O que é a teoria do portão da dor?

Perguntado por: Erica Laura de Andrade  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 5/5 (26 avaliações)

A teoria do portão deixa entender que processos psicológicos podem ter uma influência sobre a percepção da dor e a reação consecutiva, atuando no mecanismo espinhal do portão. Dois mecanismos podem explicar a irradiação dolorosa: Propagação da dor em regiões adjacentes do corpo.

O que é a teoria da comporta da dor?

Pela teoria das comportas, estes interneurônios dependem da competição entre o estímulo nocivo e o proprioceptivo. Como a velocidade do estímulo proprioceptivo é maior, sua chegada no corno posterior irá ativar os interneu- rônios e facilitará a liberação de substâncias opioides e da GABA3,4.

Como ocorre o mecanismo do portão da dor?

Em caso de dores agudas e imediatas, as fibras Aβ são acionadas, enquanto as dores mais duradoras e que incapacitam, ativam as fibras C. Tanyx foi criado com os estímulos elétricos na frequência exata da dor e age diretamente sobre as fibras Aβ, interrompendo assim o envio de estímulos e fechando o portão da dor.

O que é a teoria do controle portão Nociceptivo?

O portão regula o influxo de impulsos nociceptivos, mesmo antes de se criar uma percepção à dor. A variação na passagem dos potenciais de ação (nociceptivas) que o portão produz é determinada pela atividade das fibras grossas (A-alfa e A-beta) e finas (A-delta e C), e também por influências cognitivas.

O que significa modulação da dor?

A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.

Teoria do Portão de Controle da Dor | Sensação e Percepção #17

29 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de escala de dor?

CLASSIFICAÇÃO DA DOR:
  • Zero (0) = Ausência de Dor.
  • Um a Três (1 a 3) = Dor de fraca intensidade.
  • Quatro a Seis (4 a 6) = Dor de intensidade moderada.
  • Sete a Nove (7 a 9) = Dor de forte intensidade.
  • Dez (10) = Dor de intensidade insuportável.

Como ocorre o sistema de modulação da dor através do sistema das comportas?

Surgindo aí a teoria de “comportas da dor”. Os estudiosos definiram que emoções positivas modulam a dor, diminuído a mesma, enquanto as emoções negativas exacerbam a dor. Esta modulação ocorrida pelas emoções se dá principalmente pela liberação de opióides endógenos, que são fármacos produzidos pelo próprio organismo.

Qual a diferença entre dor e nocicepção?

A dor pode também ser classificada segundo determinação temporal em dor aguda ou crônica. O componente fisiológico da dor é chamado nocicepção, que consiste dos processos de transdução, transmissão e modulação de sinais neurais gerados em resposta a um estímulo nocivo externo.

O que é o Portal da dor?

Um sistema especializado de fibras grossas de condução rápida ativa processos seletivos cognitivos, os quais influenciam por meio de fibras descendentes, as propriedades moduladoras do mecanismo de controle espinhal.

O que são as vias descendentes inibitórias da dor?

Ação nas vias descendentes inibitórias da dor produz analgesia. Inibição de neurônios GABAérgicos, que inibem a via descendente da dor. transmissão nociceptiva na região dorsal da medula.

Como o processo da dor acontece no corpo?

Ocorre quando um estímulo externo, por exemplo, tocar numa frigideira quente, aciona as células nervosas receptoras que enviam mensagens ao longo da medula espinhal até ao seu cérebro. Estes receptores são capazes de sentir calor, frio, luz, toque, pressão e dor.

Como acontece a supressão da dor?

Mecanismos de modulação da dor Apesar das evidências sobre a existência de meca- nismos supressores, desde o início deste século, foi com a apresentação da teoria de comporta por MELZACK & WALL, em 1965, segundo a qual a supressão da dor decorreria da inibição pré-sináptica na medula espinal, resultante da colisão ...

Qual é a fisiologia da dor?

Fisiologia da dor

Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.

Quais os tipos de TENS descreva cada?

Dois tipos de TENS são usados clinicamente, TENS de baixa frequência (frequência de estimulação < 10 Hz) e TENS de alta frequência (frequência > 50 Hz) (AINSWORTH et al., 2006; SLUKA et al., 2006).

Quais são os mecanismo de ação da utilização da terapia manual no manejo da dor?

Mecanismos Centrais - Em diversos estudos, provou-se que a Terapia Manual conduz a uma diminuição da ativação do corno dorsal da medula espinhal, conduzindo a hipoalgesia, "descarga" aferente, modulação da atividade do motoneurónio e mudanças na atividade muscular.

Para que serve a corrente interferencial?

A terapia com corrente interferencial é simples, não invasiva e muito utilizada por fisioterapeutas para tratar diferentes enfermidades que produzem dor(6). Ela é comumente utilizada como forma de estimulação elétrica, cujo principal uso clínico é o alívio da dor(7).

Quais são os componentes da dor?

A International Association for the Study of Pain (IASP), define dor como experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada a dano tecidual real ou potencial, apresentando dois componentes: percepção dolorosa e a reatividade emocional a dor (IASP, 1986).

Como desligar a dor do corpo?

Os estudos científicos mostram que estas terapias alternativas têm sido eficazes no alívio da dor de cabeça e a fibromialgia.
  1. 1 - Atenção plena. ...
  2. 2 - A respiração profunda. ...
  3. 3 - Meditação e visualização. ...
  4. 4 - Concentração e positividade. ...
  5. 5 - Gerar a resposta de relaxamento.

Quais os aspectos motivacionais da dor?

Aspectos motivacionais da Dor

Os estímulos sensoriais da dor estão ligados a com- portamentos defensivos. Já se sabe que, anatomicamente, existe superposição de substratos neurais que estão liga- dos ao comportamento dor/medo no teto mesencefálico (BASBAUM et al., 2002).

O que é a nocicepção?

Nocicepção Nocicepção é o sentido que permite que você sinta dor.. no ser humano impregnado de sensações dos sistemas sensoriais: somático (propriocepção, tacto, nocicepção , pressão e temperatura), vestibular, visual, auditivo e gustativo..

Como ocorre o processo de nocicepção?

A nocicepção é o fenômeno pelo qual ocorre a codificação e o processamento dos estímulos ambientais físicos e químicos ou patológicos que resultam na dor, através de uma cascata complexa de eventos da periferia até as estruturas superiores do sistema nervoso central.

Quais as etapas da nocicepção?

Desde o domínio científico popular da teoria das comportas (simples namorinho ciumento de portão), aprendemos e aceitamos que o “processamento da dor” é divido em 4 etapas integradas: Transdução, Transmissão, Modulação e Percepção.

Como as técnicas de fisioterapia podem estimular a ação dos neurônios inibitórios da dor?

Dentro dos principais objetivos, a modulação inibitória da dor irá ocorrer com a redução dos estímulos periféricos e centrais que sensibilizam o sistema nervoso5. ... Além disso, os efeitos das técnicas serão discutidos nos sistemas motor, simpático e hormonal, por meio de efeitos psicofisiológicos e placebo.

Qual o tipo de receptor que detecta dor no nosso organismo?

Nociceptor é um receptor sensorial que envia sinal causando a percepção da dor em resposta a um estímulo que possui potencial de dano. Nociceptores são terminações nervosas responsáveis pela nocicepção.

Quais os tipos de escalas multidimensionais?

Sensoriais, afetivas, temporais, miscelânea, distribuição espacial, intensidade.

Artigo anterior
Qual a teoria mais aceita de Lamarck?
Artigo seguinte
É possível morrer tomando Rivotril?