Qual prazo para recurso administrativo?
Perguntado por: Enzo Gil Oliveira Rodrigues Moreira | Última atualização: 30. April 2022Pontuação: 4.8/5 (68 avaliações)
Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
Como é contado o prazo no processo administrativo?
9.784, de 29.1.1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, dispõe que os prazos processuais administrativos são contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento (art. 66, § 2º).
Como recorrer de uma decisão administrativa?
Recurso Administrativo e Revisão
Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito. O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.
Quais são os prazos no processo administrativo disciplinar?
Cada processo administrativo conta com prazos específicos. No caso do processo administrativo disciplinar, por exemplo, a Lei nº 8.112/90 estabelece, em seu art. 152, o prazo de 60 dias para a sua conclusão, que devem ser contados a partir da data de publicação do ato que constituir a comissão.
O que é recurso administrativa?
O que é um Recurso Administrativo? O Recurso Administrativo é um mecanismo para contestar decisões administrativas, após a primeira rodada de resultados. Os motivos podem ser descontentamento e/ou discordância de uma decisão proferida por alguma entidade/órgão da Administração Pública.
QUANTO TEMPO O INSS DEMORA PARA ANALISAR UM RECURSO ADMINISTRATIVO?
Quais são os tipos de recursos administrativos?
- Recurso Ordinário.
- Embargos de Declaração.
- Pedido de Uniformização da Jurisprudência.
- Reclamação ao Conselho Pleno.
- Recurso Administrativo em Licitações.
Quem julga o recurso administrativo?
Recursos administrativos. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito. ... O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.
Qual o prazo de duração do PAD?
O prazo legal para conclusão de um PAD, definido no Estatuto do Servidor Público Federal, é de até 60 dias, prazo que pode ser prorrogável por igual período, caso haja justificativa. Assim, quando as circunstâncias exigirem, a critério da autoridade que instaurou o PAD, o PAD poderá ser prorrogado.
Qual o tempo máximo que pode durar o PAD?
Na verdade, o Estatuto do Servidor Público Federal prevê o limite de até 60 dias, mas pode ser prorrogado por igual período, desde que tenha justificativa. É nesse momento que o prazo-limite pode chegar a até 120 dias. Mas a realidade é bastante diferente.
Qual o prazo para defesa no PAD?
Qual o prazo para entrega da defesa escrita do indiciado? Na regra geral, nos termos dos parágrafos 1º e 2º do artigo 161 da Lei nº 8.112/1990, havendo apenas um acusado, o prazo de defesa é de 10 (dez) dias contados da data da citação.
Como fazer uma defesa escrita processo administrativo?
Na hora de fazer a sua defesa no PAD, faça sempre um resumo com tudo o que aconteceu durante o processo. Esse resumo vai te ajudar a repassar por todos os fatos do PAD e abordar possíveis irregularidades.
O que é uma reclamação administrativa?
a) Reclamação administrativa: ato pelo qual se busca, perante a Administração Pública, reconhecer um direito ou corrigir um erro que cause lesão ou ameaça de lesão. b) Recurso administrativo: meio utilizado pelos administrados (sujeitos passivos) para provocar a revisão de decisão administrativa desfavorável.
É possível uma revisão do processo administrativo disciplinar?
SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR – REVISÃO
O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.
Como são contados os prazos para resposta dos órgãos e entidades de acordo com a LAI?
Como são contados os prazos para resposta dos órgãos e entidades, de acordo com a LAI? Os prazos de resposta começam a contar no dia seguinte ao registro da solicitação realizada no sistema, segundo a Lei do Processo Administrativo – Lei 9.784/99.
Como contar prazo administrativo Municipal?
A contagem de prazos de processos administrativos no âmbito da Administração Pública Municipal será contabilizada agora somente em dias úteis. Foi sancionada na última sexta-feira (10), a Lei Complementar n. 352/2019, de autoria dos Vereadores Otávio Trad e Enfermeiro Fritz. A norma estabelece no Art.
O que anula um pad?
O que pode anular o PAD? De início, é preciso analisar se houve respeito ao direito de ampla defesa do servidor que está respondendo pelo procedimento disciplinar. Porém, caso não sejam respeitadas as formalidades ou o exercício do direito de defesa, o procedimento corre o risco de ser anulado.
Quem responde Pad pode ser exonerado?
O artigo 172 da Lei 8.112/1990 estabelece que o servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.
O que acontece depois do PAD?
Após ser demitido no PAD, na maioria das situações, você deve iniciar uma ação judicial para tentar reverter a demissão nesse Processo Administrativo Disciplinar. Mas não é um procedimento muito simples.
Qual o prazo máximo para a conclusão em um PAD que tramita com suspensão preventiva?
Encerrada a fase de instituição da comissão processante, a Lei 8.112/1990 determina que o prazo para a conclusão do PAD não pode exceder 60 dias, admitida a sua prorrogação por igual período, quando as circunstâncias o exigirem.
Para qual autoridade o recurso administrativo será dirigido?
1. O Recurso Administrativo será dirigido à autoridade que emitiu a decisão, a qual poderá exercer juízo de reconsideração no prazo de 5 dias. Caso não haja reconsideração o recurso será encaminhado para a autoridade superior; 2.
Quem julga processo administrativo municipal?
O julgamento do processo administrativo disciplinar compete ao Presidente da República, ao Presidente do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados, ao Presidente de Tribunal integrante do Poder Judiciário da União ou ao Procurador-Geral da República, quando proposta a imposição de penalidades de demissão, cassação de ...
Quem possui legitimidade para o processo administrativo?
No processo administrativo são legitimados como interessados no processo administrativo: a) pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; b) aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ...
Quais são os diversos tipos de recursos que temos em uma empresa?
Na atividade diária de uma empresa, destacam-se vários tipos de recursos. Os recursos materiais são todos os bens tangíveis que permitem oferecer os produtos ou serviços em questão. Entre estes, encontram-se as matérias-primas, as instalações, as maquinarias e o terreno.
O que é recurso administrativo com efeito suspensivo?
Os efeitos em que o recurso administrativo é recebido
O efeito suspensivo, como o próprio nome diz, suspende os efeitos do ato até a decisão do recurso; ele só existe quando a lei o preveja expressamente. Por outras palavras, no silêncio da lei, o recurso tem apenas efeito devolutivo”[6]. O artigo 61 da Lei n.
Qual é o conceito e alcance dos recursos administrativos?
O recurso administrativo visa a provocar o reexame de uma deci- são da Administração, pretendendo, o interessado, e m geral, alteração de medida anterior.
Quem tem gastrite e refluxo pode comer morango?
Qual é o peixe mais bonito do Brasil?