Quanto tempo temos que guardar comprovantes de pagamento?

Perguntado por: Patrícia Salomé Gaspar Martins  |  Última atualização: 25. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

COMPROVANTES DE PAGAMENTO o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.

Quanto tempo guardar comprovante de pagamento de cartão de crédito?

Por 5 anos também devem ser guardados os comprovantes de mensalidade escolar, cartão de crédito e cursos livres. Nesse mesmo prazo também entram os comprovantes de IPTU, venda de veículos e Imposto de Renda Pessoa Física.

É importante guardar contas pagas?

Mesmo pagando as contas na versão digital, os consumidores devem guardar os comprovantes de pagamento para evitar possíveis cobranças duplicadas ou indevidas. Trata-se de uma orientação que faz parte da rotina dos órgãos que atuam em defesa dos Direitos dos Consumidores, como Idec e Procon.

Pode jogar contas fora de quantos anos?

Comprovantes de depósito bancário devem ser guardados até a comprovação do crédito em conta. Já extratos bancários devem ser guardados por 5 anos, para comprovação de pagamentos diversos, de salários e movimentação financeira (fisco, por exemplo).

O que fazer com contas pagas antigas?

As contas mensais podem ser descartadas. O consumidor deve saber que quitação anual só registra o que realmente foi pago. Se alguma conta fica em aberto no ano anterior, a empresa só dará a declaração referente aos meses pagos.

POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR DOCUMENTOS E COMPROVANTES DE PAGAMENTO?

36 questões relacionadas encontradas

Quais documentos pode jogar fora?

Contas de consumo, que são as de água, luz, gás e telefone, por exemplo, podem ser descartadas assim que o consumidor receber a declaração anual de quitação de débito. Essa, por sua vez, deve ser mantida por cinco anos”, explica Pablo Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor.

Como arquivar recibos de pagamentos?

Dicas para arquivar documentos financeiros

E para o arquivamento deste material, você não precisa de nada muito elaborado: Para os que têm espaço em casa (um quarto específico para escritório), um arquivo de metal; Para os que não têm muito espaço disponível em casa, pastas sanfonadas podem ser excelentes substitutas.

Quanto tempo devo guardar holerite?

Recomenda-se, então, que o profissional guarde o holerite por um prazo indeterminado. No entanto, no caso das empresas, a recomendação é que os holerites sejam armazenados por pelo menos 5 anos para que a empresa possa provar que os pagamentos foram efetuados corretamente, caso ocorra algum processo trabalhista.

Como conservar comprovante de banco?

Como conservar nota fiscal: 3 métodos de arquivamento de documentos fiscais
  1. Evite contato da nota fiscal com calor excessivo, água, solventes e óleos.
  2. Evite armazenamento em pastas e arquivos de plástico – use envelopes de papel.
  3. Evite exposição a luz fluorescente.
  4. Não esqueça comprovantes na carteira ou no carro.

Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

Prazo para guardar documentos de funcionários
  • Contrato de trabalho: Permanente.
  • Folha de pagamento: 10 anos.
  • Guia da Previdência Social: 10 anos.
  • Rescisão de contrato: 5 anos.
  • Aviso prévio: 5 anos.
  • Atestado médico: 5 anos.
  • Exames médicos admissionais, periódicos e demissionais: 10 anos.

Quais os documentos que devem ser guardados por tempo indeterminado?

Abaixo, você vai conhecer alguns documentos importantes que cumprem este requisito.
  • Documentos históricos. ...
  • Documentos relativos a FGTS. ...
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) ...
  • Livro Balanço Patrimonial/Geral. ...
  • Livro de Registro de Inventário. ...
  • Livro Diário. ...
  • Escritura de imóvel.

Quanto tempo devo guardar as contas de água e luz?

Se mesmo assim não obtiver êxito, deve registrar a reclamação no Procon Estadual ou do seu município. Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais: As declarações de quitação de débitos devem ser guardadas por cinco anos.

Quais documentos devem ser guardados por 30 anos?

Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o recomendável é guardar por 30 anos. É preciso ressaltar que existem situações em que o empresário deve guardar as comprovações por prazo indeterminado, como o livro de empregados e o contrato de trabalho, por razão da concessão de benefícios previdenciários.

Quanto tempo guardar comprovante de pagamento FGTS?

45 da Lei nº 8.212/1991, evitando assim, eventuais problemas com a fiscalização da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB). Toda a documentação relativa ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deverá permanecer guardada por período mínimo de 30 anos.

É necessário guardar holerites antigos?

Até quando o colaborador deve guardar o comprovante de pagamento? Legalmente falando, não há um prazo determinado para guardar o holerite. No entanto, o comprovante de pagamento é a prova da contribuição e do tempo de serviço do trabalhador. O documento também serve de base para um futuro pedido de aposentadoria.

Como provar que paguei uma conta se perdi o comprovante?

É possível, ainda, contactar a instituição financeira para obter uma segunda via do comprovante ou uma declaração que ateste a realização do pagamento. Em casos de pagamentos eletrônicos, como transferências ou boletos, a plataforma utilizada para efetuar o pagamento pode também emitir a segunda via de um comprovante.

O que é preciso fazer para conservar os documentos?

Armazenamento de documentos – Dicas rápidas de como arquivar documentos físicos
  1. Organize os documentos físicos por assunto e ordem cronológica. ...
  2. Utilize de pastas de plástico no armazenamento de documentos físicos. ...
  3. Alugue um espaço dedicado para guardar o Arquivo-Morto.

Quais são as 5 técnicas de arquivamento?

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
  • Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais empregadas na gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  • Método alfabético. ...
  • Método numérico. ...
  • Método eletrônico. ...
  • Método geográfico. ...
  • Arquivo morto. ...
  • Microfilmagem. ...
  • Nuvem.

Como jogar fora contas antigas?

Coloque os documentos em uma grande lata de lixo.

Use uma lata que seja alta e larga o suficiente para caber todos os documentos e líquidos que você vai descartar. Similarmente, o material deve ser forte o suficiente para que não se deteriore ao entrar em contato com o alvejante e a água.

Quanto tempo guardar a escritura de um imóvel vendido?

Escrituras de imóveis devem ser guardadas permanentemente, como comprovante de direito de propriedade. Em caso de venda, ela deve ser transferida ao novo proprietário. O Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) deve ser mantido por 1 ano, durante seu período de vigência.

O que é o comprovante de pagamento?

Um comprovante de pagamento é um documento com validade legal, capaz de garantir que uma transação financeira aconteceu. Ele é emitido pelo beneficiário como prova de que o valor combinado entre as partes foi transferido.

Quais documentos são de guarda permanente?

São considerados de guarda permanente os documentos indicados nas Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio e das Atividades-Fim e todos os processos, expedientes e demais documentos produzidos, recebidos e acumulados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual até 31/12/1940.

Quais documentos precisam ser armazenados fisicamente?

O arquivo físico é nada mais do que um papel com informações sobre algum assunto, seja contrato, dados pessoais, currículo, entre outros. Ou seja, ele serve para armazenar informações específicas sobre algum assunto, independente de qual seja.

Artigo anterior
Quais foram os fatores responsáveis pelo crescimento da China?
Artigo seguinte
Quantos dias depois da menstruação vem a ovulação?