Quanto tempo pode atrasar o condomínio?

Perguntado por: Carlota Lara Barbosa Lima Ribeiro  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

Lilian, Nao existe prazo detwerminando por quantos meses o morador pode atrasar o condominio. De preferencia, pagar sempre em dia. Quanto aos atrasos, a partir de 1 mês o sindico já pode cobrar na justiça.

Quem não paga condomínio pode ser despejado?

Condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios de um por cento ao mês e multa de até dois por centro sobre o débito... Vale ressaltar que o condômino sofre ação de cobrança e não pode ser despejado, caso seja proprietário do imóvel.

O que fazer com condomínio atrasado?

O QUE FAZER EM CASO DE ATRASO E EXECUÇÃO? Em caso de atraso o condômino deve procurar imediatamente um advogado que irá avaliar se estão presentes os requisitos legais para a execução, bem como, a intermediação de uma negociação com a administradora do condomínio.

O que pode acontecer se não pagar o condomínio?

Segundo o Código Civil, ao deixar de pagar o condomínio, o morador está sujeito a multa de 2% e juros de até 1% ao mês, conforme o que a convenção do condomínio determinar.

O que acontece se eu não pagar o condomínio do meu apartamento?

Se o condômino não pagar o que foi determinado pelo juiz em três dias, ele terá a penhora online, ou seja, tudo o que está em sua conta bancária é direcionado para o pagamento da dívida. Se não tiver o dinheiro na conta, os bens são penhorados. Nessa fase, o proprietário pode perder o imóvel.

Cobrança de condomínio atrasado.O que diz a lei

28 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo sem pagar condomínio o imóvel vai a leilao?

Quando um imóvel vai a leilão por falta de pagamento de condomínio? Se o morador não pagar em até três dias o valor determinado pelo juiz, a quantia será penhorada da sua conta bancária e repassada ao condomínio para acatar a dívida. Se o morador não tiver o dinheiro na conta, os bens serão penhorados.

Como negociar minha dívida de condomínio?

Conheça essas dicas para negociação efetiva da dívida de condomínio
  1. Entenda os motivos pelos quais a dívida de condomínio não foi paga. Moradia é o detalhe mais importante da vida de uma pessoa. ...
  2. Busque alternativas para a inadimplência. É improvável que uma cobrança sem flexibilidade funcione. ...
  3. Não abata valores da dívida.

Quem deve pagar o condomínio atrasado?

A lei diz que a responsabilidade da dívida sempre recai sobre o titular do direito sobre o imóvel. Ser proprietário é o que basta para torná-lo devedor de determinada prestação, que não deriva da sua vontade, mas sim de sua mera condição de titular do direito.

Como renegociar dívidas de condomínio?

Estabeleça um processo claro de cobrança

Enviar uma notificação de atraso, preferencialmente entregue em mãos; Estabelecer um prazo de negociação para conversar com o condômino e tentar negociar o pagamento da dívida; Ingressar com uma ação judicial de cobrança caso o pagamento não seja efetuado.

Como atualizar dívida de condomínio?

Para um entendimento geral, o condômino que incorrer em atraso no pagamento da taxa de condomínio terá que arcar com a atualização monetária do débito, multa sobre o valor corrigido, juros convencionados, além de honorário caso o inadimplemento seja enviado para escritório de um advogado.

Como deixar de pagar condomínio?

Uma delas é que pra não precisar pagar condomínio todo mês, basta você não morar em um deles. E a segunda é que há algumas exceções nesta regra. Uma delas é a isenção para quem ocupa um cargo – o de síndico, por exemplo.

Pode vender apartamento com dívida de condomínio?

Embora o síndico seja uma das partes mais interessadas quando se trata de um imóvel com dívida de condomínio, ele não tem muita abertura para interferir ou se envolver na negociação do imóvel. Afinal, não há nada que impeça o proprietário de vender a unidade, mesmo que ela possua débitos.

Como o síndico pode cobrar condomínio atrasado?

O síndico possui algumas maneiras de cobrar o morador inadimplente no condomínio, tais como carta de cobrança, protesto da dívida e ação de execução. A carta de cobrança deve ser a primeira medida, porque é possível que o pagamento tenha sido realizado.

Quem não mora no apartamento paga condomínio?

O imóvel vazio paga condomínio, porque ele ele pertence a uma pessoa física ou jurídica. Em qualquer caso, é o proprietário quem deverá pagar a taxa. Se for uma pessoa física, ele é responsável pela unidade.

Como é feita a cobrança de condomínio?

Como é feita a cobrança

A taxa de condomínio pode ser cobrada de duas formas: em uma taxa fixa, que se mantém todos os meses, ou por rateio. O valor fixo deve ser calculado e aprovado previamente em uma assembleia. Já no rateio, o valor varia a cada mês.

Como cobrar morador inadimplente?

  1. 1ª Dica: Entenda a Lei para saber como cobrar condomínio atrasado. ...
  2. 2ª Dica: Envie uma carta ou notificação de atraso. ...
  3. 3ª Dica: Converse com o morador e tente ajudá-lo. ...
  4. 4ª Dica: Acione o condômino judicialmente. ...
  5. 5ª Dica: Saiba quais medidas podem e não podem ser tomadas para condôminos inadimplentes.

Como vender um imóvel com dívida de condomínio?

O imóvel responde pela própria dívida do condomínio. Ou seja, o imóvel pode ser vendido judicialmente para cobrir a dívida. O novo comprador não poderá se utilizar da expressão “boa-fé”, simplesmente, para dizer que não é responsável.

Quem tem dívida ativa pode vender imóvel?

Kátia Evangelista. Em ambas as perguntas a resposta é sim, você tanto pode comprar quanto vender um imóvel inscrito na dívida ativa.

O que impede a venda de um imóvel?

A dívida mais comum é o IPTU, mas outros débitos, como taxas de coleta de lixo e multas causadas por alguma infração às leis municipais também podem impedir a venda do imóvel. Isso ocorre porque a propriedade fica em situação irregular.

Tem como ficar isento de condomínio?

Não basta ser eleito síndico para ter direito a isenção do condomínio, se faz necessário que exista previsão expressa na convenção de condomínio quanto a isenção: não basta a aprovação em assembleia, é necessária previsão na convenção.

Como pedir isenção de condomínio?

Todos os condôminos devem contribuir com as despesas do condomínio. Por vezes a convenção ou a assembleia podem conceder a isenção de condomínio ao síndico como uma forma de remunera-lo pelo trabalho. E nesse caso essa remuneração é informada ao IR para que o síndico apresente esse rendimento ao fisco.

Sou obrigada a pagar o condomínio?

Sim. Ela é obrigatória a todos e mesmo que o proprietário não esteja usando o imóvel ou morando ali, ele é obrigado a pagar o valor já que este é calculado pela soma das despesas e divido pelo total de imóveis.

Qual a taxa de juros para atraso de condomínio?

Segundo o novo Código Civil, a multa por atraso em pagamento deve ser de 2%. Os juros devem ser os contidos na Convenção. Caso a convenção seja omissa, devem respeitar o patamar de 1% ao mês. Para aumentar os juros, é preciso alterar a Convenção, com aprovação de 2/3 dos condôminos.

Como calcular o aumento da taxa de condomínio?

Some todas as despesas do condomínio, como por exemplo: pagamento dos empregados, conta de água (caso não haja hidrômetros individuais), energia consumida pelas áreas comuns (elevadores, iluminação, etc) etc. Faça uma projeção desse valor para 12 meses. Ou seja, calcule o quanto você gastará durante um ano.

Qual o índice de reajuste de condomínio?

Pode ser uma porcentagem de 5% a 10% das contas, para que haja dinheiro em caixa para o caso de alguma eventualidade ou acidente – diferente do Fundo de Reserva, que é obrigatório por lei, esse dinheiro a mais pode ser usado para pequenos reparos, por exemplo.

Artigo anterior
Quando o MAS tem valor aditivo?
Artigo seguinte
Qual a dosagem certa de diazepam?