Qual a diferença entre clínquer e cimento?
Perguntado por: André Fernandes de Neto | Última atualização: 15. Mai 2025Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)
Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos. O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.
Qual a função do clínquer no cimento?
Principal componente do cimento, o clínquer tem papel vital nas obras de engenharia. Para a criação do cimento composto, ele é misturado a gesso e outros materiais, resultando em um cimento utilizado para diferentes fins.
Qual a composição química do clínquer?
O material utilizado para a fabricação deve conter em sua composição química os principais óxidos componentes do clínquer, CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3. O calcário e a argila são as matérias-primas mais comuns como fontes dos três primeiros, sendo o minério de ferro a principal fonte de Fe2O3.
O que é fator clínquer?
O clínquer é o principal componente presente na composição do cimento. Esse nome pode não soar familiar, mas saiba que ele está presente em prédios, casas, calçadas, estádios e, basicamente, quaisquer obras de construção civil.
Qual a função do gesso na produção de cimento?
O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).
Formação do Clínquer pro Cimento
O que é melhor gesso ou cimento?
Para paredes externas, muros, áreas de cozinha, de serviço ou banheiro, o reboco é o material mais indicado, pela maior resistência a umidade. Já o gesso é indicado para sancas, pequenos acabamentos, paredes internas de apartamento (que são menos propício a ação da água) e para isolamento acústico!
Tem sílica no cimento?
A silicose, doença causada por partículas de sílica presentes no pó de cimento, é capaz de levar à morte em longo prazo. Esta enfermidade provoca distúrbios no pulmão e pode atingir, principalmente, trabalhadores da construção civil.
Qual são os materiais básicos do cimento que dão origem ao clínquer?
O cimento é feito de material clínquer, uma mistura de calcário, argila e componentes químicos. Além disso, pode receber a adição de outros materiais, como o gesso que aumenta o tempo de pega, ou a argila pozolânica, que confere maior impermeabilidade ao concreto.
O que é clínquer na construção civil?
Produto da calcinação da argila e do calcário em forno – a temperaturas em torno de 1.450ºC –, o clínquer é o constituinte majoritário do cimento (o seu principal ingrediente), conforme explica a gerente de pesquisa e desenvolvimento da diretoria técnica da Votorantim Cimentos, geóloga Silvia Vieira.
Por que a gipsita é adicionada ao clínquer de cimento?
Na indústria cimenteira, a gipsita é adicionada ao clínquer durante a moagem, na proporção de 2 a 5%, para retardar o tempo de pega do cimento.
Como se forma o clínquer?
Clinquer é o produto artificial obtido pela calcinação a elevada temperatura (1400-1500°C) de uma mistura de calcário, e argila devidamente dosados e moídos. O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.
O que é clínquer do cimento Portland?
O clínquer de cimento Portland é o material sinterizado e peletizado, resultante da calcinação de uma mistura adequada de calcário e argila e, eventualmente, de componentes corretivos.
Qual é a composição do cimento?
O cimento é formado pela reação térmica da mistura de dois componentes básicos: calcário (carbonato de cálcio) e argila (silicatos de alumínio e ferro). É a partir destas matérias-primas que são extraídos os óxidos necessários para sua hidratação.
Qual é a função do cimento?
O cimento serve como base para criar uma massa que terá a função de unir outras matérias-primas, ajudando a formar a estrutura de uma obra. Dentre as suas principais finalidades, podemos destacar a composição de reboco, de argamassa ou concreto.
Qual a matéria-prima do cimento Portland?
Este trabalho tem como finalidade apresentar o processo produtivo do cimento portland, descrevendo suas etapas. O cimento é fabricado com 75-80% de calcário e 20-25% de argila. Quando extraídos da mina, o calcário e a argila são encaminhados para a etapa de pré- homogeneização.
O que é SO3 no cimento?
Porém, há outros componentes, tais como: óxido de magnésio (MgO), óxido de sódio (Na2O), óxido de potássio (K2O) e uma pequena porcentagem de Anidrido Sulfúrico (SO3), que é responsável pelo atraso no tempo de pega do cimento.
Qual é a matéria-prima do calcário?
Em linhas gerais, o calcário, termo derivado do latim “calcarius”, é uma rocha sedimentar carbonática composta principalmente pelos minerais carbonato de cálcio (calcita) e/ou dolomita. É uma matéria-prima rica e que pode ser utilizada em diversas aplicações.
Qual a densidade do clínquer?
Dureza (Mohs) aproximadamente 2,0 a 2,5 e densidade de 2,60-2,63.
O que é pozolana no cimento?
A pozolana é definida como um material fino, rico em sílica ou sílica-alumina amorfa, que tem o poder reativo capaz de reagir com óxido ou hidróxido de cálcio e formar composto com propriedades cimentantes.
Quais os 5 tipos de cimento?
- Cimento Portland Comum (CP I) ...
- Cimento Portland Composto (CP II) ...
- Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
- Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
- Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
- Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
- Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
O que é que é feito o cimento?
Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.
Qual o cimento mais resistente?
Cimento Portland de Alto Forno (CP III)
Esse tipo de cimento é produzido com maior porcentagem de escória. Dessa forma, se torna mais resistente à expansão e tem maior durabilidade. Logo, é ideal para obras de concreto-massa, como barragens, peças de grandes dimensões, pilares de pontes, obras submersas, entre outras.
O que a sílica pode causar?
A exposição à sílica também pode aumentar o risco de doenças autoimunes, esclerose sistêmica, artrite reumatoide, lúpus, complicações na derme, anemia hemolítica, além de vários tipos de câncer, tais como de pulmão, estômago, fígado, esôfago, pâncreas, intestino, ósseo, faríngeo, pele, cérebro e rim (INCA, 2012).
O que substitui sílica?
O cloreto de cálcio é o composto utilizado pelos produtos HUMYDRY, que são uma vasta gama de produtos anti-humidade com soluções para todos os espaços da casa.
O que a poeira do cimento pode causar?
Cimento: Inalação de poeiras
Segundo pesquisas, estima-se que o período entre dez a 20 anos de exposição a essas poeiras são suficientes para o desenvolvimento de doenças pulmonares. Essas doenças são resultantes da acumulação, por inalação, de partículas sólidas nos pulmões.
Como calcular o valor original de um produto com desconto?
Quantos dias para receber a CNH DF?