Quanto tempo a seguradora tem para indenizar?

Perguntado por: Leandro Fonseca  |  Última atualização: 7. Juni 2025
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Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Esse texto permite às seguradoras, no caso de dúvida fundada, pedirem documentação complementar e, assim, o prazo é suspenso.

O que acontece se a seguradora não pagar em 30 dias?

O não pagamento do prêmio nas datas previstas poderá acarretar a suspensão ou até mesmo o cancelamento do seguro, prejudicando o direito à indenização, caso o Page 13 Guia de Orientação e Defesa do Segurado 12 A contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados ...

Quanto tempo a seguradora tem para cobrar?

Além disso, a seguradora tem um prazo de 30 dias para fazer o pagamento da indenização diretamente para você.

O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

Se a seguradora não cumprir o prazo para pagamento do sinistro, o segurado pode ingressar com uma reclamação junto aos órgãos reguladores do mercado de seguros, como a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), ou até mesmo ingressar com uma ação judicial para exigir o cumprimento do prazo.

Quais documentos a seguradora pede para indenização?

Confira a relação e clique sobre o documento para saber quando em qual situação deverá ser apresentado:
  • BO – Boletim de Ocorrência Policial.
  • Chaves do veículo.
  • CPF e RG.
  • Comprovante de residência.
  • Declaração de Residência.
  • Seguro Obrigatório - DPVAT.
  • CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
  • CRV.

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Quanto o seguro paga em caso de perda total?

Por exemplo, se no seu contrato, temos a franquia do seguro acordada em R$ 2 mil, você deverá arcar com essa despesa para consertar o veículo. Então, se os consertos totais do veículo ficarem em R$ 5 mil, você deverá pagar os R$ 2 mil, e a seguradora será responsável pelos R$ 3 mil restantes.

Como funciona o ressarcimento do seguro?

Uma indenização de seguro é paga sempre que acontece qualquer evento coberto previsto na apólice. O pagamento é feito assim que a documentação que comprova a ocorrência do evento for apresentada e analisada pela seguradora e respeitando o prazo estabelecido no contrato de seguro e nas condições gerais.

De quem a seguradora cobra o prejuízo?

Quem é o credor originário para cobrar os prejuízos é o próprio segurado. Mas, quando o segurado aciona a apólice de seguro, ele deixa de ser o credor originário, passando o seu direito ao segurador. Em muitos casos, o responsável pelos danos, se exime da responsabilidade, cabendo ao segurado acionar a seguradora.

Quanto tempo a seguradora pode demorar?

O correto é que a seguradora leve cerca de 30 dias para realizar o pagamento da indenização. Por lei, esse prazo deve ser obedecido, mas para que ocorra o pagamento, toda a documentação básica deve ter sido entregue.

Como é feito o pagamento do sinistro?

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) determina que após o sinistro, a seguradora tem até 30 dias para efetuar o pagamento. Contudo, é importante lembrar que o pagamento do sinistro nem sempre é feito em dinheiro. Isso porque, depende do tipo de seguro e das condições estabelecidas na apólice.

Quem paga a franquia do seguro em caso de acidente?

Lembrando que franquia é a parte que cabe ao segurado por danos e avarias causados ao veículo segurado. Normalmente quando ocorre um acidente, a pessoa aciona a Seguradora, que por sua vez indica uma Oficina para os reparos. O segurado paga o valor da franquia e a seguradora paga o restante.

Como a seguradora paga o sinistro?

A seguradora irá se responsabilizar pelo reparo do veículo, ficando o segurado responsável pelo pagamento da franquia, que é a participação do segurado nos prejuízos. Essa informação pode ser encontrada na sua apólice de seguro.

Como faço para processar uma seguradora?

O primeiro passo para processar uma seguradora é procurar um advogado especializado, em seguida você deverá juntar seus documentos para embasar o questionamento frente à justiça.

Como contestar seguradora?

Em caso de conflito, comece por reclamar junto da companhia de seguros. Todas as empresas de seguros possuem uma área dedicada ao tratamento das reclamações. Se reclamar por escrito, deve fazê-lo num prazo de 15 dias. Identifique-se e indique o número da apólice.

Como funciona danos morais seguro?

Danos morais: trata-se de uma cobertura complementar que servirá para garantir que as indenizações judiciais ou extrajudiciais que o segurado possa ser condenado a pagar por danos morais ou estéticos sejam custeadas pela seguradora dentro do valor contratado.

Quem bate na traseira tem que pagar o conserto?

Colisão na traseira de veículo gera obrigação de ressarcimento.

Como a seguradora cobra o culpado?

Sim, chamamos isso de sub-rogação. ➡️ Em REGRA: paga à indenização ao segurado, ocorre a sub-rogação da seguradora, que poderá exigir o valor pago daquele terceiro que ocasionou o dano.

Quem paga o prejuízo em um engavetamento?

Nestes casos, a culpa não é só daquele que freou bruscamente, mas de cada condutor envolvido no acidente que trafegavam sem respeitar o distanciamento seguro. Sendo assim, nos casos de engavetamento por freada brusca, quem paga é o veículo que bateu atrás , conforme cada batida separadamente.

Quanto tempo demora um estorno de seguro?

Se o cancelamento gerar devolução, o prazo para crédito em sua conta é de até 10 dias corridos da data da solicitação do cancelamento.

Qual a diferença entre seguro e indenização?

Nos seguros de danos o segurado não poderia receber mais do que perdeu. A indenização não ultrapassa o valor dos prejuízos apurados, por isso a depreciação é excluída. O seguro atingirá a sua finalidade quando a indenização vier a corresponder aos prejuízos. O segurador paga integralmente os danos sofridos.

Como funciona o pagamento de seguradora?

O pagamento pode ser feito em uma única parcela ou em pagamentos periódicos, conforme estabelecido na apólice. Basicamente, funciona por meio de um contrato entre o segurado (a pessoa ou organização que adquire o seguro) e a seguradora (a empresa responsável por fornecer o seguro).

O que a seguradora faz com o carro que deu perda total?

Caso seja definida a perda total, o veículo é repassado à seguradora. Ao avaliar as condições do carro, a empresa poderá levá-lo a leilão, sendo avaliado de acordo com o seu estado por pessoas físicas e jurídicas.

Precisa pagar franquia quando da perda total?

Não é preciso pagar a franquia em caso de perda total. Ela só é cobrada quando existe necessidade de fazer algum reparo no veículo, ou seja, quando há perda parcial. Como já explicado, a franquia do seguro de veículos é o valor de responsabilidade do usuário no momento de conserto do veículo.

O que é considerado perda total?

Geralmente, decreta-se perda total a um carro quando o custo do estrago sofrido se torna maior do que o seu próprio valor, que é definido a partir do cálculo da tabela Fipe. Para ficar mais claro, a condição de PT é determinada se constatado mais de 75% de dano.

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