Quantos dias de atestado perde as férias?

Perguntado por: Matias Luís Garcia Cunha  |  Última atualização: 13. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

Faltas não justificadas Entenda a relação entre quantidade de faltas e dias de férias: 6 a 14 faltas: 24 dias corridos de férias; 15 a 23 faltas: 18 dias corridos de férias; 24 a 32 faltas: 12 dias corridos de férias.

Quantos dias de atestado reduz as férias?

No direito brasileiro não há previsão legal que estabeleça que o atestado médico possa descontar das férias valores de qualquer natureza. Isso se dá pelos princípios assegurados de preservação da saúde do trabalhador.

Quanto tempo afastado perde o direito a férias?

Nesse sentido, se o trabalhador permanecer afastado por mais de 180 dias dentro de um período aquisitivo, ele perderá o direito às férias e ao retornar à suas atividades terá um novo período aquisitivo iniciado.

Quando o atestado suspende as férias?

Na hipótese em que o início da incapacidade seja nos dias que antecedem o início do gozo das férias, ainda que já pagas, estas devem ser suspensas até que o empregado recupere a capacidade para o trabalho, momento em que as férias poderão ser concedidas.

Quantos dias de falta perde o direito a férias?

Se tiver de 6 a 14 faltas poderá tirar 24 dias de férias. Se tiver de 15 a 23 faltas poderá tirar 18 dias de férias. Se tiver de 24 a 32 faltas poderá tirar 12 dias de férias. Se tiver mais de 32 faltas injustificadas durante o período de 12 meses perde todo o direito às férias.

Empregado afastado pelo INSS perde as férias?

21 questões relacionadas encontradas

O que o atestado interfere nas férias?

O empregador não pode conceder férias ao trabalhador durante o seu afastamento do emprego para tratamento de saúde, ou lhe causará prejuízo.

Quem pega muito atestado tem direito a férias?

Caso tenha registrado mais de 5 faltas injustificadas, a duração das férias será reduzida. Nesse cálculo, não existe desconto de faltas do período de férias. O que ocorre é a redução do direito a férias por excesso de faltas injustificadas.

Quantos dias posso pegar de atestado médico por mês?

Ela estabelece que: O empregado tem direito a se afastar do trabalho por até 15 dias consecutivos, mediante a apresentação de atestado médico. Caso a incapacidade se estenda por mais de 15 dias, o trabalhador deverá ser encaminhado ao INSS para avaliação e, se necessário, concessão de benefícios previdenciários.

O que fazer quando o funcionário apresenta muitos atestados?

O que fazer quando o funcionário apresenta muitos atestados? Excesso de atestado: o que fazer? A primeira ação que a empresa deve realizar é pedir a retificação do atestado, emitindo um novo com as informações válidas, aceito assim como uma justificativa de faltas.

Como é feita a contagem de dias do atestado médico?

"Se porventura um atestado for emitido em uma terça-feira (dia 01/06) ás 22h30 e for prescrito 7 dias de afastamento, será contabilizado a partir do dia 01, por mais que você já tenha trabalhado neste dia.

Quem se afasta no INSS perde férias?

➡️ Funciona assim: 🔸O trabalho que ficou afastado recebendo auxílio doença do INSS por menos de 6 meses, não perde o direito as férias, porém esse tempo de afastamento não conta para o período aquisitivo das suas férias pois não foram meses trabalhados o contrato de trabalho fica suspenso; 🔸 O trabalhador que ficou ...

Pode emendar atestado médico com férias?

O prazo de 15 dias do atestado será contato a partir do retorno das férias. Lembrando que 15 dias de atestado não dão direito a fastamento pela previdência social. Se vier algum atestado após o 15 dias ai sim haverá afastamento.

O que acontece se eu faltar um dia antes das férias?

De acordo com Cíntia Fernandes, a CLT estabelece uma progressiva redução das férias de acordo com o número de faltas injustificadas do empregado. Até 5 dias de faltas injustificadas, não haverá o reflexo nas férias, ou seja, o empregado continua tendo o direito aos 30 dias.

Quantos atestados médicos da justa causa?

Excesso de atestado médico pode ocasionar demissão por justa causa? A legislação trabalhista não prevê uma quantidade de atestados que o funcionário pode solicitar para justificar sua ausência. Por essa razão, o excesso de atestado médico em si não pode ser o motivo de uma demissão por justa causa.

Qual a desvantagem do atestado médico?

Qual a desvantagem do atestado médico? Dr. Adriano Martins Pinheiro: A apresentação de atestado médico configura crime e possibilita a demissão por justa causa.

Pode dar um atestado atrás do outro?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.

Quantos atestados com o mesmo CID podem ser somados?

mesmo que os cids sejam iguais seja a mesma enfermidade. o período máximo pra somar esses atestados são 60 dias. se o empregado tem um atestado de 10 dias. passam se 60 dias ele pega um novo atestado de 10 dias. esses 2 atestados não poderão ser somados.

Sou obrigado a avisar a empresa que estou de atestado?

Resposta: Embora a empresa pode solicitar o motivo do afastamento, você tem o direito de preservar sua privacidade e não fornecer detalhes sensíveis sobre sua saúde. No entanto, é importante garantir que o atestado médico contenha informações necessárias para a empresa compreender a data e o período de afastamento.

Qual doença dá mais tempo de atestado?

Que doença da mais dias de atestado? Você viu anteriormente quais são as doenças que mais causam afastamento do trabalho: osteomusculares, doenças do aparelho respiratório, doenças infecciosas e parasitárias e transtornos mentais. Porém, ter alguma delas não garantem o auxílio-doença.

Quantos atestados médicos a empresa pode aceitar por mês?

A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.

O que pode ser descontado nas férias?

O cálculo de férias é feito com base na média salarial do colaborador nos últimos 12, acrescido de ⅓ constitucional e descontado do valores referentes ao INSS e ao Imposto de Renda.

O que diz a CLT em relação a atestados médicos?

A legislação previdenciária dispõe que, em caso de doença, o empregado poderá se afastar do emprego (sem prejuízo dos salários) por até 15 dias consecutivos, situação em que o empregador é obrigado a remunerar o empregado como se trabalhando estivesse, consoante o § 3º do art. 60 da Lei 8.213/1991.

Qual a nova regra das férias?

Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.

Porque não pode sair de férias na Sexta-feira?

O parágrafo 3º foi inserido ao artigo 134 da CLT determinando ser proibido iniciar qualquer dos períodos de férias em data que antecede em até 2 dias feriados ou finais de semana. Ou seja, o início das férias não pode ser marcado para quinta ou sexta-feira, para cumprir a regra referente ao final de semana.

Quantas vezes posso colocar atestado médico?

Afirma que em setembro de 2016, o Decreto nº 37.610 estabeleceu que serão aceitos até 12 atestados de comparecimento no período correspondente ao exercício do ano civil, sendo que o excedente será computado como falta ao serviço, acarretando em desconto salarial.

Artigo anterior
O que fazer para secar a barriga?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para cicatrizar o tendão?