Como deve ser feita a limpeza das feridas?

Perguntado por: Sandro Gonçalo Leite Tavares Fonseca  |  Última atualização: 8. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico.

Como deve ser feita a limpeza de uma ferida?

Limpeza da pele: proceder a partir das bordas da ferida para fora, esfregar em círculos concêntricos com solução contendo clorexidina ou iodopovidona seguida de solução alcoólica. Não introduzir um agente de limpeza diretamente à ferida porque muitos são tóxicos aos tecidos e podem interferir na cicatrização da ferida.

Como é feita a limpeza de um curativo?

Um curativo que pode ter aderido à ferida pode ser embebido em água ou solução salina por alguns minutos e então removido com tração suave; isso minimizará a remoção do tecido de granulação com o curativo.

Qual a forma correta de fazer um curativo em um ferimento?

Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico; Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.

Como cuidar de uma ferida?

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

LIMPAR FERIDAS · QUAL O MELHOR PRODUTO?

20 questões relacionadas encontradas

Quais os cuidados de enfermagem no tratamento de feridas?

É necessário também lavar a ferida com soro fisiológico e utilizar gazes molhadas para eliminar as possíveis secreções — a atenção à limpeza deve ser redobrada, pois evita infecções. Após isso, é preciso cobrir o ferimento com um novo curativo, de modo a permitir a circulação de ar.

Como limpar uma ferida infectada?

A higienização da ferida inflamada deve ser feita com antissépticos ou usando água e sabão, com cuidado para não causar muito incômodo nem machucar mais a área afetada. Com essa medida, você está auxiliando o organismo a manter o local livre de partículas e microrganismos nocivos.

Qual é a sequência correta para a realização dos curativos?

Curativo simples para cortes
  • Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico;
  • Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo;
  • Cubra a ferida com gaze seca e prenda-a com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.

Quais são os 4 tipos de curativo?

CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo. CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica. CURATIVO ABERTO – limpeza da lesão mantendo-a exposta ao meio externo.

Quais são as etapas do curativo?

DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO:
  • Receber o paciente de maneira cordial.
  • Explicar o procedimento a ser realizado.
  • Manter o paciente em posição confortável.
  • Manter a postura correta durante o curativo.
  • Lavar as mãos.
  • Preparar o material para a realização do curativo.
  • Avaliar a ferida.

Qual a técnica para realizar um curativo?

Aplicar o AGE topicamente sob a lesão; Ocluir com cobertura secundária de gaze, chumaço ou compressa, fixar com atadura, fita hipoalergênica ou esparadrapo. PERÍODO DE TROCA O curativo deve ser trocado toda vez que estiver saturado com a secreção ou, no máximo, a cada 24 horas.

Quais são os 3 tipos de curativos?

5 tipos de curativos
  • Alginato. Alginato de cálcio com sódio é uma solução incolor e com rápida absorção pela pele, além de facilitar no desbridamento da ferida. ...
  • Hidrogel. ...
  • Carvão ativado. ...
  • Antissépticos. ...
  • Hidrocolóide.

Quais os curativos que o técnico de enfermagem pode fazer?

Aos técnicos de enfermagem cabem a realização dos curativos nas lesões de pressão de grau 1/1 e 2/11, e quando prescrito e capacitado pelo enfermeiro as de grau 3/111, assim como assistir o enfermeiro no planejamento das atividades de assistência (COFEN, 2015).

Quantas vezes lavar ferida?

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Qual o melhor curativo para ferida aberta?

Nebacetin é uma pomada com efeito antibiótico que pode ser usada em feridas abertas, como queimaduras e cortes, com o objetivo de prevenir infecções. Combinando a neomicina com a bacitracina zíncica, é capaz de inibir o crescimento bacteriano no machucado.

Qual é o melhor antisséptico para feridas?

O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.

Quanto tempo o curativo pode ficar na ferida?

-Aplicar o curativo na ferida, evitando ultrapassar a borda, e cobrir com cobertura absorvente secundária. O tempo de permanecia dependerá do tipo de lesão e avaliação do profissional, podendo permanecer no leito até 7 dias.

O que são feridas limpas contaminadas e infectadas?

Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.

O que é o exsudato?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas.

É melhor deixar a ferida aberta ou fechada?

A ferida, por ser aberta, acaba se transformando numa porta de entrada para agentes externos. É preciso criar uma barreira para que esses microrganismos não tenham passagem. Portanto, é muito importante fazer um curativo sobre a lesão, impedindo o acesso de agentes que podem contaminar a lesão.

O que passar em uma ferida aberta?

Tratar a ferida com curativo

Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

Tem que lavar a ferida?

Limpe a ferida

Na maioria dos casos, quando a gaze cobrindo um ferimento precisa ser substituída, a limpeza também é necessária. Em caso afirmativo, use apenas a substância recomendada pelo médico, isso irá garantir que você está contribuindo para a sanitização e cicatrização da ferida e prevenir infecções futuras.

Como limpar ferida com necrose?

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Qual o melhor antibiótico para cicatrizar feridas?

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Como se chama o enfermeiro que cuida de feridas?

O enfermeiro especialista em estomaterapia ou estomaterapeuta (ET) é definido como aquele que possui conhecimentos, treinamento específico e habilidades para o cuidado dos clientes ostomizados, portadores de feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária(1,13).

Artigo anterior
Qual tipo de prata não escurece?
Artigo seguinte
Quanto custa para desentupir esgoto?