Quais os requisitos subjetivos para a concessão do livramento condicional?

Perguntado por: Alexandre Simão Araújo de Pinto  |  Última atualização: 11. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

Os requisitos subjetivos, por sua vez, demandam fortes críticas, pois é exigido comportamento satisfatório durante a execução da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribuído e aptidão para prover à própria subsistência mediante trabalho honesto.

Quais os requisitos subjetivos do livramento condicional?

São considerados de caráter subjetivo os seguintes requisitos do livramento condicional: a) Comprovação de bom comportamento durante a execução da pena (art. 83, III, “a”). A comprovação deste requisito é feita por atestado de boa conduta carcerária elaborada pelo diretor do presídio.

O que diz a Súmula 441 do STJ?

Súmulas. Súmula 441 do STJ: "A falta grave não interrompe o prazo para obtenção de livramento condicional."

Quais as condições de quem está em liberdade condicional?

O livramento condicional. O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Quando não será possível conceder o livramento condicional?

Não podem obter livramento condicional os: a) condenados pela prática de crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se forem primários; b) condenados reincidentes em crime hediondo ou equiparado com resultado morte.

Direito Penal: Requisitos para concessão do livramento condicional

19 questões relacionadas encontradas

O que é livramento condicional e quais são seus requisitos?

Livramento ou liberdade condicional é o benefício que pode ser concedido a um condenado, que permite o cumprimento da pena em liberdade até total de sua pena, desde que preencha as condições e requisitos definidos no artigo 83 do Código Penal e 131 a 146 da LEP.

Qual o enunciado da Súmula 617 do STJ?

A ausência de suspensão ou revogação do livramento condicional antes do término do período de prova enseja a extinção da punibilidade pelo integral cumprimento da pena.

O que pode quebrar a liberdade condicional?

Ocorre a revogação do livramento condicional quando o apenado descumpre quaisquer das condições impostas pelo juízo no momento da concessão do livramento, ou quando venha a sofrer condenação por novo fato delituoso no curso do livramento.

Quanto tempo demora para o juiz assinar o livramento condicional?

Normalmente, o processo de apelação pode levar de dois meses a dois anos para o livramento condicional ser concedido.

O que significa pedido de concessão de livramento condicional?

O instituto do livramento condicional é benefício concedido a um apenado que permite o cumprimento da punição em liberdade até a extinção da pena. O condenado, no entanto, precisa preencher algumas condições previstas nos artigos 83 a 90 do Código Penal (CP) e nos artigos 131 a 146 da Lei de Execução Penal (LEP).

O que diz a Súmula 710 do STF?

SÚMULA 710

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

Qual é a data base para o livramento condicional?

Deve ser considerada a data da primeira prisão para concessão do livramento condicional, por ausência de previsão legal que autorize a descontinuação do período de prova, conforme entendimento consolidado pelo Supremo Tribunal Federal ( HC 415.129/SP ).

O que diz a Súmula 241 do STJ?

A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.

Quais foram as alterações trazidas pela Lei 13.964 19 referente ao livramento condicional para os crimes hediondos?

112 da LEP. Ou seja, a Lei 13.964/19 (Pacote Anticrime) resultou em tratamento mais benéfico a condenados por crime hediondo sem resultado morte reincidentes não específicos. Nesse cenário, a norma mais benéfica deve retroagir mesmo para fatos criminosos passados, anteriores à sua entrada em vigor.

Qual a diferença de livramento condicional e progressão de regime?

A progressão de regime ocorre durante o cumprimento da pena, enquanto o livramento condicional é uma possibilidade de liberdade antecipada, podendo ser concedido antes de o condenado cumprir integralmente a pena.

O que é requisito objetivo?

Os requisitos objetivos são aqueles que se referem à pena, não ao agente.

Quem concede o livramento condicional?

O livramento condicional poderá ser concedido pelo Juiz da execução, presentes os requisitos do artigo 83, incisos e parágrafo único, do Código Penal, ouvidos o Ministério Público e Conselho Penitenciário.

Qual a vantagem do livramento condicional?

O livramento condicional é a fase mais benéfica da execução da pena, tendo em vista que, nesse regime, o apenado está de certo modo protegido dos efeitos nefastos provocados pelo confinamento. Consiste na liberdade antecipada do apenado e depende do cumprimento de determinadas exigências previamente estabelecidas.

O que é mais benéfico regime aberto ou livramento condicional?

Em tese, o menos rigoroso, e, portanto, o mais vantajoso, seria obter o livramento condicional. Importante que, enquanto há recolhimento noturno em casa de albergado no regime aberto, tal obrigatoriedade não existe no livramento condicional.

Quais crimes não cabe livramento condicional?

Livramento Condicional e crimes hediondos

A lei de execuções penais prevê que nos casos em que houver condenação pela prática de crime hediondo ou equiparado com resultado morte o apenado não terá direito ao livramento condicional.

O que altera a Data-base do livramento condicional?

A prática de falta grave pelo sentenciado, no curso da execução da pena, acarreta a regressão do regime prisional e altera a data-base para a concessão de novos benefícios, exceto para fins de livramento condicional, indulto e comutação da pena.

Quem está em liberdade condicional pode viajar para outro estado?

A resposta é DEPENDE, uma vez que é necessário a prévia autorização do juízo da execução penal, para isso deve ser juntado nesse pedido de autorização informações como: Qual destino da viagem, o motivo, quantos dias ficará lá e qualquer outro documento que comprove o motivo da viagem.

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

O que acontece quando estou em liberdade condicional e comete crime?

- A prática de novo crime durante o gozo do Livramento Condicional enseja a suspensão cautelar do benefício. Inteligência do art.

O que diz a Súmula 227 do STJ?

Súmula: 227 A pessoa jurídica pode sofrer dano moral. Súmula: 228 É inadmissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para dar baixa na conta de luz?
Artigo seguinte
Quem recebe em conta corrente pode fazer portabilidade?