Porque ocorre a gutação?

Perguntado por: Carlota Carvalho  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente. Nesses casos, as células da raiz continuam secretando íons dentro do tecido condutor, denominado de xilema.

Por que ocorre a gutação?

A gutação ocorre, portanto, por causa dessa pressão da raiz que faz com que a água seja forçada para as folhas. Como a água que entra nas folhas é maior que a quantidade que está sendo transpirada, ela é eliminada. A saída da água acontece por estruturas especializadas chamadas de hidatódios.

Porque sai água da folha da planta?

"Esse processo de expelir o excesso de água pelas pontinhas das folhas se chama gutação, um fenômeno natural. Quando o solo está muito encharcado, saturado de água, fazendo o líquido acumulado em excesso dentro da planta acaba saindo pelas bordas da folha.

Para que ocorra o processo de gutação duas condições são necessárias?

A gutação ocorre quando a umidade relativa do ar está alta, o solo está bem irrigado e a taxa de transpiração está baixa.

Qual é a diferença entre gutação e transpiração?

A transpiração é o processo pelo qual as plantas perdem água para a atmosfera, na forma de vapor, através dos estômatos. Todavia, quando a transpiração diminui, algumas plantas também perdem seiva xilemática no estado líquido através dos hidatódios, em processo denominado gutação.

Gutação ou Sudação

19 questões relacionadas encontradas

Onde ocorre a gutação?

A gutação acontece apenas em algumas condições especiais, como alta umidade relativa, boa irrigação e baixas taxas de transpiração. Em dias quentes, quando a transpiração é alta, a água adquirida pela planta é perdida muito rapidamente, evitando, portanto, o processo de pressão positiva.

Quando ocorre a transpiração das plantas?

ESTIMA-SE QUE OS VEGETAIS PERDEM CERCA DE 99% DA ÁGUA ABSORVIDA PARA O MEIO NA FORMA DE VAPOR, OU SEJA, PELA TRANSPIRAÇÃO. A TRANSPIRAÇÃO OCORRE EM QUALQUER PARTE DA PLANTA QUE ESTEJA ACIMA DO SOLO. ENTRETANTO, A MAIOR PARTE DA TRANSPIRAÇÃO ACONTECE NAS FOLHAS.

Quais são os processos de perda de água pela planta?

A perda de água pela planta pode ocorrer na forma de vapor, isto é, por transpiração, ou na forma líquida, ou seja por gutação. Comparada à transpiração, a perda por gutação tem pequeno valor. A perda de água por evaporação, através das superfícies vegetais, constitui o processo denominado transpiração.

Como a transpiração está relacionada a absorção de água pelas plantas?

Transpiração em Vegetais

Nos vegetais vasculares, a transpiração está diretamente relacionada com a absorção de água e nutrientes pela raiz e com o fluxo dessas substâncias que são transportadas pelo xilema, vaso condutor de seiva inorgânica ou seiva bruta.

Quando o ambiente está mais úmido a taxa de transpiração e mais rápida?

Veja: Temperatura: O aumento da temperatura aumenta a taxa de transpiração; Umidade: A umidade causa uma diminuição da taxa de transpiração; Correntes de ar: O vento seco aumenta a taxa de transpiração.

Qual é a função da auxina?

A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.

Qual é o gás que é eliminado pela transpiração das plantas?

Além dos gases, a planta perde água, também pelos estômatos, através da transpiração. Representação gráfica do estômato na folha. Os estômatos abrem e fecham em resposta a sinais ambientais e fisiológicos. Assim, controlam a perda de água através da transpiração e a entrada e saída de oxigênio e gás carbônico.

Porque a árvore fica pingando água?

provenientes do acúmulo de espumas formadas pela. sucção de uma espécie de cigarrinha que se alimenta. da seiva das árvores.

Porque é que as plantas choram?

Quando estão com sede ou sofrem cortes em seus caules, as plantas emitem “gritos” agudos que não são perceptíveis aos ouvidos humanos. Um estudo realizado pela Universidade de Tel-Aviv, em Israel, revela que as plantas “choram” quando estão com sede ou machucadas.

Como saber se a planta está com excesso de água?

O crescimento das plantas pára subitamente, e as folhas ficam amarelas, depois castanhas, indicando ou rega excedentária ou rega deficitária. Examine as folhas: se estiverem estaladiças, é provável que esteja a regar em déficit; se estiverem moles ao toque, é provável que esteja a regar em excesso.

Quando a planta absorve água?

Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares. A maior parte da água vinda do solo, que entra no corpo da planta, penetra por pontos mais jovens da raiz, diretamente pela epiderme. Os pelos radiculares atuam nesse processo para aumentar a superfície de contato.

Como ocorre a transpiração da água?

A transpiração é a transformação de água líquida em vapor d'água e participa da umidade do ar. “A água sai das plantas pelas folhas, que possuem aberturas muito pequenas e liberam a água excedente, já que é nessa parte da planta que a água é direcionada para participar da fotossíntese.

Como funciona o processo da transpiração?

Composto por 99% de água e sais minerais, o suor é nosso sistema de arrefecimento. Graças ao suor que a temperatura do corpo é regulada. O processo é simples: ao identificar um aquecimento nosso hipotálamo, por meio do sistema nervoso simpático, avisa às glândulas sudoríparas que é hora de transpirar.

O que é por elas a planta respira transpira e absorve luz?

Mas, a explicação é simples: para que as plantas possam respirar, elas liberam dióxido de carbono (CO2) e absorvem o oxigênio em torno deles. Tudo isso é feito pelos estômatos, pequenos poros que podem ser encontrados nas folhas de todas as árvores, além de outras plantas vasculares.

Quais são os dois tipos de transpiração?

Dois tipos de transpiração

Existem dois tipos de glândulas sudoríparas no corpo - écrinas e apócrinas. Glândulas sudoríparas liberam suor através de nossos poros. As glândulas écrinas estão em todo o corpo e controlam a nossa temperatura corporal. O suor das glândulas écrinas é geralmente inodoro e incolor.

Como as raízes absorvem água?

A captação de água e de sais minerais, nas plantas, ocorre na sua maioria ao nível da epiderme da raiz, especialmente através dos pêlos radiculares. Estas estruturas são extensões de células epidérmicas que aumentam a área da superfície de contacto com o solo, e consequentemente a capacidade de absorção.

O que é responsável pela fixação da planta no solo e por absorver a água e sais minerais?

A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.

Qual a relação entre transpiração é fotossíntese?

Para realizar a fotossíntese, as plantas necessitam, muitas vezes, de uma área foliar ampla, o que também aumenta a superfície de transpiração.

Como a transpiração das plantas afeta o ar que respiramos?

O oxigênio é absorvido através dos estômatos e também é por meio deles que elas perdem água. Porém, isso não acontece na forma líquida, mas sim na de vapor. Existem estômatos espalhados por todo o corpo da planta. Ou seja, assim como a respiração, a transpiração vegetal também ocorre em toda a superfície.

Onde as plantas absorvem a água?

Várias espécies de plantas, principalmente algumas encontradas em ambientes com presença de neblina, absorvem água pela raiz e pelas folhas.

Artigo anterior
Quem foram os primeiros médicos do mundo?
Artigo seguinte
O que é biometria vascular?