Quantos dias de luto por morte de avó?

Perguntado por: Vicente Magalhães de Pacheco  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendentes (bisavós, avós e pais), descendentes (filhos, netos e bisnetos), irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica.

Quantos dias tem direito por falecimento de avós?

2 dias corridos (excluindo o dia do óbito, caso o servidor compareça ao trabalho) no caso de falecimento de cônjuge ou companheiro(a), ascendentes (pais e avós), descendentes (filhos, inclusive natimorto, e netos), irmãos ou pessoa que viva sob sua dependência econômica.

Quando avó morre quantos dias de licença 2021?

Hoje, o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem direito a 2 (dois) dias consecutivos de ausência legal em caso de falecimento de cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa declarada como dependente econômico na Previdência Social.

Qual grau de parentesco abona falta?

Em outras palavras, o falecimento de qualquer ascendente (pai, avô, bisavô, trisavô ou tetravô) ou de qualquer descendente (filho, neto, bisneto, trineto ou tetraneto) do empregado enseja o direito à falta, sem prejuízo do salário, nos termos do art. 473 da CLT.

Quantos dias o trabalhador tem de luto?

A Licença Nojo é estabelecida por meio do Art. 473 da CLT que prevê o direito do empregado de se ausentar do trabalho em decorrência do falecimento de parentes diretos. A legislação determina o prazo de dois dias consecutivos com a licença remunerada, ou seja, sem que a ausência seja descontada na folha de pagamentos.

Licença Óbito, quantos dias tenho direito ?

43 questões relacionadas encontradas

O que é o período de nojo?

De acordo com o artigo 473 da CLT, a duração da licença nojo é de dois dias consecutivos — sendo dias úteis ou não. Esses dias são contabilizados após a morte do familiar, não incluindo o dia do falecimento.

O que é licença gala ou nojo?

Licença Nojo é o direito dos empregados de não exercer a profissão no caso do falecimento de um familiar (seja cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa sob sua dependência) em até 2 dias seguidos, de acordo com o Artigo 473 da CLT.

Quem tem direito a nojo?

A Licença Nojo é concedida quando há o falecimento de algum dos seguintes parentes: descendentes (filhos, netos e bisnetos); ascendentes (pais, avós e bisavós);

Quando morre a mãe de um funcionário quantos dias tem?

De acordo com esta lei, o servidor pode se ausentar por até oito dias consecutivos após o falecimento de um familiar próximo (como pai, mãe, filhos) ou cônjuge.

O que é motivo de gala?

De forma mais específica, a licença gala atende a um requisito nobre e festivo: o casamento daquele trabalhador. Também chamada de licença casamento, essa possibilidade permite que o empregado não compareça ao trabalho por até três dias a partir do dia do casamento.

Quando começa a contar a licença nojo?

Como a CLT não faz referência ao grau de parentesco, o direito não é limitado sob esse aspecto. Outra questão a ser analisada é o momento em que se inicia o prazo para contagem dos dias para o luto. Esses dois dias são os imediatamente após a morte do familiar, não incluindo o dia do falecimento.

Artigo anterior
Vai continuar o auxílio BEm?
Artigo seguinte
O que é servido no voo da Latam?