Quanto tempo posso tomar espironolactona para acne?

Perguntado por: Lorena Matias de Nogueira  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

Varia de 30-90 dias.

Pode tomar espironolactona por muito tempo?

A maior preocupação com o uso prolongado da espironolactona é o aumento dos níveis de potássio e uma possível gravidez durante o tratamento, o que pode gerar problemas no feto. Em geral não causa malefício considerável ao fígado.

Quanto tempo pode tomar espironolactona?

O tratamento com a espironolactona deve ser mantido por no mínimo duas semanas de forma a garantir uma resposta adequada ao tratamento. No caso de ser necessário ajustar a dose da espironolactona, deve-se fazer somente conforme orientação médica.

Porque espironolactona melhora acne?

O que a espironolactona faz é diminui o nível de hormônio masculino nas mulheres. Esse efeito é chamado de ação anti-androgênica e é necessária para combater a acne, uma doença das glândulas sebáceas, controladas por esses hormônios.

O quê espironolactona faz na pele?

A espironolactona pode ser usada no tratamento da acne por atuar no bloqueio dos receptores de andrógenos (função antiandrogênica), suprimindo a produção de sebo de maneira dose-dependente. Pode ter efeitos colaterais tais como irregularidade menstrual, mastalgia, fadiga, cefaleia, etc.

Espironolactona para tratamento de acne? Entenda mais sobre esse medicamento | Dra. Mariana Piccinin

35 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a espironolactona leva para fazer efeito na pele?

O tempo médio para início de resposta é de 3 meses.

Quanto tempo o espironolactona começa a fazer efeito?

Características farmacodinâmicas Espironolactona Page 4 - 4 - O efeito diurético da espironolactona é geralmente de início tardio. O pico de ação é registrado cerca de 2 a 3 dias depois do início do tratamento, e a ação diminui novamente aproximadamente no mesmo período após o medicamento ter sido descontinuado.

Qual o melhor horário para tomar espironolactona para acne?

Ela pode ser tomada em qualquer horário.

Qual o melhor remédio para acne hormonal?

Neste caso, a medicação mais usada é a espironolactona. Uma outra possibilidade é o uso de anticoncepcionais orais combinados. Atualmente, o mercado disponibiliza anticoncepcionais de baixa dose com excelentes efeitos no controle da oleosidade da pele.

O que tomar para acabar com a acne hormonal?

O medicamento que neutraliza o efeito de andrógenos na pele é conhecido como tratamento antiandrógeno. Um tratamento hormonal que realmente funciona no controle da acne é nada mais, nada menos que “a pílula”. As pílulas anticoncepcionais contêm estrogênio e progesterona e bloqueiam o efeito de andrógenos no corpo.

Quais os riscos de tomar espironolactona?

As reações adversas mais comuns, são:
  • Náuseas,
  • Mal estar,
  • Cãibras nas pernas,
  • Dor ou presença de caroço nas mamas,
  • Perda ou crescimento de pêlos,
  • Erupções cutâneas,
  • Coceira,
  • Insuficiência renal.

Quando suspender espironolactona?

Os diuréticos só devem ser suspensos nos casos de insuficiência renal pré-renal, onde há aumento da creatinina em paciente com sinais de hipovolemia e os IECA em casos de hipercalemia grave ou insuficiência renal aguda (anúria ou oligoanúria associada a aumento da creatinina).

Qual o melhor antibiótico para tratar acne?

Os antibióticos mais usados são as tetraciclinas (tetraciclina, minociclina e doxiciclina) ou os macrolídios (azitromicina e eritromicina). Até há alguns anos, a tetraciclina era o antibiótico por via oral mais usado pelos dermatologistas, devido ao seu custo baixo e boa eficácia.

Porque tomar espironolactona à noite?

Não existe grande influência dos alimentos com este medicamento, porém, devido seu efeito diurético, deve ser preferencialmente utilizado no período da manhã, para evitar levantar à noite para ir ao banheiro.

Como a espironolactona age na queda de cabelo?

A Espironolactona bloqueia o receptor androgênico e inibe a produção de hormônio androgênico, assim é capaz de retardar a alopecia e promover o retorno de cabelos em mulheres. A Finasterida age de outra maneira, ela inibe a conversão de testosterona e DHT. Ou seja, são medicamentos com ações diferentes.

Para que serve espironolactona na musculação?

A espironolactona é indicada na prevenção da hipopotassemia (diminuição dos níveis sanguíneos de potássio) e hipomagnesemia (diminuição dos níveis sanguíneos de magnésio) em pacientes tomando diuréticos.

Como curei minha acne?

O tratamento da acne adulta dependerá da causa e da gravidade, podendo levar meses ou anos. Ele pode ser feito por meio de produtos tópicos na pele e com antibióticos e anti-inflamatórios ou outros tipos de medicamentos, como a isotretinoína, via oral.

Como acabar com a acne de dentro para fora?

Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo. Trata-se de um grande aliado de quem possui uma espinha interna.

Qual o hormônio que causa espinhas?

Durante a puberdade, os níveis de testosterona (hormônio masculino) aumentam em homens e mulheres. Nos homens, é o resultado do crescimento do pênis e dos testículos. Nas mulheres, músculos e ossos são fortalecidos. A testosterona também causa acne e é uma das razões pelas quais aparece durante a adolescência.

Qual a diferença entre espironolactona e Roacutan?

Não há problema em associar o Roacutan com a espironolactona pois o mecanismo de ação de ambos é diferente; porém o Roacutan é muito mais eficaz e a melhora da pele vai ocorrer gradualmente e progressivamente, e o resultado será muito bom e duradouro.

Como saber se a espinha e hormonal ou não?

Sinais da Acne Hormonal
  1. "Zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas.
  2. Espinhas avermelhadas e com nódulos.
  3. Inflamação e produção de sebo no rosto.

O que pode substituir a espironolactona?

Você certamente já está acostumado a prescrever espironolactona para tratar pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFEr). O que talvez não saiba é que agora temos uma nova alternativa disponível no mercado: a eplerenona.

Como eliminar a bactéria acne?

Tópicos antimicrobianos (antibióticos tópicos) ajudam a matar as bactérias na pele que podem infetar os folículos pilosos obstruídos. Deve sempre ser combinado com o peróxido de benzoíla, para prevenir o desenvolvimento de resistências bacterianas.

Qual o melhor antiinflamatório para acne?

Quais são os melhores remédios para acne?
  • Ácido salicílico.
  • Peróxido de benzoíla.
  • Retinoides: tretinoína e adapaleno.
  • Antibióticos: clindamicina e eritromicina, de preferência associados – no mesmo produto – aos retinóides ou peróxido de benzoíla.
  • Ácido azeláico.

O que pode substituir o Roacutan?

Alguns tratamentos que são bastante eficazes quando o assunto é minimizar ou eliminar por completo as acnes são:
  • Antibiótico para espinha.
  • Peeling e limpeza de pele.
  • Procedimentos com laser.
  • Cremes ou loções de uso tópico.

Artigo anterior
O que é endometriose pode engravidar?
Artigo seguinte
É normal ter pensamentos ruins?