Quanto tempo pode durar a depressão Pós-parto?

Perguntado por: Inês Teresa Nunes Freitas Leite  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

A depressão pós-parto ocorre nas primeiras semanas de gestação podendo durar meses. Os sintomas podem ser leves no começo e irem se agravando com o tempo, assim o diagnóstico pode ser tardio.

O que causa a depressão Pós-parto?

Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais. No entanto, a principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez.

Como enfrentar a depressão Pós-parto?

Quais são as 4 melhores dicas de como lidar com depressão pós-parto e ansiedade?
  1. Fortalecer o relacionamento com o bebê ...
  2. Contar com a ajuda de pessoas próximas. ...
  3. Compartilhar o que está sentindo. ...
  4. Oferecer uma folga para si mesma.

Que remédio é bom para depressão Pós-parto?

Mulheres que estão amamentando podem usar inibidores seletivos da receptação da serotonina (ISRS), pois são os fármacos mais estudados, especialmente sertralina e paroxetina, pois são os que menos passam para o leite.

Quais os tipos de depressão Pós-parto?

Há três tipos de depressão pós-parto: tristeza materna – a mãe tem mudanças súbitas de humor, como sentir-se muito feliz e depois muito triste; depressão pós-parto – pode acontecer por alguns dias até meses depois do parto de qualquer bebê, não só do primeiro; psicose pós-parto: a mulher pode perder contato com a ...

Esclarecendo a depressão pós-parto | Momento Papo de Mãe

16 questões relacionadas encontradas

O que é depressão materna?

A depressão materna, também conhecida como depressão perinatal, engloba diversos transtornos do humor que se manifestam durante a gravidez e após o parto. As mães depressivas são mais suscetíveis de serem confusas, desleixadas e desligadas com seu filho.

Quando a mãe tem depressão?

Normalmente, a depressão materna mais grave e crônica está associada a diversos outros fatores de risco, entre os quais: histórico familiar e pessoal de depressão; estresse relacionado à situação conjugal, financeira ou de outra origem; e problemas associados ao parto, à saúde do bebê ou ao seu desenvolvimento.

O que é depressão Pré-parto?

A doença está associada à forma como a transformação de mulher em mãe é vivida e a fatores como histórico psiquiátrico, problemas afetivos e estresse. A oscilação hormonal e as alterações no corpo e nos hábitos advindas da gravidez também podem detonar a depressão.

O que fazer quando a mãe tem depressão?

Mas, afinal, o que você pode fazer para ajudar?
  1. Seja empático e procure ouvir com carinho.
  2. Incentive que seu amigo ou familiar procure ajuda de um especialista.
  3. Ofereça sua companhia.
  4. Sugira a prática de esportes e atividades ao ar livre.
  5. Lembre sempre que depressão tem cura.
  6. Procure entender a dor do outro.
  7. Seja paciente.

O que leva uma pessoa a ficar depressiva?

Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades. Diminuição da energia ou fadiga.

O que não se deve dizer a uma pessoa com depressão?

Veja o que você nunca deve dizer a alguém em depressão:
  • 1 - Comparar a situação dela com a de outras pessoas.
  • 2 - Pedir para olhar pelo lado positivo.
  • 3 - Perguntar à pessoa o que tem de errado com ela.
  • 4 - Pedir para “simplesmente seguir em frente” ou “sair dessa”
  • 6 - Dizer que irá se sentir melhor amanhã

O que as pessoas com depressão pensam?

Ainda podemos ter dias que são difíceis, mas também podemos ter dias em que nos sentimos bem e somos capazes de fazer as coisas. As pessoas pensam que a depressão é ter dias ruins. A verdade é que os humores flutuam bastante. A depressão é uma mistura de bons e maus dias.

Quando a mãe chora o que o bebê sente?

A ciência demonstrou que, durante a gravidez, seu bebê sente as mesmas coisas que você e com a mesma intensidade. Se você chora de tristeza, seu bebê vai experimentar na própria pele esse estado emocional. Ele vai sentir como se essa tristeza e essa angústia fossem dele.

É normal ficar triste no final da gravidez?

As gestantes produzem mais progesterona e isso afeta o sistema nervoso central, que começa a produzir dopamina. Essas transformações hormonais podem causar mudanças no humor de algumas mulheres, o que explica por que elas se sentem bastante deprimidas e, às vezes, até mesmo com vontade de chorar na gravidez.

O que acontece se a mulher chorar muito na gravidez?

Quando você está triste ou nervosa, libera hormônios que aumentam seu ritmo cardíaco. Isso é transmitido para o bebê e pode também alterar a pressão arterial do seu filho.

Quais os sintomas da psicose puerperal?

Os sintomas da psicose puerperal tendem a aparecer rapidamente e, em muitos casos, começam logo após o parto. Entre os aspectos mais comumente relatados estão confusão mental, choro e tristeza excessiva, delírios, irritabilidade, desconfiança, mudanças bruscas de humor e até mesmo perda de qualidade de sono.

Quem tem depressão pode cuidar dos filhos?

Além disso, saiba que a experiência de cuidar dos filhos quando se é depressivo não precisa ser carregada de culpa, preocupação, medo e desesperança. Você pode buscar ajuda e, aos poucos, recuperar o seu bem-estar emocional. O relacionamento com os seus filhos vai melhorar à medida que você começar a se sentir bem.

Como cuidar de uma pessoa depressiva?

Orientações para falar com quem está passando por uma crise de depressão
  1. Mantenha a calma. ...
  2. Acolha. ...
  3. Não se coloque como referência de comportamento. ...
  4. Escute e responda com base no que a pessoa está falando. ...
  5. Tente fazê-la refletir sobre a situação. ...
  6. Demonstre vontade de ajudar. ...
  7. Não diga “NÃO”

Quais são os tipos de depressão?

Quais são os principais tipos de depressão?
  • Depressão maior. É o tipo mais comum e genérico. ...
  • Sazonal. Essa não costuma dar tanto as caras no Brasil ou em outros países com temperaturas mais elevadas e clima ameno. ...
  • Distímica. ...
  • Atípica. ...
  • Psicótica. ...
  • Mista. ...
  • Melancólica. ...
  • Pós-parto.

Qual a diferença da depressão Pós-parto é psicose puerperal?

Diferente da depressão, a psicose puerperal provoca um afastamento da realidade. É um transtorno mental grave que acomete mulheres no fim da gestação ou no pós-parto. A mulher com psicose puerperal vivencia delírios ou alucinações e apresentam uma ruptura com a realidade.

Qual a diferença entre baby blues e depressão Pós-parto?

A principal diferença entre o Blues puerperal e a Depressão é o tempo. Enquanto Baby Blues costuma durar aproximadamente 15 dias, causado apenas pelas alterações hormonais, a Depressão Pós-Parto não passa e são raros os momentos de felicidade.

Qual antidepressivo pode ser usado na amamentação?

A maioria dos antidepressivos atualmente usados é de risco baixo ou muito baixo para a amamentação, ou seja, é seguro e pode tomar: Sertralina, Fluoxetina, Amitriptilina, Clomipramina, Imipramina, Nortriptilina, Citalopram, Escitalopram, Paroxetina, etc.

Qual remédio tomar pós-parto normal?

Pode ser necessária a associação de analgésicos comuns (paracetamol) ou anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs – ibuprofeno, cetorolaco). Compressas de gelo por 10-20 minutos durante 24-72h são eficazes para reduzir a dor e edema perineais pós-parto vaginal com ou sem laceração quando comparadas com placebo.

Artigo anterior
Onde fica a dor pélvica?
Artigo seguinte
O que é um histograma Lightroom?