Quantos tipos de síndrome de Down existe?

Perguntado por: Kevin Nuno Branco Marques Campos  |  Última atualização: 10. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

→ Causa da síndrome de Down Há três tipos diferentes da trissomia do 21: trissomia 21 livre, trissomia 21 em translocação e trissomia 21 em mosaicismo. Veja abaixo um pouco mais sobre elas: Trissomia 21 livre: ocorre uma não disjunção durante o processo de divisão celular (meiose) que deu origem aos gametas.

Quais tipos de síndrome de Down existe?

A síndrome de Down é uma condição humana caracterizada pela presença de um cromossomo 21 a mais. Há 3 mecanismos pelos quais ela pode ocorrer: Trissomia livre (Regular ou Simples), Translocação e Mosaico. Não existe tipo de SD. Muitos se confundem, chamando, erroneamente, mecanismo de “tipo”.

Quais são os graus de síndrome de Down?

SÍNDROME DE DOWN TÊM GRAUS? A síndrome de Down não têm graus. O que se pode notar é que, apesar das semelhanças entre pessoas com T21, existem também diferenças nas características físicas e no desenvolvimento físico e mental que são inerentes a todas as pessoas, além dos estímulos que a pessoa com T21 recebe.

O que é síndrome de Down com mosaico?

A médica Ana Claudia Brandão, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica a condição: No caso da síndrome de Down com mosaico, o embrião se forma com 46 cromossomos, mas em algum momento da divisão celular, acontece de uma célula desenvolver a trissomia no cromossomo 21.

Quais são os tipos de síndromes que existem?

Outros exemplos de síndromes
  • Síndromes Genéticas: Resultam de alterações ou mutações em um ou mais genes. ...
  • Síndromes Neurológicas: Afetam o sistema nervoso. ...
  • Síndromes Metabólicas: Relacionadas a problemas no metabolismo. ...
  • Síndromes Autoimunes: Ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo.

Entendendo a Síndrome de Down (Trissomia do 21): Mitos e Verdades

29 questões relacionadas encontradas

Qual Síndrome mais rara?

Síndrome Ehlers-Danlos

Mais conhecida como a doença do homem elástico, é uma síndrome rara e genética, caracterizada por um grupo de distúrbios genéticos que afetam o tecido conjuntivo da pele, das articulações e das paredes dos vasos sanguíneos.

Quais as síndromes mais estranhas?

Existem algumas condições tão incomuns que muitos psiquiatras não encontrarão um único caso em toda a sua vida profissional
  1. Síndrome de Fregoli. ...
  2. Síndrome de Cotard. ...
  3. Síndrome da mão alienígena. ...
  4. Síndrome de Ekbom. ...
  5. Síndrome de Alice no País das Maravilhas.

Por que as pessoas com Síndrome de Down têm a mesma aparência?

As pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Não se sabe por que isso acontece. Pessoas com síndrome de Down têm um cromosso 21 a mais.

Qual é o fenótipo de Síndrome de Down?

As características fenotípicas mais comuns são: hipotonia muscular generalizada; fenda palpebral oblíqua; prega palmar transversa única; face achatada; ponte nasal deprimida; orelhas com baixa implantação, entre outras. A probabilidade de um indivíduo ter a Síndrome de Down é de 1:600 nascidos vivos.

O que leva a ter um filho com Síndrome de Down?

A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. Podemos dizer que é um acidente genético.

Qual a Síndrome de Down mais grave?

Não existem graus da síndrome de Down. O que podemos notar é que apesar das semelhanças entre as crianças e todas as pessoas com síndrome de Down, elas também apresentam diferenças.

Como saber o tipo de Síndrome de Down?

Um exame ultra-sonográfico e quádruplo do marcador pode ajudar a identificar a síndrome de Down e outros defeitos no cérebro e na medula espinhal. Este teste é feito entre 15 e 20 semanas de gravidez. Se algum desses testes não for normal, você será considerado com alto risco de defeitos congênitos.

É possível ter Síndrome de Down e não ter características?

Alguns pacientes podem ter os traços típicos e outros não, pois as características físicas dependem muito da bagagem genética familiar, que é peculiar de cada indivíduo.

Como funciona o cérebro de uma pessoa com síndrome de Down?

De um modo geral, as crianças com síndrome de Down parecem ter um perfil particular de memória e habilidades de processamento de informações, incluindo capacidade reduzida de memória de trabalho, memória implícita intacta, mas memória de longo prazo reduzida para informações explícitas e processamento verbal mais pobre ...

Como se chama pessoa com síndrome de Down?

mongolóide; mongol

TERMOS CORRETOS: pessoa com síndrome de Down; criança com Down; uma criança Down. As palavras “mongol” e “mongolóide” refletem o preconceito racial da comunidade científica do século 19. Em 1959, os franceses descobriram que a síndrome de Down era um acidente genético.

Como chamamos quem tem síndrome de Down?

Diante disso o termo “portador” tanto para síndrome de Down quanto para outras deficiências caiu em desuso. O mais adequado é dizer que a pessoa tem deficiência.

Quais os 3 tipos diferentes de trissomia 21?

Há três tipos diferentes da trissomia do 21: trissomia 21 livre, trissomia 21 em translocação e trissomia 21 em mosaicismo.

Qual é a cor que simboliza a síndrome de Down?

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), o Congresso está iluminado nas cores azul e amarelo nesta terça-feira (21). A data, reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, envolve campanhas de conscientização sobre a síndrome e ações para reduzir preconceitos.

Quais são as alterações físicas mais comum na síndrome de Down?

Pessoas com síndrome de Down são mais suscetíveis a certos problemas de saúde, como malformações cardíacas e do trato gastrointestinal, problemas de visão e audição, além de chances maiores de desenvolverem diabetes e alterações da tireoide.

Qual o grau mais leve da Síndrome de Down?

Mas não, nem a trissomia tem graus, nem ninguém consegue antever como será a vida de qualquer criança. “Não existem graus da Síndrome de Down, como muitos leigos perguntam.

Como é o rosto de quem tem Síndrome de Down?

Os indivíduos com Síndrome de Down apresentam certos traços típicos, como: cabelo liso e fino, olhos com linha ascendente e dobras da pele nos cantos internos (semelhantes aos orientais), nariz pequeno e um pouco "achatado", rosto redondo, orelhas pequenas, baixa estatura, pescoço curto e grosso, flacidez muscular, ...

Porque pessoas com Síndrome de Down tem o rosto diferente?

Trata-se da causa genética mais comum de deficiência intelectual, presente em praticamente todas as pessoas com Síndrome de Down. Outras características comuns são mãos menores, rosto arredondado e olhos oblíquos. Estas características são influenciadas tanto por fatores genéticos quanto ambientais.

Qual a genética mais rara?

Algumas das doenças raras genéticas são3, 4:
  • Acromegalia: Aumento das mãos e pés e de tecidos moles.
  • Doença de Crohn: causa uma inflamação crônica no intestino.
  • Doença de Gaucher: causa alterações no fígado e no baço e enfraquecimento dos ossos.
  • Doença de Pompe: doença neuromuscular debilitante e progressiva.

O que é a síndrome de Alice no País das Maravilhas?

Na síndrome de Alice no País das Maravilhas, também conhecida como síndrome de Todd, a sensação de imagem do corpo, visão, audição, tato e espaço/tempo da pessoa estão distorcidos. Pessoas com a condição tipicamente observam objetos como se fossem menores do que a realidade e as pessoas parecem maiores do que são.

Qual a síndrome mais rara do Brasil?

A Alfamanosidose é uma doença metabólica rara, de origem genética, hereditária caracterizada pela ausência ou deficiência da enzima lisossômica alfa-manosidase, codificada pelo gene MAN2B1, que leva ao acúmulo progressivo de metabólitos não degradados nas células de todos os órgãos e tecidos.

Artigo anterior
Qual par de nervos atinge os dentes?
Artigo seguinte
Qual a verdura mais completa?