Quanto tempo tenho que guardar contas pagas?

Perguntado por: Raquel Sara de Carneiro  |  Última atualização: 31. August 2024
Pontuação: 5/5 (11 avaliações)

Os comprovantes de pagamento devem ser guardados por cinco anos, prazo de prescrição da cobrança de taxas previsto no Código Civil.

Quanto tempo devo guardar as contas pagas?

O prazo de guarda para comprovantes de conta de água, luz e telefone (inclusive celular) determinado pela Lei Federal 8.078/90, art. 26 e 27 é de 90 dias e de 5 anos, por precaução, devido a sua natureza de relação de consumo.

Quanto tempo tenho que guardar contas de água e luz?

Apesar de não haver uma legislação específica sobre o prazo para guardar os comprovantes de pagamento, as entidades de defesa dos direitos do consumidor orientam que os seguintes comprovantes devem ser preservados por cinco anos: Água. Energia.

É necessário guardar contas antigas?

Portanto, a dica é sempre guardar os comprovantes de contas de água, energia elétrica, internet, tributos (IPVA, IPTU), mensalidade escolar, cartões de crédito, planos de saúde etc.

O que fazer com as contas antigas?

As contas mensais podem ser descartadas. O consumidor deve saber que quitação anual só registra o que realmente foi pago. Se alguma conta fica em aberto no ano anterior, a empresa só dará a declaração referente aos meses pagos. Algumas empresas colocam na declaração a menção de vários anos de contas quitadas.

Confira por quanto tempo devemos guardar comprovantes de contas pagas

27 questões relacionadas encontradas

Pode jogar contas pagas fora?

Contas de consumo, que são as de água, luz, gás e telefone, por exemplo, podem ser descartadas assim que o consumidor receber a declaração anual de quitação de débito. Essa, por sua vez, deve ser mantida por cinco anos”, explica Pablo Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor.

Pode jogar contas fora de quantos anos?

Água, luz, telefone e gás

Os comprovantes de pagamento devem ser guardados por cinco anos, prazo de prescrição da cobrança de taxas previsto no Código Civil.

Quais documentos pode jogar fora?

Contas pagas: o que você deve guardar e o que pode jogar fora
  • IMPOSTOS. ...
  • aluguel e condomínio. ...
  • CRÉDITO IMOBILIÁRIO. ...
  • consórcios. ...
  • PLANO DE SAÚDE. ...
  • CARTÃO DE CRÉDITO. ...
  • GARANTIAS. ...
  • INSS.

Quantos anos tem que guardar recibos de aluguel?

Os recibos de pagamento de aluguel devem ser guardados por três anos após o fim do contrato de locação e a consequente entrega das chaves.

Quanto tempo devo guardar comprovante de pagamento de IPTU?

o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.

É importante guardar contas pagas?

Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais: As declarações de quitação de débitos devem ser guardadas por cinco anos. Nota fiscal e certificado de garantia: Importante guardar pelo prazo de vida útil do produto ou serviço, pois, após o período de garantia podem existir vícios ocultos.

Quanto tempo os documentos devem ser guardados?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, art. 26, notas fiscais de compra de bens duráveis, como automóveis, devem ser guardadas durante toda a vida útil do produto. Já as de bens não-duráveis, como alimentos, devem ser guardadas pelo prazo de garantia legal de 30 dias.

Quanto tempo guardar documentos de carros vendidos?

Documentos do veículo e multas: O proprietário deve ficar com o certificado de compra e venda até que o veículo seja vendido ou trocado, já comprovantes de pagamento de multa devem ser guardados por 2 anos. Seguros: Guarde a proposta, a apólice e as declarações de pagamento por mais 1 ano após o fim do contrato.

Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

Prazo para guardar documentos de funcionários
  • Contrato de trabalho: Permanente.
  • Folha de pagamento: 10 anos.
  • Guia da Previdência Social: 10 anos.
  • Rescisão de contrato: 5 anos.
  • Aviso prévio: 5 anos.
  • Atestado médico: 5 anos.
  • Exames médicos admissionais, periódicos e demissionais: 10 anos.

Quais os documentos que devem ser guardados por tempo indeterminado?

Abaixo, você vai conhecer alguns documentos importantes que cumprem este requisito.
  • Documentos históricos. ...
  • Documentos relativos a FGTS. ...
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) ...
  • Livro Balanço Patrimonial/Geral. ...
  • Livro de Registro de Inventário. ...
  • Livro Diário. ...
  • Escritura de imóvel.

Quando descartar documentos?

É crença popular que, após cinco anos da produção de documentos, podemos nos desfazer destes, pois perderiam, nesse prazo, a necessidade de serem mantidos. Mas essa ideia não procede. Até se pode perder o valor administrativo, mas resta o valor legal, histórico, cultural ou de prova.

Pode jogar fora RG velho?

Nos casos de documento de identificação, por exemplo, o descarte só deve ser feito quando já foi emitida uma nova via; Não jogue no lixo! Por conterem, na maioria das vezes, informações e dados pessoais importantes, é imprescindível que o descarte de documentos não seja feito diretamente no lixo.

Como se desfazer de documentos antigos?

Assim, em hipótese alguma, elimine em lixo comum qualquer documento. Quando os documentos já são passíveis de eliminação, pode-se utilizar um triturador de papel, por exemplo, para inviabilizar as informações. Em seguida, é possível destiná-los à reciclagem.

Quanto tempo devo guardar contas de condomínio?

Os recibos de quitação de aluguéis devem ser guardados por três anos – prazo que o locador tem para cobrar aluguéis em atraso. Já os de condomínio possuem duas regras distintas. Aqueles com vencimento anterior a 11/01/1993 devem ser guardados por vinte anos conforme o Código Civil de 1916.

Quais documentos devem ser guardados por 30 anos?

Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o recomendável é guardar por 30 anos. É preciso ressaltar que existem situações em que o empresário deve guardar as comprovações por prazo indeterminado, como o livro de empregados e o contrato de trabalho, por razão da concessão de benefícios previdenciários.

Como arquivar recibos de pagamentos?

Dicas para arquivar documentos financeiros

E para o arquivamento deste material, você não precisa de nada muito elaborado: Para os que têm espaço em casa (um quarto específico para escritório), um arquivo de metal; Para os que não têm muito espaço disponível em casa, pastas sanfonadas podem ser excelentes substitutas.

Pode jogar fora holerite?

Contracheque ou holerite: Devem ser guardados por 5 anos. Notas de serviço: Devem ser guardados por 5 anos.

Artigo anterior
Como exibir assinatura digital no PDF?
Artigo seguinte
Como esta o feto com 14 semanas?