Quantos dias de atestado a gestante tem direito?

Perguntado por: Inês Ângela Branco Miranda Machado  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

Licença-maternidade
Toda gestante tem o direito a 120 dias de afastamento remunerado.

Quantos dias posso tirar de atestado antes da licença-maternidade?

Existe a previsão de poder, à critério médico, iniciar a licença maternidade 28 dias antes da previsão do parto. Os atestados médicos por motivo de doença podem e devem ser aceitos, independente do motivo, até o dia anterior a previsão do parto.

O que posso dizer para conseguir atestado estando grávida?

Na elaboração do atestado, o médico deverá registrar os dados de maneira legível, bem como:
  1. Identificar o paciente;
  2. Especificar o tempo concedido de dispensa à atividade, necessário para a recuperação do paciente;
  3. Estabelecer o diagnóstico, quando expressamente autorizado pelo paciente;
  4. Registrar data e hora da emissão;

Quanto tempo uma gestante pode ficar afastada do trabalho?

Esse período será considerado como gravidez de risco e ela receberá o salário-maternidade desde o início do afastamento até 120 dias após o parto ou, se a empresa fizer parte do programa Empresa Cidadã de extensão da licença, por 180 dias.

Quando pedir atestado na gravidez?

Por direito a licença maternidade pode ser tirada ate 28 dias antes do parto e se necessário solicitar duas semanas de repouso antecipadas, devendo ser apresentado atestado medico.

ATESTADO DE AMAMENTAÇÃO DE 15 DIAS: houve alteração no direito da empregada gestante?

18 questões relacionadas encontradas

Quantos atestados uma gestante pode apresentar por mês?

A legislação trabalhista brasileira estipula, como forma de proteção à maternidade, que a empregada pode comparecer em até 6 consultas, no mínimo, durante a gravidez. Geralmente, o que as empresas têm aceitado, é de um atestado por mês para consulta médica.

Pode emendar a licença-maternidade com o atestado médico?

A empresa é obrigada a aceitar o atestado anterior a licença, o mesmo não poderá ser descontado da licença maternidade, pois deve-se seguir a regra de que no caso de atestado médico os primeiros 15 dias são de responsabilidade da empresa e após o 16º dia deverá ser encaminhado ao INSS.

Quem paga a gestante afastada pela pandemia?

INSS é obrigado a pagar salário a gestantes afastadas na pandemia da Covid-19. A Lei 14.151/21, de maio deste ano, determina que durante a emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

Como funciona a nova lei trabalhista para gestante?

O artigo 394-A da CLT diz que: A empregada gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres, devendo exercer suas atividades em local salubre.

O que acontece se a empresa não afastar a gestante?

Caso a função não possa ser exercida remotamente, o empregador poderá suspender temporariamente o contrato de trabalho da grávida, que passará a receber o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

O que falar para o médico para conseguir atestado?

Dê informações o suficiente para ele acreditar em você, por exemplo: "Passei a noite acordado" ou "Estou com problemas estomacais terríveis". Também é possível dizer algo como: "Sei que deveria ter dito isso ontem, mas pensei que fosse passar após uma noite de sono".

Estou grávida e peguei coronavírus?

Gestante com COVID-19 passa para o bebê? A Organização Mundial da Saúde explica que não há indicação de que isso ocorra. O artigo do Jornal de Imunologia Reprodutiva diz que todos os recém-nascidos das 18 gestantes com a COVID-19 foram testados e apresentaram resultado negativo para SARS-CoV-2.

Quem volta da licença maternidade tem direito a Seguro-desemprego?

De acordo com Rogério, qualquer tipo de licença entra na contagem do período de vínculo com a empresa, ou seja, não é descontado no cálculo para o seguro-desemprego. Isso inclui afastamentos médicos ou licença maternidade.

Estou grávida é preciso me afastar do trabalho?

Observe-se o texto integral: "Lei nº 14.151/2021 — artigo 1º — Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

Como conseguir mais 15 dias de licença maternidade?

Além do caso de risco de vida para mãe ou bebê, as únicas formas de prolongar a licença-maternidade são:
  1. Juntando seu período de férias, desde você tenha direito a férias e que o empregador concorde.
  2. Se a empresa em que você trabalha participar do Programa Empresa Cidadã.

Quem paga o salário da gestante afastada pela nova lei?

A Convenção 103 da Organização Internacional do Trabalho, internalizada pelos decretos 58.820/66 e 10.088/19, estabelece que as prestações sociais devidas a trabalhadoras devem ser custeadas por seguros obrigatórios ou fundos públicos, e não pelo empregador.

Qual a carga horária de uma gestante no trabalho?

Gestantes deverão ter em mente o seguinte:

Transportar regularmente cargas de cinco quilos ou, ocasionalmente, de dez quilos, também deve ser evitado. Além disso, trabalhar 8,5 horas por dia ou 90 horas em duas semanas não deve ser excedido.

Quais são os direitos da gestante?

Quais os direitos das gestantes em PMEs?
  • Não obrigatoriedade de diagnóstico. Um primeiro direito concedido às mulheres grávidas é a não necessidade de diagnóstico da gravidez. ...
  • Estabilidade de emprego. ...
  • Exames e consultas médicas. ...
  • Mudança de função. ...
  • Licença-maternidade. ...
  • Acordos entre partes.

Quem paga a licença-maternidade 2021?

Mulheres com carteira assinada, recebem pela própria empresa, que posteriormente, recebe o valor referido do INSS. Demais casos, o pagamento fica por conta direta do instituto. Quem tem mais de um emprego com carteira assinada tem o direito de receber o benefício referente todas as atuações.

Quem paga o salário maternidade 2021?

Consiste em um salário-mínimo pago diretamente pela Previdência Social. Então, segurada especial recebe o valor de R$ 1.100,00, que é o valor do salário-mínimo em 2021.

Estou grávida posso fazer acordo no trab?

Infelizmente não. No acordo demissional, a trabalhadora deixa claro o seu interesse em não querer mais trabalhar para o empregador. Quando assim o faz, ela renuncia o direito à estabilidade. Por isso a importância de estar assessorada.

Quem dá o atestado de licença amamentação?

Porém o que poucos sabem é que as empresas como um todo não são obrigadas a darem esses 15 dias a mais na licença para amamentação. Salvo exceção de casos onde o bebê necessita ficar internado e tudo com a comprovação de um atestado. Cabe dizer que aceitar esse atestado fica a cargo da empresa empregadora da mulher.

Onde pegar o atestado de licença maternidade?

Os atestados devem ser entregues ao RH da empresa, no caso de empresas privadas, ou ao INSS, no caso de empresas públicas.

Quanto tempo de Licença-maternidade 2021?

A ampliação do período de afastamento remunerado fica a cargo da empresa. Sendo assim, a Previdência Social arca com a licença durante os 120 dias, como é garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O pagamento dos outros 60 dias será obrigação do empregador.

Quem está grávida pode ser contratada?

Não. A estabilidade provisória da empregada gestante também é protegida em hipóteses de admissão mediante contrato por tempo determinado. A estabilidade da gestante é um direito constitucional e neste caso a mesma terá a estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Artigo anterior
O que é uma família informal?
Artigo seguinte
Qual é a região mais rica e mais pobre do Brasil?