Quanto tempo o INSS paga o auxílio doença?

Perguntado por: Guilherme Gustavo Sá de Henriques  |  Última atualização: 4. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

O auxílio-doença pode ser concedido por um período de até 120 dias, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer incapacitado para o trabalho. Após, caso o segurado ainda esteja incapaz permanentemente de trabalhar, ele pode ser encaminhado para a Aposentadoria por invalidez.

Quanto tempo leva para receber o dinheiro do auxílio-doença?

Período de espera para concessão de benefício por incapacidade temporária cai para 26 dias em todo o país — Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

Como saber quantas parcelas vou receber auxílio-doença?

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Qual o valor pago pelo INSS para auxílio-doença?

Esse valor é chamado de salário de benefício. Porém, para o auxílio-doença, o segurado receberá 91% do salário de benefício, a menos que essa quantia ultrapasse o teto estabelecido para os benefícios do INSS. Nesse caso, o valor será limitado ao teto previdenciário vigente.

Quantas vezes posso fazer o pedido de prorrogação do auxílio-doença?

Para isso, basta acessar os canais oficiais do Instituto. Antes da nova regra, publicada em novembro de 2023, o trabalhador enfermo conseguia a prorrogação automática, sem precisar passar por perícia, por até duas vezes, mas apenas nos casos em que não houvesse agenda de atendimento em um período de 30 dias.

Qual o Prazo Máximo para Receber Auxílio-Doença do INSS?

19 questões relacionadas encontradas

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica?

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.

É necessário esperar a perícia médica para voltar a trabalhar?

Existem algumas circunstâncias em que o trabalhador pode voltar ao trabalho antes de passar pela perícia médica. São elas: Se o trabalhador já estiver recuperado antes do procedimento; Se o atestado chegar ao fim do prazo e a data da perícia ainda não tiver chegado.

Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?

O INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento do benefício após a concessão, em decorrência da perícia. Isso varia de acordo com o dia de aprovação do benefício. Se ele for liberado até o dia 20, será pago no mês seguinte à aprovação.

Quais são as 15 doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...

Quais são as 15 doenças que dá direito ao benefício?

15 doenças incapacitantes que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
  • Alienação mental. ...
  • Cardiopatia grave. ...
  • Cegueira. ...
  • Radiação por medicina especializada. ...
  • Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (HIV) ...
  • Doença de Paget. ...
  • Nefropatias graves. ...
  • Espondiloartrose anquilosante.

Onde cai o dinheiro do auxílio-doença?

Ao conceder um benefício, o INSS automaticamente localiza a agência bancária mais próxima à residência do segurado e emite um cartão específico para o saque dos valores.

Quantas parcelas o INSS paga?

A primeira parcela corresponderá a 50% sobre o valor do benefício. A segunda será paga com valor correspondente a diferença dos 50% antecipados e o total do abono anual. O 13º é pago normalmente no segundo semestre. Mas, desde a pandemia de covid-19 tem sido adiantado para estimular a economia.

Quais os direitos de um funcionário afastado?

Durante o período de afastamento pelo INSS, o trabalhador não recebe seu salário diretamente da empresa. Em vez disso, ele recebe um benefício previdenciário, calculado com base nas contribuições que fez ao INSS ao longo de sua carreira. Esse valor pode ser de até 91% da média dos maiores salários de contribuição.

Qual é o valor mínimo do auxílio-doença?

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.

Quem recebe o auxílio-doença tem direito ao décimo terceiro?

Além de aposentados e pensionistas, terão direito ao pagamento antecipado segurados e dependentes que tenham recebido em 2024 o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Como é feito o pagamento do auxílio-doença?

A mais comum é a de 12 meses (ou de 12 pagamentos). Ou seja, é preciso que o trabalhador tenha feito pelo menos 12 contribuições para INSS para ter direito ao auxílio-doença. Então, se você começou a contribuir em 01/03/2023, e continuou contribuindo por 12 meses, você vai cumprir a carência em 01/03/2024.

Qual o tipo de doença crônica que dá direito a aposentadoria?

Quais as doenças crônicas que dão direito a aposentadoria?
  • Doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e cardiopatia isquêmica;
  • Doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose pulmonar;
  • Doenças renais, como insuficiência renal crônica;

Quais são as doenças que o INSS encosta?

Veja abaixo quais são as doenças:
  • Tuberculose ativa.
  • Hanseníase.
  • Alienação mental.
  • Esclerose múltipla.
  • Hepatopatia grave.
  • Neoplasia maligna.
  • Cegueira.
  • Paralisia irreversível e incapacitante.

Qual o valor da aposentadoria por invalidez após auxílio-doença?

Hoje, um segurado do INSS que se aposenta por incapacidade permanente recebe 60% do salário de benefício, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo mínimo (20 anos homens e 15 anos mulheres).

Quanto tempo o benefício fica em análise?

Para a maioria dos benefícios, o prazo máximo para uma resposta é de 45 dias. Caso esse prazo seja ultrapassado, o segurado deve entrar em contato com o INSS, por telefone ou em uma agência, para obter informações sobre o motivo da demora. É importante anotar o número de protocolo do atendimento.

Como faço para saber se meu auxílio-doença foi aprovado?

Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS. Clique em “Entrar com gov.br” Informe CPF e senha e clique em “Entrar” Vá em “Consultar Pedidos”

Quem libera o retorno ao trabalho?

O atestado de retorno é um documento legal, emitido por médico do trabalho devidamente registrado nos respectivos conselhos regional e federal de medicina, e que tem por objetivo comprovar a aptidão do trabalhador ao retorno ao trabalho após período de afastamento.

Como saber se o INSS me liberou para trabalhar?

Entre no site oficial da Previdência: www.previdência.gov.br; No menu que se situa na lateral esquerda do site, clique em “Serviços do INSS”; Em seguida, clique no link “Consulta de situação de benefício”; Aparecerão as duas opções citadas: “Acompanhar pedido” ou “Resultado de requerimento de auxílio doença”.

Quando acaba o afastamento do INSS o que fazer?

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.

O que reprova na perícia médica do INSS?

Um grande erro na hora de ir fazer a perícia é não levar os documentos principais, como documento pessoal original com foto e documentos médicos, como exames, relatórios e prontuários atualizados. A função do perito é verificar se você tem direito ao benefício, evitando que possa haver possíveis fraudes.

Artigo anterior
Qual os alimentos que faz mal?
Artigo seguinte
É possível a exclusão do condômino considerado antissocial?