Quais as alíquotas de PIS e COFINS no regime cumulativo?
Perguntado por: Ricardo Ribeiro | Última atualização: 1. Juli 2024Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)
Como regra geral, no regime cumulativo, as alíquotas são de 0,65% de PIS e 3% de Cofins; no regime não-cumulativo, 1,65% e 7,6% respectivamente. Sobre as receitas financeiras, a alíquota atualmente é de 4,65%, conjuntamente.
Quais são as alíquotas de PIS COFINS pelo regime cumulativo?
Regime cumulativo
Além disso, não há apropriação de créditos em relação a custos, despesas e encargos. As alíquotas utilizadas são: PIS: 0,65%; Cofins: 3%.
Como calcular PIS e COFINS no regime cumulativo?
Cálculo: incidência cumulativa do PIS e Cofins
O cálculo nesse caso seria o seguinte. PIS = receita bruta da empresa x alíquota (0,65%). Cofins = receita bruta da empresa x alíquota (3%).
Quais são as alíquotas do PIS e COFINS?
PIS e COFINS Lucro Real = Receita – despesas * alíquota
Considerando a empresa dentro do regime de Lucro Real e havendo o direito aos créditos, neste caso, as alíquotas seriam de 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS.
Quando o PIS e COFINS é cumulativo?
O regime cumulativo é aquele em que o imposto é calculado sobre o faturamento total da empresa, enquanto o regime não cumulativo é aquele em que o imposto é calculado sobre cada operação realizada pela empresa individualmente.
PIS e COFINS. Regime cumulativo. Regime não cumulativo. Alíquotas.Tributação monofásica.
Quais são as alíquotas do PIS e Cofins cumulativo e não cumulativo?
Outros impostos já usam o regime não cumulativo, como é o caso do ICMS. As alíquotas do regime não cumulativo são de 1,65% para o PIS e 7,6% para o COFINS. Para saber se sua empresa pode ou não aderir ao regime não cumulativo, consulte um contador.
Quais são as alíquotas de PIS e Cofins nos regimes cumulativo e não cumulativo?
Isso significa que a empresa de revenda, por exemplo, tem direito de ser creditado pelos impostos pagos pelo fabricante. No entanto, a alíquota cobrada na tributação não cumulativa é maior. Sendo assim, as alíquotas para o PIS é de 1,65% e para o COFINS é de 7,6%.
Quais as alíquotas de PIS e COFINS para lucro real e Lucro Presumido?
Visto que, a alíquota do PIS é de 0,65% e da COFINS é de 3%, ocorre na incidência cumulativa para empresas que são tributadas pelo Lucro Presumido.
Qual é a principal diferença entre regime cumulativo e não cumulativo para PIS e COFINS?
A principal diferença entre o regime cumulativo e não cumulativo é a forma de tributação. Como vimos anteriormente, o imposto cumulativo é referente ao regime de tributação do Lucro Presumido, enquanto o imposto não cumulativo refere-se ao regime de Lucro Real.
O que é PIS e COFINS cumulativo e não cumulativo?
A diferença de regime está vinculada ao enquadramento tributário da empresa. O regime cumulativo para PIS e COFINS existe no Lucro Presumido, enquanto o não cumulativo ocorre em tributação de Lucro Real. Você pode entender sobre esses regimes clicando aqui.
O que é PIS regime cumulativo?
O regime cumulativo é um tipo de regime tributário que pode ser escolhido por um empreendedor. Nele, todos os impostos que são pagos em uma determinada operação – como importação, por exemplo -, não são abatidos nas próximas operações da empresa.
Como funciona PIS e COFINS no Lucro Presumido?
O PIS e a COFINS do regime cumulativo, obrigatório para optantes do Lucro Presumido, é a previsão original do legislador e apesar de incidirem também sobre a receita das empresas, não admitem nenhum tipo de compensação decorrente de despesas incorridas para a execução da atividade empresarial.
O que mudou no PIS e COFINS para 2024?
A primeira alteração na legislação a ser mencionada é a retomada da cobrança integral do PIS e da Cofins sobre o diesel, que estava com alíquota zero desde 2021 e, em janeiro de 2024, passou a ser de R$ 0,35 por litro de combustível.
Quais as alíquotas do regime cumulativo?
Como regra geral, no regime cumulativo, as alíquotas são de 0,65% de PIS e 3% de Cofins; no regime não-cumulativo, 1,65% e 7,6% respectivamente. Sobre as receitas financeiras, a alíquota atualmente é de 4,65%, conjuntamente.
Como funciona o regime cumulativo?
A Contribuição para o PIS e a COFINS podem ser apuradas de acordo com os regimes de incidência cumulativa ou não-cumulativa. No regime cumulativo, essas contribuições incidem à cada etapa da cadeia produtiva, sobre o faturamento dos contribuintes, sem direito a deduções de créditos.
Como funciona imposto cumulativo?
Cumulativos: São impostos que incidem em uma ou mais etapas da circulação de mercadorias, da origem ao consumidor fiscal. São exemplos de imposto cumulativo PIS e CONFINS nas empresas de lucro presumido.
Quando o PIS e COFINS e não cumulativo?
A contribuição ao PIS/PASEP incidência não-cumulativa foi instituída pela Lei nº 10.637, de 30 de dezembro de 2002, e entrou em vigor a partir de 01 dezembro de 2002. A Lei nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003, instituiu a cobrança não-cumulativa da COFINS a partir de 1º de fevereiro de 2004.
Quem pode optar pelo regime cumulativo do PIS e COFINS?
As empresas tributadas pelo Lucro Presumido para fins de Imposto sobre a Renda – IRPJ e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL estão obrigadas à tributação de PIS e COFINS através do Regime Cumulativo.
Como saber se uma empresa é cumulativo ou não cumulativo?
O imposto cumulativo é referente ao regime de tributação do Lucro Presumido, enquanto o imposto não cumulativo refere-se ao regime de Lucro Real. Dessa forma, a forma de tributação muda para PIS e Cofins de acordo com o regime de tributação.
Quais receitas não incide PIS e COFINS?
Diante da interpretação dos dispositivos legais acima, podemos concluir que a regra geral é que não incide PIS e COFINS sobre as receitas financeiras no regime cumulativo, conforme previsão da Lei n° 9.718/1998, artigo 2º e 3º e Decreto-Lei n° 1.598/1977, artigo 12.
Qual é a alíquota do PIS e Cofins no lucro real?
Dentre todas as mudanças de alíquotas na opção pelo Lucro Real, está o PIS, que passa a ser de 1,65% (e não mais 0,65%), e o Cofins que chega a 7,6% (de 3%) sobre as receitas.
Quem se enquadra no regime não cumulativo?
Para que uma empresa possa se enquadrar no regime não cumulativo, ela deve apurar o IRPJ com base no Lucro Real. Mesmo nesse grupo, existem algumas exceções, como instituições financeiras, cooperativas de crédito e operadoras de planos de saúde.
Qual o percentual de PIS e COFINS no Simples Nacional?
Cálculo: incidência cumulativa de PIS/COFINS
Na incidência cumulativa, as alíquotas (3% para COFINS e 0,65% para PIS) são aplicadas diretamente sobre a receita bruta da empresa. Não há consideração de créditos sobre compras.
Como saber se o produto é tributado PIS e COFINS?
- 1 - Acesse o ícone 'Tributação IPI/PIS/COFINS por NCM';
- 2 - No quadro Filtro, no campo Código NCM, clique no botão para que o sistema entre em 'modo consulta', e selecione o NCM desejado;
- OBS: O sistema irá listar todos os NCM's do módulo Escrita Fiscal.
Qual alíquota do CSLL no Lucro Presumido?
No caso do Lucro Presumido, como a apuração é trimestral, o adicional incidirá sobre o que ultrapassar R$60.000,00 no trimestre. A alíquota da CSLL é de 9% e não há adicional.
Como calcular o custo total de uma empresa?
Quem pode fazer bioplastia?