Quantos IPTU atrasado pode ser leiloado?

Perguntado por: Sérgio Eduardo Lopes Assunção  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)

Quantos anos posso ficar sem pagar o IPTU? O atraso no pagamento do IPTU por mais de 5 anos pode levar à prescrição da dívida.

Quanto tempo de IPTU atrasado pode perder o imóvel?

Já na alienação fiduciária, após o período máximo de atraso do pagamento previsto em contrato (em geral, são 3 meses), o imóvel passa de forma automática para a instituição financeira. Depois, será iniciado o processo de leilão, que ocorre entre 5 a 10 meses, ou seja, um prazo muito curto para você perder seu imóvel.

O que acontece se não pagar IPTU por 3 anos?

A prefeitura também pode cobrar judicialmente o valor devido de IPTU, acrescido de juros e multa. Se não houver pagamento, o imóvel será cadastrado em dívida ativa municipal e, em último caso, leiloado ou penhorado para pagamento da dívida.

Quantos anos de IPTU a prefeitura pode cobrar?

A dívida ativa só prescreve se for tributária, como IPTU, IPVA e Imposto de Renda. A Fazenda Pública pode cobrar uma dívida tributária por até cinco anos. Depois disso, a dívida ativa prescreve e não pode haver cobrança judicial.

Quando a dívida de IPTU prescreve?

A prescrição no caso do IPTU ocorre depois de 05 anos contados da notificação do lançamento, no caso, do dia em que recebemos o carnê do IPTU, caso você não tenha esse controle utilize o dia do primeiro vencimento como parâmetro até o despacho do juiz que ordena a citação.

DÍVIDA DE IPTU COM MAIS DE CINCO ANOS O QUE PODE ACONTECER? PERCO A MINHA CASA?

29 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu ficar 5 anos sem pagar IPTU?

Não pagar o IPTU pode implicar em inscrição na dívida ativa do município, restrição do CPF e causar a penhora do imóvel.

O que acontece se o IPTU está muito tempo em atraso?

O que acontece quando o IPTU está na dívida ativa? A presença de uma dívida ativa, devido ao não pagamento do IPTU, pode acarretar inclusão do devedor no CADIN (Cadastro Informativo Municipal), o que impede ou dificulta a obtenção de empréstimos, ou financiamentos, além de implicar em uma ação judicial de cobrança.

Pode cobrar IPTU com mais de 5 anos?

Em se tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prazo prescricional é de cinco anos, contados da data da constituição definitiva do crédito, qual seja, o primeiro dia do exercício fiscal. Decorrido esse prazo, sem que tenha sido citada a parte devedora, impõe-se o reconhecimento da prescrição.

O que acontece quando o IPTU vai para protesto?

Caso o proprietário seja notificado pela prefeitura e mesmo assim não pague o IPTU, o imóvel entra em dívida ativa municipal e pode ser levado a leilão para quitar o débito. Em alguns casos, o imóvel pode ser até mesmo penhorado e leiloado em praça pública para pagar a dívida.

O que precisa para pedir prescrição de IPTU?

Solicitar prescrição de débitos de IPTU/TLP - Pessoa Jurídica
  1. pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal;
  2. pelo protesto judicial;
  3. por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor;
  4. por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do débito pelo devedor.

Quem paga IPTU vira dono do imóvel?

A Lei autoriza, assim, que o município cobre o IPTU tanto do dono (proprietário) quanto de quem usa o bem há longo tempo (possuidor). Desse modo, podemos afirmar com certeza que apesar de a regra ser o dono pagar o IPTU, não necessariamente o titular no cadastro municipal do IPTU é o dono do imóvel.

Quando o dono do imóvel morre quem paga o IPTU?

Dívida de IPTU até a data do falecimento é de responsabilidade do espólio/inventário, após o falecimento, deverá ser descontado do quinhão do herdeiro que está usufruindo a casa/apartamento. Tem dúvidas sobre inventário?

O que acontece quando o IPTU é ajuizado?

Quando isso acontece, o CPF ou CNPJ da pessoa que está inadimplente é registrado pelo órgão do governo em uma espécie de cadastro devedor. E mais: podem ser aplicados juros e multas ao valor devido e, em último caso, quem deve o IPTU corre o risco de perder sua casa.

Quando um imóvel não pode ir a leilão?

Imóvel não pode ser levado a leilão sem a intimação do devedor.

Quando a prefeitura pode tomar um terreno?

Quando o município considera de utilidade pública ou interesse social o imóvel de um particular, ele poderá subtrair a propriedade para utilizá-lo em benefício da coletividade através de uma Ação de Desapropriação.

Tem como recuperar um imóvel que foi a um leilão?

Ou seja: o imóvel leiloado pode retornar pra você. Para o banco poder executar a dívida e leiloar o imóvel, a lei exige que o mutuário seja intimado pessoalmente tanto para pagar a dívida quanto da data do leilão.

Quanto tempo IPTU vai para protesto?

+ Seu nome pode estar sujo por protesto.

“O protesto é solicitado em cartório pelo credor e o devedor tem até três dias úteis para quitar o débito. Caso contrário, o nome da pessoa física ou jurídica ficará com restrições e o protesto não deixa de existir após cinco anos.

Pode penhorar bem de família por dívida de IPTU?

Portanto, o bem de família pode ser penhorado nos seguintes casos: 1) dívida de financiamento para construir ou comprar o imóvel; 2) devedor de pensão alimentícia; 3) dívida de IPTU ou taxas e contribuições de condomínio; 4) o imóvel ter sido hipotecado; 5) o imóvel ter sido comprado com dinheiro decorrente de crimes ...

Quem não pagar IPTU perde a casa?

Se você esta em débito com seu IPTU, para não correr o risco de perder seu imóvel, recomenda-se que procure a prefeitura do seu município e tente a realização de um acordo para pagamento.

O que acontece quando o IPTU vai para execução?

Uma vez que o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é uma quantia de ordem tributária, cobrada pelo Poder Público, o não pagamento da mesma pode colocar a pessoa na Dívida Ativa do município, tornando a dívida elegível à execução fiscal.

Quantos IPTU atrasado?

No pagamento de prestação com atraso incide multa de 0,33% ao dia até o limite de 20%. A partir do mês seguinte ao do vencimento, serão cobrados ainda atualização monetária e juros de mora de 1% ao mês, estes incidentes sobre o valor total do débito, incluindo multa e atualização monetária.

Pode fazer usucapião com IPTU atrasado?

O atraso no pagamento de IPTU não impede a ação de usucapião.

Qual a idade que o idoso fica isento de pagar IPTU?

O direito é garantido pela Lei Distrital 5638/2016, que modificou o inciso VII do artigo 5º da Lei Distrital 4727/2011, isentando do IPTU, até 31 de dezembro de 2019, “o imóvel com até 120 metros quadrados de área construída cujo titular, maior de 60 anos, seja aposentado ou pensionista, receba até 2 salários mínimos ...

Quanto tempo a prefeitura pode cobrar uma dívida?

Salientou que, segundo precedente do Superior Tribunal de Justiça, em dívidas de natureza não-tributária, aplicam-se as regras do Código Civil , respeitada a regra de transição do Novo Código. Portanto, o prazo prescricional seria de 20 anos.

Artigo anterior
Qual a diferença entre seguro fiança e seguro garantia?
Artigo seguinte
Qual a psoríase mais grave?