Quanto tempo dura o líquido de arrefecimento?

Perguntado por: Ana Helena Borges de Azevedo  |  Última atualização: 17. April 2022
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Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Quanto tempo deve durar a água do radiador?

As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano. É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo.

Quanto tempo dura o aditivo do radiador?

O recomendado é que toda a água e o aditivo do sistema de arrefecimento sejam trocados a cada 2 anos. Lembre-se: usar apenas água desmineralizada e o aditivo na proporção indicada pela montadora do veículo, não fazer a troca do líquido preventivamente trará danos significativos ao longo do tempo.

Pode completar o líquido de arrefecimento?

A troca do líquido de arrefecimento só pode ser feita depois de uma limpeza completa do sistema. Há a necessidade também de ser realizada a “sangria” deste, já que não se pode ter bolhas de ar dentro do circuito, que deve ser preenchido somente com água desmineralizada e aditivo.

É normal baixar água do reservatório?

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

Quanto tempo para trocar o aditivo do radiador

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Porque a água do reservatório está sumindo?

A válvula termostática pode não funcionar corretamente e, por isso, ela não abre o suficiente para que a água se desloque do motor para ser resfriada no radiador. Há a elevação da temperatura do líquido dentro do motor, vaporizando e aumentando a pressão no sistema.

Porque baixar o nível de água do radiador?

Água baixando no radiador, é normal? Com o tempo, é natural que o líquido de arrefecimento vai baixando o nível. Isso é normal. Porém, se estiver muito abaixo do nível mínimo, depois de ter completado recentemente, pode haver vazamentos, ou passando pela junta do cabeçote.

Pode misturar líquido de arrefecimento?

Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador

O fluido de arrefecimento do radiador pode trazer vários benefícios para seu carro e, por isso, é um baixo investimento que vale muito a pena!

Pode encher o reservatório do radiador?

Com relação ao abastecimento do reservatório, o líquido nunca pode ultrapassar a quantidade mínima ou máxima recomendada. “Se estiver muito vazio, o motor não será resfriado. Se estiver muito cheio, pode haver excesso de pressão e rompimento das mangueiras de conexão do radiador com o motor.”

Pode completar aditivo no radiador?

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É metade água, metade um aditivo chamado etilenoglicol, e já existe à venda os frascos com essa mistura pronta. E é com ele que se deve completar, porque se toda vez que parar no posto completar com água pura, não demora muito e a proporção do aditivo cai a zero.

Pode completar o aditivo do radiador com água?

Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento! Após inserir o líquido até a marcação indicada, é importante rosquear a tampa do reservatório com firmeza e precisão, evitando que ela fique mal posicionada a ponto de ocorrerem vazamentos no sistema.

Pode misturar água com aditivo?

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

Quando verificar a água do radiador?

A maneira mais rápida de fazer essa verificação é durante a adição do líquido no reservatório. Se o nível da água abaixa imediatamente após a adição, busque auxílio de um mecânico. Atenção: cuidado na hora de conferir a água do motor. Meça sempre com o motor frio, pelo menos 10 minutos depois de desligar o veículo.

Qual a maneira correta de colocar água no radiador?

Como colocar água no radiador: encontrando o reservatório

A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.

Pode colocar água no radiador com o motor quente?

Não é aconselhável abrir o reservatório de expansão – aquele onde completamos a água – quando o motor estiver quente, pois esse reservatório funciona com pressão e pode causar sérias queimaduras.

É normal a água do reservatório de água subir um pouco?

Normal! A água tem que subir mesmo, porque ela aquece e tem se expandir no sistema. Como ela não tem pra onde fugir, ela sobe mesmo, dando a impressão que vai estourar o reservatório de expansão.

Qual a diferença das cores dos aditivos?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

Qual o líquido de arrefecimento que devo utilizar no veículo?

O líquido de arrefecimento deve SEMPRE ser completo com a mistura ideal de água e aditivo, recomendada pelo fabricante e garantindo que não haja danos no sistema de arrefecimento.

Como Desmineralizar água da torneira?

O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.

Como saber se a água do radiador está indo pro motor?

Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.

Qual o sintoma de junta do cabeçote queimada?

Junta do cabeçote queimada

Fumaça excessiva nos canos de escape; Redução rápida da água do radiador; Velas de ignição úmidas; Falhas no motor.

O que acontece quando a água do radiador some?

Se a água está abaixo do nível ideal, o motor acaba funcionando em uma temperatura mais alta do que deveria e pode superaquecer, o que pode danificar peças importantes do carro, como juntas, selos e o próprio radiador, além de causar danos sérios ao sistema do veículo.

Qual o valor da junta do cabeçote?

Uma junta do cabeçote nova pode variar de preço. Ela pode ser encontrada por R$ 150 a até R$ 400. Mas, se o seu carro for importado, o valor pode superar os R$ 2 mil, dependendo do modelo e marca.

O que acontece quando seca a água do radiador?

Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso. A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido.

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