Quando submeter uma operação ao Cade?

Perguntado por: Alexandre Manuel Branco  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

A notificação ao CADE é obrigatória se o faturamento bruto dos grupos econômicos envolvidos tenha sido igual ou superior a R$ 750 milhões e R$ 75 milhões no Brasil no ano anterior à operação (Lei nº 12.529/2011, art. 88, incisos I e II).

Quando uma operação deve ser submetida ao Cade?

Os ACs devem ser obrigatoriamente submetidos ao Cade pelas partes envolvidas na operação quando, pelo menos um dos grupos tenha registrado, no último balanço, faturamento bruto anual ou volume de negócios total no país, no ano anterior à operação, equivalente ou superior 750 milhões de reais.

Quando notificar o Cade?

10 da resolução, deverão ser notificadas obrigatoriamente ao CADE as aquisições que conferirem ao adquirente o status de maior investidor individual. ... (ii) Aquisição que resulte em aumento de participação igual ou superior a 5% do capital social ou votante, quando a investidora já detenha 5% ou mais do capital votante.

O que deve ser submetido ao Cade?

Segundo o artigo 88 da Lei 12.529/2011, com valores atualizados pela Portaria Interministerial 994, de 30 de maio de 2012, devem ser notificados ao Cade os atos de concentração, em qualquer setor da economia, em que pelo menos um dos grupos envolvidos na operação tenha registrado faturamento bruto anual ou volume de ...

Qual é a função do Cade?

O Cade tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência.

Notificação de Atos de Concentração ao CADE - IWRCF

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 órgãos que compõem o Cade?

Os principais órgãos do CADE são o Tribunal Administrativo (TADE), a Superintendência-Geral (SG) e o Departamento de Estudos Econômicos (DEE). O TADE tem o papel de julgar matéria concorrencial, desempenhando os papéis preventivo, repressivo e educativo, dentro do mercado brasileiro.

Quais as funções do Conselho Administrativo de Defesa Econômica Cade e aponte benefícios para a economia brasileira?

As competências do Conselho incluíam a investigação, apuração e repressão do abuso do poder econômico, bem como a articulação com outros órgãos do Executivo Federal, para solicitar providências ao cumprimento da Lei antitruste. Os institutos de desapropriação de empresas (art. 17, “p”) e de intervenção (art.

Qual o papel do Cade na Lei antitruste?

2 O papel do CADE

Desde a proteção da economia popular até a defesa da concorrência, a liberdade de iniciativa, a função social da propriedade, a defesa dos consumidores e a repressão ao abuso do poder econômico, são o escopo das leis antitruste.

O que infração à ordem econômica?

De acordo com o artigo 36 da Lei 12.529/11, uma conduta é considerada infração à ordem econômica quando sua adoção tem por objeto ou possa acarretar os seguintes efeitos, ainda que só potencialmente: limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência; aumentar arbitrariamente os lucros do agente ...

O que é cartel para o Cade?

Cartel é qualquer acordo ou prática concertada entre concorrentes para fixar preços, dividir mercados, estabelecer quotas ou restringir produção, adotar posturas pré- combinadas em licitação pública, ou que tenha por objeto qualquer variável concorrencialmente sensível.

O que significa controle de concentrações pelo Cade?

A defesa da concorrência no Brasil é um objetivo constitucionalmente sufragado, na medida em que estabelecido como fundamento da República a livre iniciativa (artigo 1°) e como princípio essencial da ordem econômica a livre concorrência (artigo 170, inciso IV).

Qual o critério para notificação de atos de concentração estabelecido na Lei de Defesa da Concorrência?

Nos termos da Lei de Defesa da Concorrência (Lei n° 12.529/11), atos de concentração econômica com efeitos no Brasil devem ser obrigatoriamente submetidos à análise e aprovação prévia do Cade quando um dos grupos econômicos envolvidos tenha registrado faturamento bruto anual ou volume de negócios total no Brasil de, ...

Quais as frentes de atuação do Cade e como elas ocorrem?

FUNÇÕES DO CADE: ASPECTOS GERAIS. O CADE desempenha função educativa, preventiva e repressiva às infrações à ordem econômica, respaldado pelo poder de polícia do qual o Estado é dotado, com vistas ao atendimento do bem coletivo.

Qual a pena prevista para empresa que pratica infração à ordem econômica?

A lei 8137/90 considera como crime contra a ordem econômica o acordo entre empresas com objetivo de fixar artificialmente os preços ou quantidades dos produtos e serviços, de controlar um mercado, limitando a concorrência. Prevê, para a prática, pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.

Quais as pessoas são passíveis de aplicação das infrações da ordem econômica?

Em assim sendo, qualquer pessoa jurídica de direito público ou entidade pública pode, utilizando indevida e abusivamente seu poder econômico, adotar condutas configuradoras de infrações contra a ordem econômica, devendo ser punida quando então o fizer.

Quais são os benefícios da concorrência econômica?

Na prática, em que se traduzem os benefícios da concorrência para a sociedade?
  • A concorrência é vantajosa para a economia do país. ...
  • A concorrência garante melhores preços. ...
  • A concorrência favorece os consumidores. ...
  • A concorrência é benéfica para as empresas. ...
  • A concorrência favorece a criação de empresas.

O que é o Cade e qual seu papel no controle de operações societárias?

O Cade supervisiona os atos e atividades empresariais orientando-se pela defesa da concorrência, não lhe competindo estimulá-la, pois não é órgão formulador de política de fomento à concorrência. O Cade é instrumento da promoção da política econômica do Poder Executivo.

O que compete a Superintendência-geral do Cade?

A autarquia exerce três funções: Preventiva: analisar e posteriormente decidir sobre as fusões, aquisições de controle, incorporações e outros atos de concentração econômica entre grandes empresas que possam colocar em risco a livre concorrência.

Como se constitui o Cade?

Art. 4º O Cade é entidade judicante com jurisdição em todo o território nacional, que se constitui em autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, com sede e foro no Distrito Federal, e competências previstas nesta Lei. III - Departamento de Estudos Econômicos.

Quais são as 3 funções principais do Conselho Administrativo de Defesa Econômica?

Segundo as atribuições dadas pela Lei de Defesa da Concorrência, o órgão possui três funções: preventiva, repressiva e educativa.

Qual a importância da temática Defesa da Concorrência para a ordem econômica do país e para a sociedade?

A defesa da concorrência deve ser entendida não somente como a prevenção e repressão a que se destina, mas também como o fomento da atividade econômica, gerando concorrência saudável entre grupos econômicos e garantindo o cumprimento da função social da propriedade, todos ganham com isso, isto é, a competição deve ir ...

Qual a função do departamento de estudos econômicos?

Ao DEE compete elaborar estudos e pareceres econômicos, de ofício ou por solicitação do Plenário do Tribunal, do Presidente, do Conselheiro-Relator ou do Superintendente-Geral, zelando pelo rigor e pela atualização técnica e científica das decisões do Cade.

Quem é o Presidente do Cade?

Foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12/07) decreto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, nomeando Alexandre Cordeiro Macedo como presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O que quer dizer a sigla Cade?

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, com sede e foro no Distrito Federal, que exerce, em todo o Território nacional, as atribuições dadas pela Lei nº 12.529/2011.

Quais são os órgãos responsáveis por aplicar a Lei nº 12 529 2011?

São eles: o Tribunal Administrativo de Defesa Econômica, a Superintendência Geral, e o Departamento de Estudos Econômicos. As competências, antes condensadas no Plenário do CADE, agora estão subdivididas entre esses três órgãos.

Artigo anterior
Quais os maiores desastres naturais do mundo?
Artigo seguinte
Quais são os 3 cérebros?