Quanto tempo leva para decisão de admissibilidade do recurso de revista?

Perguntado por: Rodrigo Denis Azevedo Castro  |  Última atualização: 29. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

Atualmente, é de cerca de um mês o tempo aproximado de tramitação do processo desde o seu recebimento na Secretaria de Assessoramento Jurídico em Admissibilidade de Recursos (SAJAR) até a assinatura da decisão de admissibilidade pelo vice-presidente judicial do TRT-2, desembargador Rafael Pugliese.

Quanto tempo leva para julgar admissibilidade do recurso de Revista?

No juízo de admissibilidade são verificados os requisitos intrínsecos e extrínsecos do recurso. Tempestividade: a regra geral é de 15 dias úteis para apresentar recursos, com exceção dos Embargos de Declaração, cujo prazo é de 5 dias úteis. Interesse recursal (utilidade + necessidade).

Quanto tempo para julgar admissibilidade de recurso de Revista?

O prazo médio de espera para uma análise de admissibilidade, em 2020, era de cerca de um ano. Hoje, ele está reduzido para 60 dias.

O que é decisão de admissibilidade do recurso de Revista?

A admissibilidade da revista pressupõe que a decisão recorrida tenha se pronunciado de forma explícita sobre a matéria veiculada no recurso, ainda que se trate de violação frontal e direta à norma da Constituição Federal.

O que significa conclusos autos para decisão de admissibilidade do recurso de Revista?

A conclusão dos autos nada mais é do que o ato de enviar o processo ao magistrado para que profira algum ato, seja um simples despacho de andamento, uma decisão processual (interlocutória, liminar, por exemplo) ou a sentença.

JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE NO RECURSO DE APELAÇÃO

45 questões relacionadas encontradas

O que vem depois de conclusos para decisão de admissibilidade?

Após a fase de “conclusos para decisão”, é importante seguir algumas etapas: Aguarde a publicação oficial da decisão. Esteja atento à notificação das partes. Compreenda o teor da decisão.

O que vem depois do recurso de admissibilidade?

Logo, quando o recurso é interposto, antes de ser examinado em seu mérito, sofre um exame prévio, que é justamente o exame de admissibilidade, o qual resulta em uma decisão de admissão ou inadmissão do recurso. Se o recurso for admitido, ele segue, então, para a fase seguinte, que é o julgamento do mérito.

O que vem depois da decisão do recurso de revista?

Recurso de Revista: É o recurso contra o acórdão de recurso ordinário onde o caso será levado para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Recurso Extraordinário: É o recurso contra a decisão da última instância do TST onde o processo é endereçado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O que vem depois do recurso de revista negado no TST?

Qual recurso depois do TST? Após decisão do juiz sobre quaisquer desses recursos, é possível ingressar com um novo recurso, chamado de "agravo de petição", no prazo de oito dias.

Quem julga a admissibilidade do recurso de revista?

No TST, a competência para conhecer e julgar o Recurso de Revista pertence às Turmas daquela Corte Superior.

Qual é o último recurso de um processo trabalhista?

O último recurso de um processo no TST é chamado de Recurso Extraordinário.

Qual o valor do recurso de revista?

Os reajustes entram em vigor no dia 1º de agosto de 2023. Pela nova tabela, o limite do depósito para a interposição de recurso ordinário passa a ser de R$ 12.665,14. Nos casos de recurso de revista, embargos e recurso em ação rescisória, o valor será de R$ 25.330,28.

O que acontece quando não admitido o recurso de revista?

Se o seu Recurso de Revista possuir o seguimento denegado, o recurso cabível é o Agravo de Instrumento em Recurso de Revista. Na Justiça do Trabalho o Agravo de Instrumento é o recurso utilizado para recorrer da decisão denegatória de outro recurso, não se confundindo com o mesmo recurso na Justiça Comum.

O que quer dizer decisão de admissibilidade?

Juízo de admissbilidade: requisitos para o exercício da ação e do processo. O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.

Quando é aceito o recurso de Revista?

Prazo do Recurso de Revista

Ele segue a regra geral dos recursos trabalhistas, devendo ser interposto em 8 dias. O mesmo prazo também vale para as contrarrazões do recurso de revista. Importante lembrar que a Fazenda, o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria têm prazos em dobro.

Qual o tempo máximo que um processo pode ficar parado no TST?

Boa Tarde, depende do tipo de processo ou recurso, e qual instância o mesmo vai, TST, STF, STJ, contudo, mesmo assim o processo poderá demorar, dois, três anos ou até mais, salvo se já houver jurisprudência sobre o assunto, no máximo poderá demorar dois anos.

Quanto tempo demora conclusos para voto decisão no TST?

Quanto tempo demora conclusos para voto decisão no TST? Quando os autos são conclusos para julgamento, o juiz tem o dever de proferir a sentença no prazo de 15 dias, conforme previsto no artigo 495 do Código de Processo Civil. No entanto, esse prazo pode ser prorrogado pelo juiz, se for necessário.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Quanto tempo leva em média um processo trabalhista no TST?

E na segunda instância? De acordo com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho), a primeira instância demora, em média, 228 dias para julgar uma ação trabalhista e 398 dias para julgamento em segunda instância. Já o TST estabeleceu um prazo de 508 dias entre a data de chegada do processo e a data da baixa.

Como saber quando meu processo vai ser julgado no TST?

Consulte andamentos de processos por telefone - utilize o serviço "Disque-Ouvidoria", por meio do número 0800-644-3444 - dias úteis, das 9h às 18h.

O que acontece depois que o processo vai para o TST?

Quando um processo chega ao TST, seu papel é realizar uma interpretação da legislação trabalhista, junto à jurisprudência, avaliando o entendimento do TRT.

Como é julgado um recurso de revista?

Em regra, o recurso de revista é julgado pelas Turmas do Tribunal Superior do Trabalho (art. 896, caput, da CLT).

Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso de revista?

O recurso de revista tem como requisito de admissibilidade o prequestionamento, nos termos do art. 896, § 1o-A, I, portanto, a parte que está recorrendo deve comprovar que já tratou da matéria recorrida em instância inferior.

Quanto tempo demora um processo de recurso?

tempo médio de espera em tribunais federais demora em torno de 1 a 7 meses; Tribunais Regionais do Trabalho tendem a ser mais rápido e levam em torno de 5 meses; No Superior Tribunal de Justiça, o julgamento leva em torno de 8 meses.

Quanto tempo demora depois de conclusos para decisão?

O tempo pode variar dependendo da complexidade do caso, da carga de trabalho do juiz e da necessidade de análise detalhada de documentos e provas. Recomenda-se que não ultrapasse 30 dias, conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Artigo anterior
O que é solidariedade em tempo de pandemia?
Artigo seguinte
Quantos títulos a Loud tem?