Quanto tempo de intervalo no trabalho?

Perguntado por: Lara Renata Guerreiro  |  Última atualização: 9. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Qual o tempo de intervalo para quem trabalha 8 horas?

Dessa forma, quem trabalha 8 horas tem direito ao intervalo de no mínimo 1 hora, por outro lado, o trabalho de 6 horas dá o direito a 15 minutos de intervalo e, por fim, o expediente de até 4 horas não exige intervalo.

O que diz a CLT sobre intervalo?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Quem tem direito a 15 minutos de descanso?

Resumindo, todos os funcionários que desenvolverem um trabalho contínuo e acima de 4 horas diárias têm o direito à pausa para descanso ou para alimentação. Este intervalo será de, no mínimo, 15 minutos e não pode exceder 2 horas.

Pode fazer 30 minutos de almoço?

A Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) trouxe uma novidade quanto ao tempo mínimo de intervalo ao dispor, no inciso III do art. 611-A da CLT, que o intervalo mínimo para jornada acima de 6 horas, pode ser reduzido por meio de acordo ou convenção, desde que respeitado o limite mínimo de 30 minutos.

Intervalo de refeição. Quanto tempo? Tem que ser no meio? E o Intervalo entre jornadas? #bbadv

41 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a tirar 1 hora de almoço?

Veja: “Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Pode trabalhar 8 horas seguidas sem intervalo?

71 da CLT: “Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Quem trabalha 8 horas tem direito a 15 minutos de café?

Se a jornada de trabalho não exceder de 6 horas, mas ultrapassar 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos.

Quem trabalha 12 por 36 tem direito a 15 minutos de café?

Quem trabalha 12 por 36 tem direito a 15 minutos de descanso? A jornada de trabalho 12×36 tem direito a folga mensal. Entretanto, não se esqueça que esse período de descanso ocorre de maneira intercalada. Como citamos, são 15 ou 16 dias que o profissional atua na empresa, sendo que as folgas ocorrem entre eles.

Quanto tempo o funcionário tem para tomar café?

Um trabalhador com jornada das 8h às 12h tem direito a um intervalo de 15 minutos. Para um colaborador cuja jornada se estende das 8h às 18h, o intervalo a ser concedido é de 1 hora. Um trabalhador com expediente das 10h às 22h tem direito a um intervalo intrajornada de 2 horas.

Pode sentar no horário de trabalho?

Todo trabalhador tem direito de sentar-se nas pausas que o serviço permitir.

Quem trabalha em pé tem direito a sentar?

Para ser bem claro, a CLT determina que as empresas devem fornecer assentos aos empregados que trabalham em pé, para que sejam utilizados nas pausas que o serviço permitir. Além disso, a Norma Regulamentadora nº 17 também faz a mesma recomendação, acrescentando que o assento deverá ter encosto.

O que acontece se não for respeitado o intervalo interjornada?

Vale lembrar: o descumprimento do intervalo interjornada leva ao pagamento de indenização. Já o acréscimo pela realização de horas extras tem impacto em outras verbas.

É permitido trabalhar 9 horas por dia?

A Constituição é clara em determinar que a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais” (Art. 7º, XIII). Portanto, todo o período trabalhado acima das 08h00 diárias devem ser pagas como hora extra, inclusive com adicional mínimo de 50%.

Quanto tempo o funcionário pode trabalhar sem intervalo?

Artigo.

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Quem determina o horário de almoço?

Concessão do horário de almoço: A CLT determina que os empregadores devem conceder um intervalo mínimo de 1 hora para o horário de almoço, salvo disposição em contrário.

Quem trabalha das 8 às 18 tem quantas horas de almoço?

Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Sou obrigado a fazer café no trabalho?

A legislação trabalhista não exige o fornecimento de alimentação para os empregados. Porém, pode ser que o instrumento coletivo de trabalho realizado pelo sindicato considere esse benefício como uma obrigação.

É obrigatório a empresa dar café da manhã?

A alimentação, diferentemente do vale-transporte, não é uma obrigação legal imposta ao empregador, ou seja, não há lei que estabeleça que o empregador deva fornecer refeição ao empregado.

Quem trabalha 8h por dia tem quanto tempo de almoço?

A CLT determina que para quem trabalha 8 horas (ou mais de 6 horas) o horário de almoço deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas. Essa duração é definida entre a empresa e o colaborador ou sindicato, respeitando apenas a norma de duração estabelecida pela reforma trabalhista.

Quem trabalha 6 horas tem direito a intervalo de 15 minutos?

Quem trabalha seis horas tem direito a intervalo? O artigo 71 da CLT garante que os trabalhadores tenham direito a um intervalo durante a jornada de trabalho. Nesse caso, quem trabalha até seis horas terá direito a 15 minutos de intervalo.

Quem trabalha 8 horas tem direito a intervalo para lanche?

Quem trabalha 8 horas não possui direito a intervalo para lanche no meio do expediente. O intervalo para quem trabalha 8 horas ou mais, é aquele previsto na lei trabalhista: no mínimo uma hora de intervalo para descanso e refeição. As pessoas que trabalham 9 horas por dia, tem direito a 1 hora de descanso.

O que acontece se fizer mais de 2 horas de intervalo?

O intervalo intrajornada máximo para a jornada de 8 horas é de 2 horas, a concessão superior a este limite, sem o amparo de acordo individual escrito ou de norma coletiva, constitui tempo à disposição do empregador, devendo as horas excedentes ser consideradas como extras. Inteligência do art.

O que acontece se eu não voltar a trabalhar depois do almoço?

Multa por descumprir a lei do horário de almoço. De acordo com a CLT, a não concessão ou concessão parcial da pausa para almoço pode penalizar a empresa em multas de 50% sobre o valor da remuneração da hora normal trabalhada.

Qual é o valor de uma hora extra?

“ 1o A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal.” Além dessa previsão, existe um adendo importante sobre a hora extra que mencionamos acima, a possibilidade de compensação de horas. Veja a seguir.

Artigo anterior
Onde as abelhas armazenam o pólen?
Artigo seguinte
Como os índios usavam matemática?