Quanto tempo o Detran tem para julgar defesa?

Perguntado por: Luís Ivo de Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (65 avaliações)

Conforme emendaaprovada, os Detrans terão prazo de 180 dias para analisar a defesa prévia apresentada pelo motorista. Se esse prazo for descumprido, poderá ocorrer o cancelamento imediato da autuação.

Qual o prazo que o Detran tem para julgar um recurso?

Nos termos do artigo 285 e 288 do CTB, a autoridade de trânsito terá o prazo de 30 (trinta) dias, sem prorrogações, para julgar os recursos administrativos remetidos à JARI ou CETRAN.

Como saber se a defesa da multa foi aceita?

Para saber o resultado, o cidadão poderá:
  1. Consultar o serviço online Solicitar e acompanhar recurso de penalidade (defesa prévia / advertência / Jari / Cetran), desde que esteja cadastrado e faça login no site do Detran. SP. ...
  2. Aguardar o recebimento, no endereço de cadastro do veículo, de carta enviada pelo Detran.

Quanto tempo o Detran tem para julgar um processo de suspensão?

De cinco anos entre a infração e a notificação de abertura do processo administrativo; De três anos entre a interposição do recurso e o seu julgamento; De cinco anos para a aplicação de fato da penalidade, após a conclusão do processo.

Quanto tempo dura a defesa prévia?

281-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo este artigo, o prazo para apresentar a Defesa Prévia é de 30 dias, contados a partir da data informada na Notificação. O importante é que o condutor tenha ciência de que foi autuado e possa, então, exercer o seu direito de recorrer.

QUAL É O PRAZO PARA O JULGAMENTO DO RECURSO DE MULTA DE TRÂNSITO? | PAULO ANDRÉ CIRINO

39 questões relacionadas encontradas

Quem julga a defesa prévia?

O julgamento da Defesa Prévia é feito por um julgador designado pelo próprio órgão autuador. Neste momento, também, você tem a chance fazer a indicação de condutor, para o caso de outra pessoa ter cometido uma infração ao utilizar seu veículo.

O que é defesa prévia de multa?

A defesa da autuação (ou defesa prévia) consiste na indicação de erros ou inconsistências verificados na Notificação de Autuação de Infração de Trânsito ou no Auto de Infração de Trânsito (AIT). A defesa da autuação visa ao arquivamento do Auto de Infração de Trânsito antes que seja aplicada uma penalidade.

Quanto tempo uma multa pode ficar em efeito suspensivo?

Note que o § 3º deste artigo do CTB diz que poderá ser concedido efeito suspensivo ao recurso que não for julgado no prazo de 30 dias, o quer dizer que a penalidade fica suspensa até a decisão definitiva do mesmo.

Como ocorre o processo de suspensão da CNH?

O motorista é notificado por meio de uma cara com Aviso de Recebimento (A.R.) de que está se iniciando o processo de suspensão de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir dessa notificação, o motorista tem 30 dias para fazer a sua defesa, ainda em nível administrativo, por meio de carta para o Detran.

O que fazer quando recebe a carta de suspensão do direito de dirigir?

Ao ser determinada a penalidade de suspensão, o condutor não tem outra coisa a fazer, senão entregar a CNH em uma unidade do DETRAN. Isso, se todas as tentativas de cancelamento da penalidade forem negadas.

Como acompanhar o processo de recurso de multa?

1º Passo — Acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito do seu estado ou do órgão responsável em sua cidade e abrir a página referente a INFRAÇÕES e depois em ACOMPANHAMENTO DE RECURSO DE PENALIDADES.

Como saber se a identificação do condutor foi aceita?

A consulta poderá ser feita pelo Renavam do veículo, CPF ou CNPJ.
...
Para indicar pessoa física:
  1. Acesse o serviço “Indicação do Condutor” no app DER Online;
  2. Leia atentamente as instruções e em seguida clique no item “Ciente das informações”;
  3. Digite a placa e número do Auto de Infração de Trânsito (AIT);

Como verificar se a multa foi transferida para o condutor?

Acesse o site do Detran do seu estado; Acesse a área do site reservada para consulta de multas; Digite as informações solicitadas, como placa e Renavam.

Quanto tempo a JARI tem para responder um recurso?

É de conhecimento de todos que a JARI tem 30 dias para julgar o recurso a ela remetido. Isso é fato e é a previsão do artigo 285 do CTB: Art.

Quanto tempo em média leva para julgar um recurso a JARI?

Já a JARI e o CETRAN possuem prazo previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de 30 dias corridos. Entretanto, como os órgãos possuem uma demanda recursal volumosa, a demora é recorrente.

O que significa aguarda julgamento de recurso?

Isso passa quando o mesmo processo sai do âmbito atual e é revisto por um juiz de nível estadual ou federal. O julgamento pode parar no Supremo Tribunal Federal (STF), a última instância.

Quando começa o processo de suspensão da CNH?

Importante frisar que o processo de suspensão da CNH pode ser aberto num prazo de até cinco anos. Ou seja, se você atingiu o limite de pontos em janeiro de 2021, por exemplo, o órgão de trânsito pode instaurar o processo até abril de 2026. Atenção: o período de 12 meses começa a partir da primeira infração cometida.

Quando começa a valer a suspensão da CNH?

2) Se o recurso em 2ª instância for indeferido, a suspensão inicia no dia seguinte ao término do prazo para a entrega da CNH, que constará na notificação de resposta do órgão julgador. 3) Agora, se a habilitação for entregue antes das datas acima, a suspensão passará a valer a partir da data de entrega do documento.

Como funciona o efeito suspensivo da multa?

O efeito suspensivo é um direito que o condutor tem de não pagar pela multa e não tem de lidar com outras punições enquanto seus recursos não se esgotarem. Por isso, é possível adiar a adição de pontos na CNH ou outros efeitos como a cassação do direito de dirigir e suspensão da carteira.

O que pode acontecer quando a multa é suspensa?

O efeito suspensivo consiste na suspensão da obrigação de se cumprir as penalidades impostas pelo cometimento de determinada infração. Essa suspensão é válida enquanto não houver uma decisão (um julgamento) do órgão de trânsito sobre o recurso interposto pelo condutor.

Qual a chance de ganhar um recurso de multa?

Para você ter uma ideia de como o nosso trabalho é bem realizado, nós não podemos garantir com 100% de certeza que o seu recurso será acolhido pelas autoridades. Entretanto, recentemente, realizamos um levantamento de nossos resultados e concluímos que o nosso índice de sucesso é de, aproximadamente, 71%.

O que é um recurso de multa?

Recorrer de uma multa consiste na contestação do auto de infração, quando forem verificados erros ou falhas no próprio auto ou nas notificações, após a emissão da notificação de penalidade. Caso ainda não tenha ocorrido a notificação de penalidade, clique aqui.

Qual órgão em que se faz a defesa prévia ou apresentação de condutor infrator?

A Defesa Prévia é dirigida à autoridade de trânsito, que é o dirigente do órgão executivo com circunscrição sobre a via, que é quem aplica a penalidade (Ex. Diretor do Detran ou do D.E.R.) Você já deve ter ouvido falar que ao ser autuado em alguma infração de trânsito, você como cidadão, poderá recorrer.

Como se faz uma defesa prévia?

– precisa constar todos os dados pessoais do condutor (nome; nacionalidade; estado civil; CPF; RG; CNH; endereço; modelo do veículo, placa e número do RENAVAM); – na sequência, você deve apresentar os argumentos da sua defesa contra a imposição da penalidade, solicitando o arquivamento do auto da infração.

Quem analisa recurso de multa?

O Conselho Estadual de Trânsito é o órgão máximo do trânsito no Estado, no qual a função é julgar os recursos contra as infrações de trânsito em último grau na esfera administrativa. Essa segunda instância é a contestação do resultado do julgamento da JARI.

Artigo anterior
O que é isomeria Quais os tipos?
Artigo seguinte
Quem gosta de ver o sofrimento do outro?