O que ocorre com o filtrado glomerular durante o percurso pelo néfron?

Perguntado por: Rúben Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (63 avaliações)

Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida.

Qual o destino desse filtrado glomerular?

Nos túbulos renais, o filtrado glomerular é processado e transformado em urina. Outra característica importante do filtrado glomerular é a ausência de células do sangue (hemácias, leucócitos).

Como ocorre o processo de filtração glomerular?

O sangue proveniente da artéria renal chega a arteríola aferente que divide-se em inúmeros capilares glomerulares que se unem, formando a arteríola eferentes que tem a função de levar o sangue para fora do glomérulo, fazendo-o retornar à circulação sistêmica através da veia renal. ...

Qual o local do néfron onde ocorre a filtração glomerular?

Túbulo contorcido proximal: essa parte do néfron recebe o filtrado glomerular, que sofrerá o processo de absorção e excreção de substâncias. Alça de Henle: essa alça possui um formato de U, sendo constituída por um ramo descendente e um ramo ascendente.

Qual o papel do glomérulo no néfron?

O glomérulo é uma rede de novelo de capilares sanguíneos, por onde há a circulação de sangue arterial que é filtrado por esta estrutura.

Filtração glomerular, reabsorção e secreção

20 questões relacionadas encontradas

Quais as principais funções do néfron?

Néfron: função

Com cerca de 1,4 milhão deles presentes em nosso corpo (quase que 700 mil em cada rim), o néfron tem como principal função processar os fluidos que não serão mais úteis para nós, dando origem assim à urina.

Quais as partes do néfron e suas funções?

O néfron é a unidade básica funcional dos rins. É o responsável pela formação da urina, filtragem do sangue e absorção de água, sais minerais e outras substâncias. Um néfron é composto de outras estruturas como o glomérulo, cápsula renal, alça de Henle, túbulos e ductos coletores.

O que acontece no túbulo contorcido proximal?

O túbulo contorcido proximal caracteriza-se por sua alta capacidade de reabsorção dos solutos filtrados que, na sua maioria, estão acoplados à reabsorção do sódio. Cerca de dois terços da carga de Na+, que é filtrada, é reabsorvida neste segmento do néfron principalmente através da via paracelular.

Qual o local do néfron que a concentração de glicose no filtrado tubular é maior?

A unidade funcional do rim (néfron) apresenta uma compartimentalização a nível histológico e funcional que garante a homeostase da glicose. O túbulo contorcido proximal é o maior responsável pela reabsorção da glicose.

Como funciona o ciclo de filtração glomerular e como é realizada a TFG?

A taxa de filtração glomerular (TFG) é a medida da depuração de uma substância que é filtrada livremente pelos glomérulos e não sofre reabsorção ou secreção tubular, por isso é comumente usada como a medida padrão da avaliação da função renal.

Onde ocorre a filtragem do sangue?

Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.

Qual a principal barreira de filtração glomerular?

A barreira de filtração glomerular constitui, então, uma membrana mais espessa, formada a partir da associação entre a membrana basal das células endoteliais dos capilares glomerulares e a membrana basal dos podócitos.

Em qual órgão o sangue é filtrado?

Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação das toxinas do organismo. No Dia Mundial do Rim, assista ao vídeo da Tv Saúde e aprenda hábitos que você precisa adotar e/ou abandonar para manter o órgão saudável funcionando bem.

Em qual região do néfron A glicose é reabsorvida e como ocorre sua reabsorção?

O fato de normalmente quase não aparecer glicose na urina em condições normais indica que esta molécula é intensamente reabsorvida pelos Page 5 túbulos renais. Cerca de 98% da glicose filtrada é reabsorvida no túbulo proximal, principalmente em sua porção inicial (segmento S1).

Onde ocorre a reabsorção tubular?

O material proveniente da filtração segue para os túbulos renais, local onde ocorre a reabsorção. Nessa etapa, as substâncias importantes que não devem ser perdidas são reabsorvidas. Quase 99% da água filtrada no corpúsculo, por exemplo, é absorvida. A grande reabsorção é também verificada para glicose e aminoácidos.

Em qual segmento do néfron ocorre a reabsorção de glicose e aminoácidos?

No túbulo contornado proximal ocorre reabsorção de glicose, aminoácidos e vitaminas (transporte ativo); na parte descendente ocorre reabsorção de água (osmose); na parte ascendente da alça néfrica ocorre reabsorção de íons Na+ (e de Cl). Já no túbulo contornado distal e no tubo coletor há mais reabsorção de água.

O que o túbulo proximal secreta?

O Túbulo contorcido proximal reabsorve quase toda a glicose filtrada no seu 1/3 inicial. O restante é reabsorvido em segmentos distais. A excreção de glicose na urina ocorre apenas quando a concentração plasmática excede um limiar, geralmente superior a 250mg/dl de sangue.

Para que serve o túbulo proximal?

Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida.

O que é túbulo proximal?

Parte do nefrónio situado entre a cápsula de Bowmann e a ansa de Henle, nos rins dos vertebrados. É no tubo contornado proximal que ocorre a reabsorção de sais, de água e glicose provenientes do filtrado glomerular. Ao mesmo tempo é excretado ativamente ácido úrico e outros metabolitos.

Quais são os processos que ocorrem no néfron?

A formação da urina ocorre nos néfrons em um processo que envolve três etapas: a filtração, a reabsorção e a secreção.

Como os resíduos do sangue são filtrados?

Os rins filtram o sangue, extraindo resíduos tóxicos e reabsorvendo as substâncias aproveitáveis. O sangue entra pela artéria renal e, depois de extraídas as substâncias, o sangue filtrado sai do rim e retorna à circulação pela veia renal. Os rins filtram todo o sangue do corpo a cada cinco minutos, formando a urina.

Qual a principal força responsável pelo processo de filtração glomerular?

A pressão hidrostática, que é a principal força responsável pela filtração glomerular, é influenciada diretamente pela pressão arterial e pelo volume sanguíneo.

Quais são as barreiras de filtração do corpúsculo renal?

A barreira de filtração glomerular consiste em 3 elementos básicos:
  • Células endoteliais.
  • Membrana Glomerular Basal Carga Negativa.
  • Podócitos (epiteliais)

Quais as principais forças envolvidas no processo de filtração glomerular?

Existem forças estimulantes e opositoras à filtração glomerular, as quais podem citar: Favoráveis: Pressão hidrostática glomerular. Pressão coloidosmótica na Cápsula de Bowman.

O que acontece no processo de filtração?

A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.

Artigo anterior
Por que as soluções de NaOH não podem ser armazenadas em frascos de vidro?
Artigo seguinte
Como energizar a água com cristais?