Quanto tempo tenho para registrar um contrato de arrendamento?

Perguntado por: Renato João Pinto de Amaral  |  Última atualização: 16. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (9 avaliações)

O Estatuto da Terra determina que o Arrendador deve comunicar o(s) Arrendatários(s), no prazo de até 06(seis) meses antes do vencimento do contrato, se pretende encerrar ou renovar o arrendamento. Esta comunicação é chamada de Notificação Premonitória e, de acordo com o § 3º do art.

É necessário registrar contrato de arrendamento?

Registre o contrato: O registro do contrato não é obrigatório, mas é extremamente importante que o faça, para que ele tenha validade perante terceiros.

Qual o prazo do contrato de arrendamento?

De acordo com o Estatuto da Terra e com o Decreto 59. 566/66, os contratos de arrendamento rural têm prazo mínimo de 3 anos e só poderão se encerrar após “ultimada a colheita, inclusive a de plantas forrageiras cultiváveis, após a parição dos rebanhos ou depois da safra de animais de abate” (Art.

Quais os prazos mínimos para o contrato de arrendamento?

Art 21. Presume-se contratado pelo prazo mínimo de 3 (três) anos, o arrendamento por tempo indeterminado (art. 95, II do Estatuto da Terra).

Como registrar um contrato de arrendamento em cartório?

Em regra, as partes só se dispõe a comparecer ao Cartório de Imóveis para averbar ou registrar um Contrato de arrendamento, se houver necessidade assegurar a cláusula de vigência ou para averbá-lo, se houver interesse em garantir o direito de preferência em uma futura venda do imóvel arrendado.

🔴🔵 Como registar contrato arrendamento e emitir recibo de renda 🔴🔵

30 questões relacionadas encontradas

Precisa registrar contrato de arrendamento rural?

O produtor rural que vai arrendar toda ou parte da sua propriedade precisa fazer o contrato de arrendamento rural. Veja como você, contador, pode ajudá-lo na elaboração deste documento! É comum que o produtor alugue toda ou parte da sua propriedade, caso ele não tenha tempo ou interesse de explorar a área de terra.

Quando o contrato não é registrado em cartório tem valor?

Resumindo. A maioria dos contratos pode ser formalizada de maneira menos solene, como um contrato verbal ou escrito entre as partes. A ausência de registro em cartório não afeta a validade desses contratos, desde que observadas as condições legais essenciais para sua celebração.

Qual o prazo mínimo do contrato de arrendamento rural?

13 , II , Decreto nº 59.566 /66, sendo de 3 (três) anos nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de exploração de lavoura temporária e ou de pecuária de pequeno e médio porte; ou em todos os casos de parceria.

Quais são os direitos do arrendatário?

Direitos dos arrendatários:

O arrendatário tem o direito de usar e fruir da terra arrendada de acordo com as condições estabelecidas no contrato de arrendamento. Ele pode plantar, criar animais e desenvolver atividades produtivas no imóvel rural.

Como se estabelecer prazos para o arrendamento rural?

A lei estabelece o prazo mínimo do contrato de arrendamento rural quando este for feito por um tempo determinado, que vai de acordo com a atividade que o arrendatário realizar na terra. Isso ocorre com o intuito de que se tenha tempo suficiente para auferir lucro após o investimento inicial.

O que não pode faltar em um contrato de arrendamento?

Se o arrendatário é pessoa física ou conjunto família; Objeto do contrato (no caso, o arrendamento rural), tipo de atividade de exploração e destinação do imóvel ou dos bens; Identificação do imóvel e número do seu registro no Cadastro de imóveis rurais do IBRA.

Quem paga ITR no arrendamento?

Art. 4º Contribuinte do ITR é o proprietário de imóvel rural, o titular de seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título. Parágrafo único. O domicílio tributário do contribuinte é o município de localização do imóvel, vedada a eleição de qualquer outro.

Qual é a diferença entre aluguel e arrendamento?

Qual é a diferença entre aluguel e arrendamento? A principal diferença é que um contrato de arrendamento permite que o arrendatário adquira o bem que usufruiu após o término do tempo estipulado entre ambas as partes. Enquanto esse combinado não acabar, contudo, a propriedade do imóvel continua sendo do arrendador.

O que o arrendatário deve registrar no reconhecimento inicial de um contrato de arrendamento?

Na data de início, o arrendatário deve reconhecer o ativo de direito de uso e o passivo de arrendamento.

O que não pode faltar no contrato de arrendamento rural?

Entre as condições obrigatórias estão:
  • Preço a ser pago pelo arrendatário.
  • Prazos de duração mínimos do arrendamento.
  • Notificação para retomada do imóvel.
  • Direito de preferência.
  • Renúncia do arrendatário.
  • Extinção e rescisão do contrato.
  • Concordância obrigatória do arrendador.
  • Proibições.

Como notificar o arrendatário?

Essa proteção ao arrendatário é reforçada pelo Decreto 59.566/1966, que regulamenta o Estatuto da Terra, estabelecendo também que as notificações devem ser enviadas por meio do Cartório de Registro de Títulos e Documentos de onde o imóvel rural está localizado: Art 22.

Como se dá a extinção dos contratos de arrendamento?

Consoante o artigo 26 extinguem-se os arrendamentos: 1) Pelo término do prazo do contrato e do de sua renovação. 2) Pela retomada. 3) Pela aquisição da gleba arrendada pelo arrendatário. 4) Pelo distrato ou rescisão do contrato.

Quais são os tipos de arrendamento?

Quais são os tipos de arrendamento? O arrendamento é uma modalidade contratual que possui quatro espécies. Sendo elas a rural, comercial, mercantil e royalty.

Qual o valor de um contrato de arrendamento rural?

No entanto, as formas de pagamento do arrendamento devem ser formalizadas em um contrato, seguindo algumas regras determinadas pela lei: O valor não pode ultrapassar 15% do valor do imóvel – quando arrendada em sua totalidade; Ou ainda, no máximo 30% do valor do imóvel – quando apenas uma parte determinada é arrendada.

Quais documentos precisa para fazer um contrato de arrendamento rural?

São requisitos para o registro:
  • Apresentar pelo menos uma das vias originais do contrato, assinada pelas partes. ...
  • Testemunhas: ...
  • Apresentar último CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, expedido em relação ao imóvel.

É possível o direito de retomada no contrato de arrendamento rural?

Em se tratando de arrendamento rural, o Estatuto da Terra prevê que é a ação de despejo a via processual adequada para a retomada do imóvel em caso de término do prazo contratual (art. 32 , inciso I , do Decreto n. 59.566 /66).

O que é arrendamento de curto prazo?

Arrendamento de curto prazo é o arrendamento que, na data de início, possui o prazo de arrendamento de 12 meses ou menos. O arrendamento que contém opção de compra não é arrendamento de curto prazo.

O que acontece se não registrar o imóvel em 30 dias?

Não vai ter uma sanção expressa. O fato é que não há prazo para esse registro. Você pode demorar 1 dia, 1 semana ou 10 anos, mas quanto mais demorar é pior pois você pode simplesmente perder a propriedade do imóvel.

Qual a vantagem de registrar um contrato em cartório?

Garantia de validade eterna, autenticidade e segurança jurídica são alguns dos principais pontos que levam até o ato. Atualmente o registro pode ser realizado de forma presencial ou eletrônica, por meio da Central RTDPJBrasil.

Quanto é para registrar contrato em cartório?

TAXA DE SERVIÇO

R$298,44 referente à taxa do registro da empresa; R$61,28 referente à taxa de emissão da certidão.

Artigo anterior
Quem julga os crimes de lesão corporal?
Artigo seguinte
Qual é o hospedeiro definitivo da Teniase?