Quanto tempo para curar tenossinovite?

Perguntado por: Íris Barros  |  Última atualização: 14. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

Tratamento da Tenossinovite de Quervain O tratamento não cirúrgico da Tenossinovite de Quervain envolve imobilização por um período de até 6 semanas, com órteses ou talas gessadas, com auxílio de compressas de gelo, medicamentos para melhora sintomática e fisioterapia para reabilitação.

Quanto tempo leva para curar uma tenossinovite?

Geralmente de 4 a 6 semanas!

O que piora a tenossinovite?

A Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço de repetição), nesse caso existe uma causa específica, não causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.

Qual o melhor antiinflamatório para tenossinovite?

Paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios (por exemplo, ibuprofeno) Injeção de corticoide no compartimento do tendão (a resposta varia, mas costuma ter bons resultados a longo prazo).

Como tratar tenossinovite na mão?

Em suma, inicia-se sempre com um anti-inflamatório (tipo não esteroidal ou tipo corticoide), uso noturno de órtese, com bloqueio do polegar (pode ser comprada em farmácias e lojas ortopédicas) e fisioterapia. Além da reabilitação com um profissional, deve-se realizar alongamento, diversas vezes ao dia.

Tendinite do ombro tem cura? Veja as causas e quais as consequências de não se tratar corretamente!

21 questões relacionadas encontradas

Como é a dor da tenossinovite?

A dor ocorre na palma da mão, na face palmar do polegar ou de outros dedos, podendo irradiar-se distalmente. A palpação do tendão e da bainha provoca dor; há edema e, às vezes, nódulo. O dígito afetado pode descansar em uma posição flexionada, e a extensão passiva provoca dor.

Quem tem tenossinovite pode trabalhar?

A incapacidade para o trabalho por sinovite e tenossinovite apresenta associação tanto da prevalência quanto da duração com o ramo de atividade, sexo, idade e espécie de benefício (previdenciário/acidentário).

O que causa tenossinovite na mão?

Uma causa muito frequente é que o tendão inflamado tenha sofrido lesões anteriores como as que são provocadas por traumas e quedas. Por causa desse episódio, com o tempo, a tenossinovite pode se desenvolver. Atletas e profissionais que realizam movimentos repetitivos durante o trabalho estão mais sujeitos ao problema.

Qual a melhor pomada para tenossinovite?

Proflam® (aceclofenaco) creme é indicado para todo tipo de processos locais dolorosos e inflamatórios, inclusive traumatismos e doenças inflamatórias agudas ou crônicas da musculatura esquelética, como tendinite, tenossinovite, dor articular, luxação, periartrite, distensão, dor lombar e torcicolo.

O que fazer quando se tem tenossinovite?

Tratamento de tendinite e tenossinovite

Tomar AINEs durante sete a dez dias pode reduzir a dor e a inflamação. Algumas vezes, corticosteroides (como betametasona, metilprednisolona ou triancinolona) e anestésicos (como lidocaína) são injetados na bainha do tendão.

Quem tem tenossinovite pode se aposentar por invalidez?

Pessoas que possuem tendinite crônica podem ter direito à aposentadoria por invalidez se a condição incapacitante for considerada permanente e total para o trabalho.

Qual a fisioterapia para tenossinovite?

Entre as terapias para tratamento da Tenossinovite de Quervain encontra-se a Fisioterapia com recurso a ultra-som, electroterapia, mobilização articular, alongamentos, massagem, exercícios de fortalecimento e agentes físicos (gelo).

O que significa ter tenossinovite?

Tenossinovite é um tipo de inflamação que causa dor em mãos, pés, tornozelos e punhos dos pacientes, porque afeta os tendões.

Qual médico trata tenossinovite?

O médico especialista responsável pelo tratamento da tendinite é o ortopedista.

O que é tenossinovite crônica?

A tenossinovite é caracterizada pela inflamação de um tendão e de sua bainha sinovial, estrutura que reveste o tendão. A principal função da bainha é reduzir o atrito do tendão com os músculos, ligamentos e ossos. A bainha é preenchida pelo líquido sinovial.

Quais os tipos de tenossinovite?

Os tipos mais frequentes de tenossinovite são:
  • Tenossinovite de De Quervain: acometimento dos tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar. ...
  • Tenossinovite estenosante dos flexores: afeta os tendões dos flexores dos dedos da mão, especialmente o indicador.

Como diagnosticar tenossinovite?

Pacientes que têm a tenossinovite de De Quervain normalmente sentem dor importante na base do polegar durante a realização deste teste. Na maioria dos casos, exames complementares não são necessários, porém, em algumas situações, a ultrassonografia pode ser solicitada para confirmar o diagnóstico.

Como prevenir a tenossinovite?

A grande parte das medidas de prevenção da tenossinovite estenosante são boas práticas comuns:
  1. Evitar movimentos repetitivos, em particular com os dedos, as mãos e os braços. ...
  2. Fazer exercícios adequados ao fortalecimento da zona afetada.
  3. Antes da prática desportiva fazer sempre o aquecimento.

Como aliviar dor de tenossinovite de Quervain?

Tratamento da Tenossinovite de Quervain

O tratamento não cirúrgico da Tenossinovite de Quervain envolve imobilização por um período de até 6 semanas, com órteses ou talas gessadas, com auxílio de compressas de gelo, medicamentos para melhora sintomática e fisioterapia para reabilitação.

Quando o dedo da mão não dobra?

Também chamado de Tenossinovite Estenosante, o dedo em gatilho ocorre quando o tendão flexor fica preso em sua polia na base do dedo. Cada vez que a pessoa fecha a mão completamente, não consegue esticá-la. E quando consegue, ocorre de maneira súbita e dolorosa, com um “click”, semelhante a um gatilho de revólver.

Qual é a diferença entre tendinite e tenossinovite?

Basicamente, a diferença entre tendinite e tenossinovite está na região afetada: no primeiro caso a inflamação acomete apenas o tendão, enquanto na tenossinovite a tendinite é acompanhada por inflamação da cobertura que protege o tendão (bainha do tendão).

Quanto tempo o INSS afasta por tendinite?

Agora, se você possui tendinite, mas a origem da doença não tem qualquer relação com o seu trabalho e as atividades que você desempenha, não se trata de doença ocupacional. Neste último caso, vai haver a exigência dos 12 meses de carência, isto é, você deve ter, no mínimo, 12 meses pagos ao INSS.

Quantos dias de afastamento por tendinite?

Empregado vinculado à empresa deve estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).

Quem tem tendinite pode pegar peso?

O ideal é fazer o trabalho de musculação quando a tendinite ainda está no começo, causando pouco impacto na articulação. Mas a maioria das pessoas só pensa em fortalecer o ombro com exercícios quando já a doença está mais adiantada e causando dor.

Artigo anterior
Quanto tempo leva para ficar com a barriga sarada?
Artigo seguinte
Como calcular o consumo do ar condicionado 9000 BTUs?