Quantos elétrons o hidrogênio precisa para estabilizar?

Perguntado por: Marco Guerreiro Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

O Oxigênio necessita de dois elétrons para ficar estável e o Hidrogênio, de dois elétrons.

Como o hidrogênio se estabiliza?

A estabilidade do átomo de Hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência. É um elemento químico que não se encaixa na classificação dos metais, ametais e gases nobres. Para estabilizar-se, realiza ligações iônicas ou covalentes.

Quantos elétrons para estabilizar?

2. Para se tornarem estáveis precisam contar com 8 elétrons, o que fazem então? Compartilham dois elétrons (indicado na junção dos dois anéis), formando uma molécula de gás Oxigênio (O2).

Quantos elétrons o hidrogênio precisa para ficar estável?

O hidrogênio tem 1 é e precisa de mais 1é para se estabilizar. Sobram ainda dois pares de elétrons sobre o átomo de oxigênio. A ligação covalente pode ser representada de várias formas.

Quantos Protons elétrons e nêutrons tem o hidrogênio?

Características do Hidrogênio atômico

Apresenta apenas um nível eletrônico; Possui um único próton em seu núcleo; Possui apenas um elétron em seu nível eletrônico; O número de nêutrons depende do isótopo: prótio (0 nêutrons), deutério (1 nêutron) e trítio (2 nêutrons);

Hidrogênio - Brasil Escola

30 questões relacionadas encontradas

Quantos elétrons o hidrogênio têm na camada de valência?

Como exemplo das ligações ocorridas em razão dos átomos presentes na camada de valência, estão o Oxigênio, que possui 6 elétrons na última camada e o Hidrogênio, que possui 1 elétron na ultima camada.

Porque o Hidrogênio precisa de 2 elétrons para estabilizar?

Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade. É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência.

Quantos elétrons o nitrogênio precisa para ficar estável?

O nitrogênio, por outro lado, possui apenas cinco elétrons em sua camada de valência, necessitando, assim, de mais três elétrons para completar o octeto.

Porque os elementos do Grupo 12 13 14 15 16 17 tendem a obedecer à regra do octeto?

Isso acontece porque eles têm como característica a estabilidade eletrônica. Quase todos eles têm oito elétrons na camada de valência, obedecendo à regra do octeto, com exceção do gás hélio, que possui apenas dois elétrons.

Quantos elétrons o alumínio se estabiliza?

O alumínio ficou estável com apenas seis elétrons na camada de valência.

Porque o Boro se estabiliza com 6 elétrons?

Já no segundo caso, no trifluoreto de boro, o boro adquire estabilidade compartilhando seus três elétrons de valência com três átomos de flúor, assim ele fica estável com apenas 6 elétrons na camada de valência. Em ambos os casos os átomos do flúor ficam com o octeto completo, mas o elemento central não.

Quantos elétrons o xenônio precisa para que atinja a sua estabilidade?

V- O xenônio (Xe), por ser da família VIIIA, possui oito elétrons na camada de valência, ou seja, já é estável. Ao se ligar com seis átomos de flúor, elemento que necessita de compartilhar um elétron por ser da família VIIA, o xenônio fica estável com quatorze elétrons, ou seja, não obedece ao octeto.

Porque a ligação de hidrogênio é a mais forte?

Ligação de Hidrogênio

É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Um exemplo de ligação de hidrogênio ocorre na molécula de água (H2O) nos estados sólido e líquido.

Porque o hidrogênio têm uma carga positiva?

Aspectos da ligação de hidrogênio

No caso do ácido acético, tomando o hidrogênio do grupo OH, pode-se perceber que o par de elétrons compartilhado está mais próximo do átomo de oxigênio (mais eletronegativo). Portanto, o hidrogênio possui, nessa ligação, carga parcial positiva.

Porque o hidrogênio não tem família?

O hidrogênio não apresenta propriedades associadas aos metais, como a condutividade elétrica e de calor. Consequentemente, ele não pode estar nesse grupo, mesmo tendo a mesma configuração eletrônica.

Quantas ligações o nitrogênio precisa?

Os átomos de Nitrogênio apresentam a capacidade de interagir entre si, mas isso ocorre entre apenas dois átomos de Nitrogênio, resultando no chamado Nitrogênio molecular. Entre os átomos de Nitrogênio, temos a presença de uma ligação tripla (uma sigma e duas pi).

Quantos pares de elétrons tem o nitrogênio?

As moléculas de gás nitrogênio presentes no ar são formadas cada uma por dois átomos de nitrogênio unidos por uma ligação tripla, uma ligação química muito forte, na qual se compartilham três pares de elétrons (N2 → N ≡ N).

Quais elementos se estabiliza com 2 elétrons?

A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade. Isso quer dizer que não se ligará a outros átomos, pois não apresenta tendência a ganhar ou perder elétrons.

Por que o hidrogênio que tem 1 elétron fica estável com apenas mais um elétron?

Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade. Por exemplo, o hidrogênio no estado fundamental possui somente um elétron na sua camada eletrônica; assim, para ficar estável, ele precisar receber mais um elétron de outro átomo.

Como um átomo se estabiliza?

O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também. Logo é necessário dois átomos de A para doar 2 elétrons para 1 átomo de B.

Como saber o número de elétrons na camada de valência?

Caso você queira descobrir o número de elétrons de valência, basta observar o número de elétrons que tem na camada mais externa, no nível de energia mais externo. Para o sódio, por exemplo, ele tem o primeiro e o segundo nível de energia completo, e o terceiro nível seria o mais externo.

Quantos elétrons na camada de valência?

De acordo com a Regra do Octeto, a camada de valência precisa de oito elétrons para se estabilizar. Assim, os átomos adquirem estabilidade quando têm 8 elétrons na camada de valência.

Como descobrir quantos elétrons na camada de valência?

O número da família sempre indicará a quantidade de elétrons na camada de valência. Esses elétrons estão presentes nos subníveis s e p de acordo com o número da família.

Artigo anterior
Como o juiz calcula a pena?
Artigo seguinte
Qual o objetivo da legislação educacional?