Quanto tempo demora para fazer georreferenciamento?

Perguntado por: Bernardo João de Neto  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

Tempo de aplicação do georreferenciamento Há diversas etapas envolvidas, sendo que a conclusão leva, geralmente, entre 3 meses e um ano para ser alcançada.

Quanto custa para fazer o georreferenciamento?

O custo do georreferenciamento de imóveis rurais varia conforme as dimensões do terreno e sua localização, entre outras particularidades, mas considera-se a partir de R$250,00 por hectare. Esse preço pode aumentar dependendo da região em que a propriedade está localizada e outras variáveis.

Quais as etapas do georreferenciamento rural?

Como realizar o georreferenciamento de imóveis rurais?
  • Identificação e reconhecimento dos limites do imóvel rural.
  • Análise da documentação do imóvel.
  • Levantamento de campo.
  • Registro do imóvel.

Quantos hectares tem que fazer o georreferenciamento?

A partir desta segunda-feira (20), proprietários de imóveis rurais com área igual ou acima de 25 hectares que quiserem fazer qualquer tipo de transação imobiliária envolvendo as terras vão precisar providenciar o georreferenciamento dos imóveis.

O que acontece se eu não fizer o georreferenciamento?

Não há obrigatoriedade legal de georreferenciar os imóveis rurais, nem são impostas sanções diretas aos proprietários que não o façam. Por outro lado, a consequência para o titular do imóvel que não está georreferenciado é a impossibilidade de vendê-lo, doá-lo, solicitar financiamento em bancos ou parcelar sua área.

Aula 10 - Quanto Tempo Demora Um Processo De Georreferenciamento

31 questões relacionadas encontradas

Quem deve pagar o georreferenciamento?

Na ausência de pactuação expressa, cabe ao comprador do imóvel realizar o georreferenciamento, conforme inteligência da regra insculpida no art. 490 do CC .

É obrigatório fazer o georreferenciamento?

A resposta é simples, todos os proprietários de imóveis rurais precisam fazer o Geo porque sem ele não é possível fazer qualquer alteração cartorial na propriedade, ou seja, o proprietário não poderá comprar ou vender o imóvel, desmembrar em frações, parcelar, remembrar, realizar processo de inventário, além de efetuar ...

Quais os documentos necessários para o georreferenciamento?

Georreferenciamento de imóvel rural
  • Requerimento assinado pelo interessado com firma reconhecida por semelhança ou verdadeira para possíveis averbações. Link para o modelo.
  • CCIR/INCRA atual e quitado.
  • Certidão negativa do Imposto Territorial Rural - ITR (NIRF)
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR) ativo.

De quem é a responsabilidade do georreferenciamento?

Os dispositivos tornam obrigatórios o georreferenciamento para fins de registro de propriedades rurais que foram desmembradas, parceladas ou remembradas e atribui a competência para a certificação dos registros ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Qual área mínima para georreferenciamento?

Atualmente, estão obrigados a realizar o georreferenciamento os proprietários de domínio direto ou útil de imóveis com área igual ou superior a 100 hectares.

Quem arca com os custos do georreferenciamento?

∎ Quem arca com os custos? ➢ Via de regra, o proprietário do imóvel rural.

Onde se registra o georreferenciamento?

A averbação de georreferenciamento será feita pelo Oficial do Registro de Imóveis, desde que o interessado requeira por escrito e de forma fundamentada, e o pedido esteja instruído com os documentos elencados no rol taxativo anexo desta Consolidação.

Como saber se a propriedade tem georreferenciamento?

Web : Acessar https://sigef.incra.gov.br/consultar/parcelas/.

Como solicitar o georreferenciamento?

O detentor do imóvel rural deve contratar um responsável técnico para realizar a demarcação georreferenciada da sua área. O profissional deve habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e credenciado junto ao Incra.

Quais são os passos para fazer um georreferenciamento?

São elas:
  • Etapa 1 – Preparação para a ida a campo.
  • Etapa 2 – Ida a campo.
  • Etapa 3 – Processamento e ajustamento dos dados.
  • Etapa 4 – Produção das peças técnicas.
  • Etapa 5 – Envio dos dados para o SIGEF.
  • Etapa 6 – Procedimento junto ao registro de imóveis.

Como fazer georreferenciamento no INCRA?

Para fazer o Georreferenciamento deve-se realizar as coordenadas dos vértices definidores pelo Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) com exatidão de sua posição estabelecida pelo INCRA. O SGB espelha com exatidão as dimensões de uma propriedade, a probabilidade de erro é de quarenta centímetros para todo o Brasil.

Quem certifica o georreferenciamento?

Desenvolvido pelo próprio INCRA, o SIGEF é uma plataforma eletrônica que permite o recebimento, validação, organização e regularização das informações georreferenciadas de limites de imóveis rurais, públicos e privados; ou seja, subsidia a governança fundiária em todo o território nacional.

Pode lavrar escritura sem georreferenciamento?

Não. As escrituras são realizadas nos Cartórios e Tabelionatos e a Lei não cria nenhuma exigência para sua formalização.

Quem está habilitado a executar o georreferenciamento?

Qualquer engenheiro ou técnico pode realizar o georreferenciamento? Não. O profissional deve ter em suas atribuições o Georreferenciamento de Imóveis Rurais, sendo eles, de formação, os Engenheiros Agrimensores, Engenheiros Cartógrafos, Arquitetos e Urbanistas, Tecnólogos e Técnicos nestas modalidades.

Quem pode assinar projeto de georreferenciamento?

A atribuição será conferida desde que exista afinidade de habilitação com a modalidade de origem na graduação, estando de acordo com o art. 3º, parágrafo único, da Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966, e serão as seguintes modalidades: Engenheiro Agrimensor (art. 4º da Resolução 218, de 1973); Engenheiro Agrônomo (art.

Quando o georreferenciamento e imediatamente exigido?

Desde o último dia 20 novembro, o georreferenciamento tornou-se obrigatório em todos os registros de imóveis rurais com área superior a 25 e inferior a 100 hectares. Anteriormente, de acordo com o Decreto nº 4.449/2002, essa exigência se aplicava apenas a propriedades com mais de 100 hectares.

Qual o tamanho do imóvel que deve ser georreferenciado?

Conforme a legislação, imóveis acima de 100 hectares já devem ter sido georreferenciados. Já as áreas entre 25 e 100 hectares tem até 20/11/2023 e as propriedades menores que 25 hectares até 20/11/2025 para realizar o georreferenciamento.

Como saber se uma área é georreferenciada?

Site do SIGEF mostra dados completos das propriedades georeferenciadas
  1. Basta entrar no site https://sigef.incra.gov.br/consultar/parcelas.
  2. Entre com qualquer um dos campos abaixo para consultar. ...
  3. Estamos finalmente caminhando para a acessibilidade total da informação das propriedades do Brasil.

Como saber se uma matrícula é georreferenciada?

Como saber se uma matrícula é georreferenciada? Uma matrícula cortada por ela obrigatoriamente será georreferenciada em duas partes descontínuas. Cada parte com um polígono. As coordenadas confrontantes com a faixa pública devem preservar a largura oficial da mesma.

Como funciona o georreferenciamento de um imóvel rural?

O Georreferenciamento é o processo que mapeia os imóveis rurais, definindo sua área e posição geográfica através de métodos de levantamento topográfico, descrição de limites e características. Tal processo é importante para regulação de registro dos imóveis rurais.

Artigo anterior
Quais riscos da gastrostomia em pacientes idosos?
Artigo seguinte
O que fazer para cabelo ressecado?