Quanto tempo demora um despejo?

Perguntado por: Salomé Reis Torres  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (21 avaliações)

O tempo de duração da ação de despejo varia de acordo com esses motivos e o processo pode levar entre 6 e 12 meses para que seja concedida a decisão final. Isso acontece pois o tema é muito controverso, especialmente nos casos em que o imóvel é utilizado como moradia pelo locatário.

Quanto tempo leva para um juiz da ordem de despejo para um inquilino?

O comum é aguardar o período de 30 a 60 dias, mas nada impede o proprietário de acionar a Justiça já no dia seguinte ao primeiro atraso. Isso, porém, é bem incomum, justamente por ser uma medida extrema.

Quando o inquilino não pode ser despejado?

No caso de vícios normativos na ação de despejo, o inquilino não pode ser despejado. Por exemplo, se o locador não apresentar motivo para despejar o locatário, ou se houver purga da mora, que é o pagamento da dívida no prazo.

Qual o prazo para despejo do inquilino?

O pedido de desocupação de imóvel alugado deve ter o prazo de saída do inquilino. De modo geral, é de 30 dias. Contudo, existem situações específicas. Por exemplo, se ocorrer uma ação de despejo por inadimplência, a Lei do Inquilinato determina que o período para deixar o local é de 15 dias.

Qual é o prazo para o inquilino sair do imóvel?

Quanto tempo o inquilino tem para desocupar o imóvel? A Lei do Inquilinato determina um prazo de 30 dias para a desocupação do imóvel, contados a partir do dia em que o proprietário notifica o inquilino que deseja encerrar o contrato.

Quanto tempo demora uma ação de despejo?

21 questões relacionadas encontradas

Pode chamar a polícia se o inquilino não quiser sair do imóvel?

Caso a decisão judicial seja favorável ao dono da propriedade, o inquilino tem até seis meses para desocupá-la. Se o locatário não tiver saído seis meses após a decisão judicial, o proprietário pode chamar a polícia para obrigá-lo a sair do imóvel.

Quais são os direitos do inquilino quando o proprietário pediu o imóvel?

O inquilino tem o direito de apresentar defesa

Como falamos, o locador pode pedir o imóvel de volta em caso de inadimplência do inquilino. Porém, se esse foi o motivo apresentado pelo proprietário e o inquilino tiver feito o pagamento corretamente, ele tem o direito de se defender.

Estou sendo despejado o que fazer?

Após a decisão e a abertura do processo na justiça, restará ao inquilino apenas duas alternativas:
  1. a) desocupar o imóvel;
  2. b) pagar a integralmente a dívida principal, acrescida de multa, juros moratórios, atualização que houver, custos e honorários advocatícios. Somente assim, ele poderá continuar no bem locado.

Pode expulsar o inquilino?

Segundo o artigo 47 da Lei do Inquilinato, o proprietário pode despejar um inquilino que não tem contrato. Porém, para que isso seja legalmente possível, o dono do imóvel precisa ter uma justifica plausível, como atraso no pagamento do aluguel ou danos causados à propriedade, por exemplo.

Quem tem filho pequeno pode ser despejado?

Doença, idade, gravidez e filhos menores de idade não são impedimento para a execução da ordem de despejo. Ou seja, caso as despesas previstas em contato estejam em débito, o proprietário do imóvel poderá realizar a ordem de despejo, mesmo nesses casos.

Quais os direitos do inquilino que não tem contrato de aluguel?

Receber comprovante de pagamento: o inquilino pode exigir que o dono forneça um recibo do pagamento do aluguel. Além disso, pode exigir que coloque uma descrição detalhada de tudo que for cobrado. Ter 30 dias para mudança: mesmo que o dono peça o imóvel, o inquilino tem direito a ter, no mínimo 30 dias para se mudar.

O que fazer quando não tem dinheiro pra pagar o aluguel?

Caso o inquilino não efetue o pagamento do aluguel após a notificação, o locador pode ingressar com uma ação de despejo por falta de pagamento junto ao Poder Judiciário. Nesse processo, o locador precisa comprovar que a dívida de aluguel não foi paga.

Estou com um mês de aluguel atrasado posso ser despejado?

Estou com o aluguel atrasado: quando posso ser despejado? O dono do imóvel pode entrar com processo de despejo no dia seguinte ao atraso do aluguel. É isso mesmo, após 1 dia da falta de pagamento você já pode ser processado pelo proprietário.

Como funciona o despejo forçado?

Se o locatário não desocupar o imóvel no prazo da liminar, o locador poderá requerer ao juiz a expedição do mandado de despejo forçado, que será cumprido por um oficial de justiça, com o auxílio de um chaveiro e de um representante do locador.

Qual o valor de uma ordem de despejo?

O valor de uma ação de despejo pode variar de acordo com alguns fatores como a forma contratual, valor do aluguel, dívida e o tempo de locação. Entenda! Uma ação de despejo pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 40.000,00, levando em consideração os fatores e formato contratual.

Quem paga o processo de despejo?

Os honorários advocatícios em ações de despejo podem tanto ser cobrados por um valor fixo como num porcentual da dívida a ser paga pelo inquilino. Em geral, os honorários são fixados em 20% do valor da dívida a ser cobrada.

Como pedir para um inquilino sair do imóvel?

A solicitação de saída deve ser formalizada por meio do “pedido de desocupação de imóvel alugado”. Trata-se de um documento com a finalidade de notificação. A partir do momento em que o inquilino receber esse aviso, ele tem até 30 dias para deixar o endereço.

Como notificar o inquilino a sair do imóvel?

O que se deve fazer é a notificação do inquilino que é um documento por escrito solicitando a desocupação. Recebido o documento, o prazo para que o imóvel seja desocupado é de 30 dias. No caso de recusa, a justiça deve ser acionada.

O que a Lei diz sobre despejo?

O artigo 59 da Lei do Inquilinato diz: "Conceder - se - à liminar para desocupação em quinze dias, independentemente da audiência da parte contrária e desde que prestada a caução no valor equivalente a três meses de aluguel, nas ações que tiverem por fundamento exclusivo".

É necessário notificar o inquilino antes da ação de despejo?

Apesar de não haver previsão legal expressa de que a notificação premonitória do locatário é obrigatória, o locador deverá notificar o locatário antes do ajuizamento de uma ação de despejo, caso este despejo seja imotivado ou derivado de um contrato por prazo indeterminado, para que a ação seja apreciada.

Estou com 3 aluguel atrasado posso ser despejado?

De acordo com a Lei do Inquilinato, é possível, sim, que o dono entre com o pedido de despejo por conta de atraso no aluguel. Porém, para isso, é necessário que se cumpram alguns requisitos. Porém, a mais importante é que o contrato de aluguel não pode ter nenhum tipo de garantia.

Pode notificar inquilino por WhatsApp?

Acordo das partes: tanto o locador como o locatário devem ter acordado previamente a utilização do WhatsApp como meio válido de notificação.

Como tirar um inquilino do imóvel que não tem contrato?

Ação de Despejo

Testemunhas, recibos de aluguel e outros documentos, como prints de Whatsapp, podem ser utilizados como evidência. Uma vez iniciada, a ação de despejo segue o trâmite legal até que o juiz emita uma decisão, podendo culminar na ordem judicial para que o inquilino desocupe o imóvel.

Como é feita a ordem de despejo?

Como fazer uma ordem de despejo? A ordem de despejo é obtida por meio de uma ação judicial movida pelo proprietário do imóvel. O processo geralmente envolve a notificação formal ao inquilino, caso não cumpra com as obrigações ou não desocupe voluntariamente, o proprietário pode recorrer à via judicial.

Quanto tempo a pessoa pode ficar sem pagar aluguel?

Por mais que você já saiba que a carência de 30 dias de aluguel não é uma prática padrão em contratos de locação residencial, a explicação ainda é válida. Em sua grande maioria, os contratos de aluguel iniciam a cobrança no primeiro mês de locação, independente de quando o inquilino se muda.

Artigo anterior
Como saber se o termômetro digital tá certo?
Artigo seguinte
Qual cor de cabelo Os homens Preferem nas mulheres?