Quantos dígitos tem o código NCM?

Perguntado por: Ângelo Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

A NCM contém pouco mais de 10.000 códigos, sendo que seus códigos de 8 dígitos são chamados comumente de "Códigos NCM", pois são os que definem as alíquotas de impostos no comércio exterior e de diversos tributos internos nas operações com mercadorias, entre outras utilizações.

Quantos dígitos é composto o NCM?

Assim, dos oito dígitos que compõem a NCM, os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem a desdobramentos específicos atribuídos no âmbito do MERCOSUL.

Como é composto o NCM?

O código NCM é composto por 8 dígitos, os 6 primeiros representam a classificação SH da mercadoria e os 2 últimos dígitos representam classificações específicas do Mercosul, seguindo a estrutura apresentada a seguir: 2 primeiros dígitos do SH – Capítulo: características de cada produto.

Quantos dígitos compõe a NCM SH adotada no Mercosul?

A NCM usa a nomenclatura da SH para registrar as especificidades de cada item a partir de 8 dígitos, sendo que os 6 primeiros têm como base a descrição da SH, e os 2 últimos, as questões específicas determinadas pelo Mercosul. O “12” se refere ao capítulo, com os 2 primeiros dígitos do SH.

Qual é o código NCM?

O NCM representa uma nomenclatura que identifica códigos de oito dígitos para produtos diversos, que vão desde: produtos de origem animal, como o leite, têxteis e metais. Essa classificação foi determinada após a criação do Decreto Nº1568 da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM, no ano de 1995.

Como classificar um produto? você sabe o que é NCM ou HS Code?

29 questões relacionadas encontradas

Qual a estrutura dos códigos na Nomenclatura Comum do Mercosul NCM?

Assim, dos oito dígitos que compõem a NCM, os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem a desdobramentos específicos atribuídos no âmbito do MERCOSUL.

Como saber o NCM de um produto?

Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex). A consulta na NCM On-line pode ser feita através de pesquisa por código ou palavras e pela navegação na árvore da NCM.

O que significa a sigla NBM SH?

O que é código NBM? Desde 1995, a Nomenclatura Brasileira de Mercadoria (NBM) foi substituída pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) – criada para facilitar o crescimento do comércio internacional na região (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

O que é NCM 87089990?

Veículos automóveis sem dispositivo de elevação, do tipo utilizado em fábricas, armazéns, portos ou aeroportos, para transporte de mercadorias a curtas distâncias; carros tratores do tipo utilizado nas estações ferroviárias; suas partes.

Onde fica o NCM em uma nota fiscal?

Como identificar a NCM na nota fiscal? Saber o que é NCM na nota fiscal é estar ciente de que em todas as Notas Fiscais de Produtos (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor (NFC-e) devem constar esse código que, de modo geral, fica ao lado da descrição do produto.

Como classificar o NCM de um produto?

A NCM é feita de 8 dígitos com uma sequência específica para chegar na classificação final: Capítulo, Posição, Subposição, Item, Subitem, que definem os passos que devemos encontrar.

Quem define o NCM do produto?

Ela também pode ser chamada de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Trata-se de uma codificação de oito dígitos definida pelos governos dos países do Mercosul, para identificar a natureza das mercadorias.

O que é NBM de origem?

NBM: O NBM é a nomenclatura brasileira de mercadoria. Origem: definir a origem do produto. Será preenchido com os valores de 0 à 7.

Qual CEST?

O que é CEST? R: CEST é a abreviação de Código Especificador da Substituição Tributária. De uma forma simples, ele é um novo código que identificará os produtos sujeitos a substituição tributária.

Como consultar NCM grátis?

Consultar Código NCM Grátis | Direto da Receita Federal
  1. Acesse o endereço do site da Pesquisa NCM da Receita Federal. ...
  2. Na página, selecione o tipo de pesquisa (por código ou descrição)
  3. Caso selecionar a opção NCM por código, selecione os filtros desejados para poder exibir os NCMs.

Como saber se o produto tem substituição tributária pelo NCM?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

O que é NCM e NCM Sh?

O NCM SH é composto por duas siglas, o NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, e o SH, é o Sistema Harmonizado que, por sua vez, representa Método Internacional de Classificação das Mercadorias.

O que é NCM e para que serve?

NCM é uma sigla que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, um código que ajuda a identificar produtos em circulação no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e demais países parte do Mercosul. Ele entrou em vigor em janeiro de 1995 e é utilizado até hoje.

Quando usar NCM 00000000?

Os produtos ou serviços que devem utilizar esse NCM são: consumo, energia elétrica, telefone, frete, ativo imobilizado, CIAP, creditamento ou ressarcimento de ICMS pago antecipadamente e Anulação de Valores relativo a Serviço de Transporte.

Como classificar o produto?

Classificação de Produtos
  1. A classificação de produtos consiste em analisar uma ou várias amostras do produto a fim de definir alguns itens referente à qualidade do produto como: impurezas, umidade, cor, etc.
  2. Após a coleta, é feita a análise da amostra.

Como saber o CEST de um produto?

Para descobrir o CEST de um produto basta pesquisar pelo NCM do produto nos Anexos II a XXVI do Convênio ICMS 52/17. Se um determinado NCM não está presente nos Anexos II a XXVI do Convênio ICMS 52/17, os produtos que se enquadram nesse NCM não estão sujeitos ao regime de substituição tributária de ICMS.

Como classificar produtos?

Conhecer o produto que você deseja classificar é o primeiro passo e não pode ser desconsiderado. Você deve saber descrevê-lo em detalhes: composição, formas de utilização, por quem ou para quem finalidade será utilizado, possíveis nomes alternativos (comercial, técnico, informal), formas de acondicionamento, etc.

Artigo anterior
Estou com suspeita de gravidez e estou sangrando?
Artigo seguinte
Qual melhor exercício para quem tem hérnia de disco?