.

Quantas vezes o funcionário pode faltar para ir ao médico?

Tem limite para ausência por atestado médico? A lei não prevê um limite de atestados por mês, mas determina um limite de dias.

Quantos atestados médicos a empresa pode aceitar por mês?

A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.

O que pode dar atestado de 7 dias?

O que pode dar atestado de 7 dias? O afastamento pode ser reduzido para 7 dias caso o trabalhador não apresente febre nas últimas 24 horas, sem o uso de medicamentos antitérmicos.

Como funciona a licença por motivo de doença em pessoa da família?

De quantos dias pode ser a Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família? Até 60 dias, consecutivos ou não, a cada período de 12 meses, mantida a remuneração do servidor; Após os 60 dias, por até mais 90 dias, consecutivos ou não, sem remuneração, não ultrapassando o total de 150 dias, a cada período de 12 meses.

Quantas faltas Uma criança de 5 anos pode ter?

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Quantos atestados médicos a empresa pode aceitar por ano?

Vale lembrar que não há um limite para atestados médicos que podem ser apresentados durante um ano de trabalho. O trabalhador afastado devido à mesma doença em um intervalo de até 60 dias é remunerado pelo próprio empregador nos primeiros 15 dias de ausência.

Artigo anterior
Qual a corrida mais difícil do mundo?
Artigo seguinte
Qual o número que não é par?