Quantos átomos tem a hidroxiapatita?

Perguntado por: Vítor Soares  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

A célula unitária da HA é composta por 44 átomos, incluindo 10 átomos de cálcio, 6 tetraedros de PO4 e 2 grupos de OH- todos organizados em estrutura hexagonal (Cardoso, 2014).

Qual a estrutura da hidroxiapatita?

A hidroxiapatita (HAp) é um fosfato de cálcio de fórmula química Ca10(PO4)6(OH)2, com relação molar Ca/P 1,67. Este material possui grande importância na tecnologia de biocerâmicas, por ser o constituinte principal da fase mineral de ossos e dentes humanos.

Qual é a função da hidroxiapatita?

A hidroxiapatita é o constituinte mineral natural encontrado no osso representando de 30 a 70% da massa dos ossos e dentes. A hidroxiapatita sintética possui propriedades de biocompatibilidade e osteointegração, o que a torna substituta do osso humano em implantes e próteses [8], daí o grande interesse em sua produção.

Quem produz a hidroxiapatita?

A hidroxiapatita (HA), um dos principais fosfatos de cálcio estudados em procedimentos cirúrgicos, foi obtida a partir da técnica da aspersão de solução em chama.

Como se forma o hidroxiapatita?

Os cristais de hidroxiapatita são formados por fosfato de cálcio cristalino (Ca10(PO4)6(OH)2) e representam um depósito de 99% do cálcio corporal e 80% do fósforo total. Estes cristais possuem uma capa de hidratação ao seu redor, formados por íons hidratados.

Hidroxiapatita de cálcio. Dra Lara Sorpreso 16hrs

15 questões relacionadas encontradas

Qual a massa molar da hidroxiapatita?

O odor dessa substância é bem desagradável. Sua fórmula percentual é C = 58, 77% H = 13, 81% N = 27, 40% e sua massa molar é igual a 102 g/mol.

Qual a propriedade é conferida aos ossos pela hidroxiapatita?

c) Qual propriedade é conferida aos ossos pela hidroxiapatita? A hidroxiapatita confere rigidez aos ossos.

Qual é a composição da matriz óssea?

Matriz óssea: composta com 20% de matéria orgânica, 15% de água e 65% de mineral. Parte inorgânica: tem cerca de 50% do peso da matéria orgânica. Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio.

Como ocorre a formação da matriz óssea?

A metade da formação da matriz óssea é composta por elementos inorgânicos e o restante por elementos orgânicos. Dos elementos inorgânicos presentes na matriz óssea, os mais abundantes são o Fosfato e cálcio que formam cristais que possuem a estrutura da hidroxiapatita ao longo das fibras colágenas.

Qual é a importância dos canalículos no osso?

Os canalículos ósseos formam, portanto, uma complexa rede de comunicação, sendo eles responsáveis também por nutrir os osteócitos, que ficam presos na matriz, a qual não permite a difusão de substâncias.

Qual propriedade é conferida aos ossos pela parte orgânica da matriz óssea e pela parte inorgânica?

A matriz óssea é composta por uma parte orgânica(35%, representa a flexibilidade do osso), e uma parte inorgânica(65%, representa a rigidez e resistência do osso) cuja composição é dada basicamente por íons de fosfato e cálcio, formando cristais de hidroxiapatita.

Quais as características componentes e funções do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo e possui uma consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita deslizamentos e é essencial para a formação e o crescimento dos ossos.

Como calcular a massa molar?

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

Quantos gramas tem em 1 mol?

“Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 12 gramas de carbono-12.” Isso significa que 1 mol de C-12 tem 12 g, da mesma forma que 1 mol de Ca tem 40 g, que 1 mol de H tem 1g, que 1 mol de O tem 16 g e que 1 mol de água tem 18 g.

Como se calcula a concentração Molar?

Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.

Como calcular massa molar e massa molecular?

A massa molecular é a soma das massas atômicas dos átomos. Já a massa molar, assim como o número de mol, relaciona-se com a Constante de Avogadro (6,02 x 1023) por meio do seguinte conceito: ''O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1.''

Qual é o valor de um mol?

A definição de mol é feita como sendo a quantidade de matéria de um sistema que possuem tantas entidades elementares, assim quanto átomos presente em 0,012 kg de carbono 12. Cuidado: mol é uma quantidade e não uma unidade de medida. Um mol sempre será 6,02x10²³ entidades.

Como calcular a concentração em mol L?

Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
  1. Onde M = concentração em mol/L. ...
  2. ou se referindo ao soluto:
  3. Podemos substituir o valor de n1 na fórmula da concentração em mol/L e teremos:

Quais as características básicas e funções dos tecidos cartilaginosos e ósseos?

Cartilagem ou tecido cartilaginoso: o que é e função. O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresenta consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento de ossos longos.

Qual é a função do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.

Que características deve ter um tecido para ser classificado de cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por ser rígido, mas flexível. O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por sua consistência rígida, mas relativamente flexível.

Qual elemento predomina na parte orgânica da matriz do tecido ósseo?

As fibras colágenas são os elementos mais abundantes da parte orgânica da matriz e associadas com hidroapatita são responsáveis pela dureza e resistência do tecido ósseo.

Qual o nome do principal componente orgânico da matriz óssea que confere flexibilidade aos ossos?

O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo. A mineralização da matriz proporciona dureza ao tecido, sendo que, a matriz colágena concede certa flexibilidade.

Quais os tipos de células ósseas?

O tecido ósseo apresenta três tipos celulares: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.

Qual é a importância dos canalículos?

Os canalículos onde ficavam os prolongamentos servem de comunicação entre uma lacuna e outra, e é através deles que as substâncias nutritivas e o gás oxigênio provenientes do sangue são transportados até as células ósseas. Para a comunicação dos osteócitos.

Artigo anterior
O que é a corrida de aventura?
Artigo seguinte
O que perguntar a uma professora?