Como é o inchaço da barriga na gravidez?

Perguntado por: Leticia Marques Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

A barriga inchada e dura se torna sintoma de gravidez quando o corpo não elimina o endométrio quando já deveria ter menstruado. A maioria das gestantes em estágio inicial pode apresentar mudança na parte inferior do abdômen, 3 dedos a baixo do umbigo. A pochete como se diz por aí, pode se tornar mais saliente.

Quando começa a inchar a barriga na gravidez?

A distensão abdominal ou inchaço, é um incômodo na gravidez, que pode ocorrer a partir dos 3 meses, quando o tamanho do útero modifica a cavidade abdominal, já que comprime os intestinos até o diafragma, provocando uma digestão mais lenta.

Como saber se é barriga de grávida?

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Como saber se é inchaço ou gravidez?

Barriga inchada pode ser gravidez, desde que o inchaço abdominal venha acompanhado de outros sintomas de gravidez, como:
  1. Atraso da menstruação;
  2. Aumento do tamanho e da sensibilidade das mamas;
  3. Náuseas com ou sem vômitos;
  4. Aumento da frequência urinária;
  5. Desconforto pélvico ou dor abdominal ("pé da barriga");
  6. Cansaço.

Como é o inchaço abdominal na gravidez?

O inchaço do estômago é um sintoma recorrente em gestantes e costuma ocorrer a partir do terceiro mês da gravidez. Para se adaptar ao feto, o útero aumenta de tamanho, modificando a cavidade abdominal. Com isso, tende a comprimir os intestinos e o diafragma, desacelerando o processo de digestão dos alimentos.

Inchaço na gravidez

28 questões relacionadas encontradas

Como saber se estou com a barriga inchada?

A barriga inchada, ou também chamada de distensão abdominal, é um quadro no qual o abdômen fica com um tamanho maior do que o normal e com uma sensação de estar desconfortavelmente cheio. O inchaço na região do abdômen é bem comum e afeta de 10% a 30% dos adultos.

Como fica a barriga nas primeiras semanas de gravidez?

Além da cólica abdominal, a mulher também pode notar que a barriga está um pouco mais inchada que o normal. Isso não acontece devido ao feto, que ainda está numa fase embrionária microscópica, mas sim devido à ação dos hormônios sobre os tecidos do útero e todo o aparelho reprodutor feminino.

O que pode ser confundido com uma gravidez?

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

Quais são os sintomas mais estranhos de gravidez?

6 sintomas estranhos da gravidez que você não conhecia
  • Problemas nasais. Congestão, sangramento e ronco: prepare-se para tudo isso. ...
  • Desconforto abdominal. ...
  • Distensão das veias. ...
  • Coisas de pele.

É possível sentir que engravidou?

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Como a barriga fica com um mês de gravidez?

No primeiro mês de gravidez a barriga cresce? Não, no 1º mês de gestação a barriga não aumenta. Mas, apesar de não ocorrer o crescimento abdominal, outros sintomas podem ser indícios da gravidez, como enjoos, sensibilidade nos seios e alterações no humor.

Quando começam os gases na gravidez?

Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Esse pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas.

É normal inchar com 20 semanas de gestação?

O inchaço dos pés e tornozelos é um desconforto muito comum e normal na gravidez podendo começar por volta dos 6 meses de gestação e tornando-se mais intenso e desconfortável no final da gravidez, quando o peso do bebê aumenta e ocorre maior retenção de líquido.

Como saber se estou grávida nos primeiros dias?

Os primeiros sinais de gravidez mais comuns são:
  1. Corrimento vaginal cor-de-rosa;
  2. Corrimento mais espesso;
  3. Cólica e/ou inchaço abdominal;
  4. Cansaço fácil e/ou sono excessivo;
  5. Mamas sensíveis e/ou escurecimento da aréola;
  6. Atraso ou falta da menstruação;
  7. Dor no fundo das costas;
  8. Aversão a cheiros fortes;

Quais são as dores mais comuns no início da gravidez?

No início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga na gravidez é comum. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

É possível ter todos os sintomas de gravidez e não estar grávida?

Resumindo: todos os sintomas de gravidez podem não ser de gravidez! É muito triste, mas nem todos os sintomas querem realmente dizer que são de gravidez, a maioria deles é apenas sinal de que tem hormônios em atividade e podem sinalizar até mesmo uma TPM.

Pode ser confundido cisto com gravidez?

A imprensa noticiou recentemente o caso de uma britânica que descobriu que sua barriga de 8 meses de gravidez era na verdade causada por um cisto no ovário. Ela estava realmente grávida, mas seu feto tinha apenas seis semanas, era ainda muito pequeno e acabou não resistindo. Dr.

O que sente na barriga no início da gravidez?

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

O que acontece com 1 semana de gravidez?

Nestas primeiras semanas raramente a mulher percebe os sintomas de gravidez, no entanto, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação e, em algumas grávidas podem começar a surgir os primeiros sinais, como mais inchaço e maior sensibilidade, além de poder sentir-se mais emotiva.

O que acontece no corpo da gestante na primeira semana?

Este começo da gravidez pode provocar grandes oscilações emocionais e maior sensibilidade nos seios, sono e cansaço, além dos famosos enjoos. A placenta começa a se formar, bem como todo o sistema de apoio, como o cordão umbilical e o líquido amniótico.

O que pode causar inchaço na barriga?

Como já mencionamos, na maioria das vezes a barriga inchada se deve a gases que se acumulam em algum lugar do trato digestivo, no intestino ou no estômago. O que acontece é que esses gases fazem com que o abdômen se distenda e cause desconforto e até dor.

Como saber se é gordura ou inchaço na barriga?

Com os dedos em pinça, aperte a pele da barriga saliente por alguns segundos, solte e observe: se a marca dos seus dedos permanecerem por cerca de três segundos, você sofre de retenção de líquido, ou seja, o peso a mais é sinal de inchaço. Se a marca não aparecer, é sinal de gordura acumulada no corpo.

O que fazer quando a barriga está inchada?

Oito dicas para acabar com a barriga inchada sem fazer abdominais
  • Água morna com limão. ...
  • Não coloque leite no café ...
  • Não beba enquanto come. ...
  • Nada de bebidas alcoólicas de estômago vazio. ...
  • Beba chá de gengibre diariamente. ...
  • Não coma depressa. ...
  • Controle a ingestão de fibras. ...
  • Evite alimentos gordurosos.

Quando se preocupar com inchaço na gravidez?

O inchaço na gravidez é considerado grave quando indica que há outro problema de saúde que pode afetar a gestante e/ou o bebê. Ele é perigoso quando ocorre repentinamente e é generalizado, podendo indicar doenças hepáticas, renais ou cardíacas.

Quando o inchaço na gravidez não é normal?

Quando o inchaço na gravidez é perigoso? O inchaço na gravidez é perigoso quando é generalizado e aparece repentinamente o que pode ser um sinal de doenças cardíacas, hepáticas e renais. Quando afeta apenas uma perna, o inchaço pode ser motivado por um coágulo sanguíneo (trombo) ou ser um sinal de infeção.

Artigo anterior
Qual lâmina usar para cortar Eva na Silhouette?
Artigo seguinte
O que é eficiência na produção?