É possível a exclusão do condômino considerado antissocial?
Perguntado por: Leandro Rúben de Santos | Última atualização: 4. August 2024Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)
Mesmo após a reiterada aplicação de multas, penas previstas no Regimento Interno e Convenção Condominial, se o condômino permanecer em sua conduta antissocial, ele poderá ser expulso da vida condominial. No entanto, a exclusão definitiva do condômino é uma decisão que cabe apenas ao juiz deliberar.
É possível expulsar condômino antissocial?
Expulsão de condômino por atos antissociais só pode ser definida em assembleia — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
O que é comportamento antissocial em condomínio?
Como exemplos de comportamento antissocial de condôminos, podemos relacionar os seguintes: alterações estruturais amplas, idôneas a colocar em risco a saúde da edificação e segurança de seus habitantes; manutenção de casa de tolerância na unidade autônoma; atentado violento ao pudor; deficiência mental que traga riscos ...
O que diz o artigo 1337 do Código Civil?
O Código Civil permite no art. 1.337 a aplicação de multas que podem ser elevadas ao décuplo em caso de incompatibilidade de convivência com os demais condôminos. Multa mensal que tem como termo inicial a citação e o final a publicação da r.
É possível na convenção de condomínio cláusula de exclusão pessoal?
É permitida a inclusão de cláusula na convenção do condomínio que determine a exclusão do condômino antissocial? NÃO. A expulsão de um condômino que apresente condutas nocivas de maneira reiterada só pode ser realizadas após decisão judicial.
Exclusão de Condômino Antisocial
O que diz o artigo 1336 do Código Civil?
1. Nos termos do art. 10 , inc. I , da Lei 4591 /64, há vedação absoluta para obras que alterem a fachada e o conjunto arquitetônico do condomínio, por se tratar de patrimônio comum que deve ser preservado em relação aos interesses individuais.
O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?
1.348 , VIII , do CC dispõe que compete ao síndico, dentre outras atribuições, prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas. Extinção bem decretada.
O que diz o artigo 1146 do Código Civil?
Hoje, o artigo 1.146 do Código Civil estabelece que o adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, ...
O que diz o artigo 1313 do Código Civil?
O direito de adentrar em imóvel alheio para realizar obras é garantido pelo artigo 1.313, I, do Código Civil.
O que diz o artigo 1.784 do Código Civil?
1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.
Quais são as 4 marcas de uma personalidade antissocial?
- Desprezar a lei, indicado por atos repetidamente cometidos que são motivo de detenção.
- Ser enganador, indicado por mentiras repetidas, uso de pseudônimos ou ludibriar os outros por ganho pessoal ou prazer.
- Agir impulsivamente ou não planejar com antecedência.
O que ocorre com o condômino que tiver conduta antissocial?
Mesmo após a reiterada aplicação de multas, penas previstas no Regimento Interno e Convenção Condominial, se o condômino permanecer em sua conduta antissocial, ele poderá ser expulso da vida condominial.
Pode o síndico aplicar a multa aplicável ao condômino antissocial sem prévia notificação?
Ementa: Para impor multa a condômino por reiterado comportamento antissocial exige-se, do síndico, notificação com descrição objetiva do fato ou dos fatos a que corresponda ou correspondam cada comportamento nocivo, além de prazo razoável para defesa.
Quando um condômino pode ser expulso do condomínio?
A expulsão pode ser provocada por diversas circunstâncias, como perturbação da ordem, desrespeito constante à convenção do condomínio e casos de agressão. O que se busca verificar é se o comportamento do condômino causa prejuízos efetivos ao bem-estar e à saúde dos demais moradores, ou se representa um perigo.
Quando o condomínio pode ser processado?
Processo contra síndico de condomínio são cabíveis apenas quando há provas de que o gestor agiu de má-fé e cometeu atos ilícitos durante a sua gestão.
Pode expor o condômino inadimplente sob pena de dano moral?
Seja a divulgação em assembleia, balancete do condomínio, quadro de avisos do edifício e/ou elevadores. Isso porque excessos e exposição dos devedores a situações vexatórias e/ou humilhantes poderão gerar ação judicial por dano moral.
O que diz o artigo 1512 do Código Civil?
1.512, parágrafo único, garante que a habilitação para o casamento, o registro e a primeira certidão serão isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza for declarada, sob as penas da lei.
O que diz o artigo 422 do Código Civil?
422 do Código Civil: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.
O que diz o artigo 1240 do Código Civil?
Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
Como se dá o trespasse?
Trespasse acontece quando há a transferência onerosa de um estabelecimento empresarial como um todo, incluídos bens corpóreos e incorpóreos, com objetivo de manter a atividade, com algumas peculiaridades a serem observadas e com regulamentação disposta nos artigos 1.143 a 1.149 do Código Civil.
Como é feito o trespasse?
Requisitos de um Trespasse Comercial
O novo proprietário adquire as instalações e todos os elementos essenciais para o funcionamento do negócio (colaboradores, mobiliário, mercadorias, etc); A área do negócio tem de permanecer a mesma; Deve ser formalizado um documento escrito; Deve ser comunicado ao senhorio.
O que é o devedor primitivo?
Em outras palavras, o devedor primitivo é exonerado da obrigação, salvo se o assuntor era insolvente e o credor ignorava (art. 299 do cc). Assim, se o terceiro era insolvente, a exoneração do devedor originário não possui validade.
Qual é a lei que rege os condomínios?
LEI Nº 4.591, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1964.
Dispõe sôbre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.
O que diz a lei do condomínio?
De forma geral, a Lei de Condomínio aborda o direito de propriedade, uso da edificação, regras para convocação e realização de assembleias e demais detalhes como receitas e despesas do condomínio.
O que mudou na lei do condomínio?
A nova lei do condomínio reduz a insegurança do síndico sobre como proceder em caso de inadimplência. Ela torna a dívida contraída líquida e certa e fornece um caminho ágil para que o síndico reverta a situação e consiga manter a gestão de contas do condomínio mais eficiente evitando problemas de caixa.
Quanto tempo o INSS paga o auxílio doença?
Pode guardar bolsa térmica na geladeira?