Quantos km pode passar o óleo Moto?

Perguntado por: Érica Teixeira  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

O manual do usuário da sua moto fornecerá os intervalos de manutenção recomendados, mas como regra geral: O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.

Quantos km pode passar com óleo vencido?

Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.

Quantos km posso rodar com o óleo da Honda?

Troca de óleo com regularidade

A primeira troca de óleo deve ser realizada aos 1.000 km, e isso vale para todas as motos. Já as demais trocas são feitas conforme indicado no Manual do Proprietário de cada modelo.

O que acontece se não trocar o óleo do motor?

Permitir a presença de óleo vencido no motor gera desgaste prematuro dos seus componentes. Além disso, os problemas tornam-se maiores na medida em que a troca é adiada. Ao ignorar a manutenção preventiva, uma das consequências pode ser a fundição do motor. Aí, a dor de cabeça será das grandes.

Quantos km troco o óleo da moto 150?

Troque o óleo de sua biz 125, fazer 250, titan 150, cg 150 e outras pelo melhor preço. Ao falar de troca de óleo para motos quantos km, tem um número que vem em mente: 1000 km. Isso é um padrão, que todo mundo conhece e segue, de sempre fazer a troca de óleo da sua moto a cada 1000 km rodados.

Quanto tempo dura um motor de moto?? #02

36 questões relacionadas encontradas

Como saber se o óleo da moto está bom?

Se o nível de óleo estiver bom, você também deve aproveitar para avaliar a condição do óleo. Ele deve estar verde ou amarelo, brilhante e translúcido. Mas se estiver preto ou escuro, é porque o óleo foi queimado e contaminado, o que significa que é preciso trocar imediatamente o óleo do motor.

Quantos km trocar o óleo da Biz 125?

Informamos que conforme manual do proprietário (pág. 38 - Tabela de Manutenção) o óleo deve ser verificado a cada 1.000km e se necessário completar. Ressaltamos que a troca do óleo ocorre em todas revisões (1.000km, 6.000km, 12.000km...) ou por tempo (o que vier primeiro).

O que faz fundir o motor da moto?

O que acontece quando funde o motor de carro? A expressão “motor fundido” significa que o motor está travado e, consequentemente, não funciona mais. Quando você der a partida com ele nesta situação, ouvirá apenas ruídos das peças metálicas se chocando ou o barulho estridente do motor de arranque.

Quantos meses e trocado o óleo da moto?

Após sair da embalagem, ele dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. Trocar o óleo toda semana ou a cada 1.000 km, além de jogar dinheiro fora e fazer mal para a moto, gera resíduos desnecessários para o meio ambiente.

Pode trocar o óleo da moto antes?

1: Não trocar ou atrasar a troca

Quando o óleo está velho, ele perde a eficiência, pois vai sendo misturado com o combustível e não lubrifica corretamente. Dessa maneira, você estará prejudicando o motor e não economizando, como a maioria das pessoas pensam.

Faz quantos quilômetros com 1 l de óleo?

Quanto ele pode baixar na vareta? Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros.

Pode colocar óleo 10W30 na moto?

Óleo semissintético de alto desempenho indicado para todos os tipos de motocicleta. Atua no motor, transmissão e embreagem, proporciona excelente proteção e combate o desgaste do motor.

Quantos km troco o óleo da moto 160?

Os modelos mais novos da Honda Fan 160 indicam, no manual da fabricante, uma primeira substituição com 1.000 km e a partir da segunda a cada 6.000 km.

Pode passar da quilometragem?

As marcas costumam dar uma tolerância de 1.000 a no máximo 2 mil quilômetros a mais do recomendado para revisão de carros. Vale lembrar que, não é recomendável deixar passar muito do indicado pela fabricante. Próximo de 500 KM a mais, já é importante procurar pela concessionária ou mecânico.

Pode andar com óleo no mínimo?

Andar com o carro com nível de óleo baixo fará que a lubrificação de componentes do motor fique comprometida, uma vez que o pescador de óleo não conseguirá captar o óleo do cárter de maneira satisfatória. Desta forma, o propulsor terá muita espuma e baixa pressão de óleo, o que compromete o fluxo.

O que é fundir o motor?

Quando falamos em motor fundido, queremos dizer que alguns componentes do motor atingiram a sua temperatura de fusão. Ou seja, os problemas citados anteriormente levam o motor a superaquecer além do limite, comprometendo de maneira definitiva alguns itens como pistão, anéis, retentores e válvulas. Mas não apenas.

Pode trocar o óleo da moto com o motor quente?

1 – Motor quente

Troque o lubrificante com o motor quente. “É sempre melhor quando o cliente chega com a moto quente, assim o óleo flui melhor. Quando está frio, ele fica mais viscoso, e demora mais”, diz o mecânico, que completa garantindo que soltar o parafuso do dreno com o motor quente não é problema.

Quantos km roda o óleo 10W30 da Honda?

VIDA ÚTIL DO ÓLEO DE 10.000KM OU 1 ANO. Descrição: Kit com 4 litros de óleo de motor 10W30 API SP mineral ideal para veículos Honda de 2002 a 2012 mediante a uma prévia avaliação pelo seu mecânico de confiança.

Como é o barulho do motor fundido?

Chiado ou qualquer outro barulho anormal que venha do motor, pode indicar problemas como a falta de lubrificação, pistões batendo ou peças soltas.

O que estraga o motor de uma moto?

Trocar a marcha na hora errada traz muitos riscos para o motor da motocicleta, seja em rotação alta (quando se “estica” demais a marcha) quanto em rotações baixas (quando avança a marcha antes do que é necessário). Em ambos os casos, isso pode acontecer por conta dos vícios de direção ou pela inexperiência do piloto.

Como evitar fundir o motor da moto?

- Monitore o nível e a validade do óleo.

A cada dez ou quinze dias, verifique com a vareta o nível do óleo do motor (sempre com o carro frio!). Caso haja alguma diminuição, complete. Além disso, mantenha em ordem a rotina de troca do óleo, respeitando os intervalos de quilometragem recomendados pelos fabricantes.

Quanto custa a troca de óleo?

Na média, no entanto, o serviço custa de 100 a 500 reais. O valor também varia muito de acordo com o local onde é feita a troca, se numa concessionária, oficina especializada ou num posto de combustível.

Quanto custa para trocar o óleo da moto?

O custo médio de um litro de óleo de motor é de 25-30 reais, e sua substituição custa entre 40-90 reais.

O que se troca na troca de óleo?

Troca de óleo dentro das especificações
  • Troca o óleo e o filtro também. Aproveite que vai dar os parabéns para o trocador de óleo fazendo ele trabalhar… e efetue a substituição do filtro. ...
  • Pastilhas do freio. ...
  • Óleo do freio. ...
  • Filtro de ar (elemento) na troca de óleo. ...
  • Palhetas do limpador. ...
  • Pneus.

Artigo anterior
Para que serve o triptofano com magnésio?
Artigo seguinte
Como fazer o cadastro do Cartão Magazine Luiza?