Foi aprovada a lei de 6 meses de licença-maternidade?

Perguntado por: José Dinis Valente Campos Pinho  |  Última atualização: 17. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)

O Plenário aprovou nesta quarta-feira a possibilidade de ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias, por meio da concessão de incentivo fiscal ao empregador que aderir ao Programa Empresa Cidadã. O Projeto de Lei 2513/07, do Senado, vai à sanção presidencial.

Quando tem direito a 6 meses de licença-maternidade?

Quem tem direito a seis meses de licença-maternidade? A licença-maternidade pode aumentar de 120 para 180 dias (equivalente a seis meses) se o empregador fizer parte do programa Empresa Cidadã. Neste caso, a solicitação precisa ser feita pela empresa até o final do primeiro mês após o parto.

Foi aprovada a nova Lei da licença-maternidade?

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a extensão por mais 120 dias da licença-maternidade, após a alta hospitalar, para famílias com bebês prematuros (PL 386/2023). Prorrogação também será concedida ao salário-maternidade.

Foi aprovada a licença-maternidade de 180 dias?

Atualmente, a licença de 180 dias só é possível para as mulheres que trabalhem em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã, instituído pela Lei 11.770/08. O texto também assegura licença-maternidade de 120 dias às deputadas e senadoras, prorrogáveis por mais 60.

Qual o tempo da licença-maternidade 4 ou 6 meses 2024?

Segundo a CLT o tempo da licença maternidade é de 120 dias, ou seja, 4 meses. No entanto, existem algumas peculiaridades.

Licença maternidade de 6 meses, quem tem direito?

43 questões relacionadas encontradas

Como aumentar a licença-maternidade para 06 meses?

O requerimento do benefício ou a prorrogação deste pode ser feito por meio dos canais 135, Meu INSS ou ao empregador, no caso das seguradas empregadas.

O que mudou na licença-maternidade 2024?

Neste artigo, vamos te mostrar o que é a licença-maternidade, quem tem direito ao salário-maternidade e também como calculá-lo. Podemos adiantar que, em 2024, o salário-maternidade não pode ser inferior a R$1.412,00, devido ao valor do salário mínimo atualizado.

Qual o prazo da licença-maternidade 2024?

No Brasil, a licença maternidade 2024 estabelece um período mínimo de 120 dias para a licença, assegurando o salário integral durante esse período.

Quando a licença-maternidade passou a ser 4 meses?

Em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, a proteção à maternidade passou a ser considerada um direito social. Como consequência, a licença foi ampliada para 120 dias.

O que diz a CLT sobre a licença-maternidade?

De acordo com o Art. 392, da Lei n.º 5.452, a “empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário”.

Como fica a licença-maternidade na nova lei trabalhista?

120 dias no caso de parto: Este é o período padrão para a licença-maternidade em casos de nascimento de um filho. 120 dias no caso de adoção de menor de idade ou guarda judicial para fins de adoção: As mães que adotam crianças menores de idade também têm direito aos 120 dias de licença-maternidade.

Qual a nova lei do salário-maternidade?

Legislação. A forma de cálculo do Salário-maternidade está definida nos artigos 71 a 73 da Lei 8.213/91. Para a empregada ou trabalhadora avulsa, a Lei determina que o valor do benefício seja no mesmo valor da sua remuneração integral equivalente a um mês de trabalho.

Estou de licença-maternidade e não quero voltar a trabalhar o que eu faço?

Consulte um profissional: Procure orientação de um advogado especializado em direito do trabalho ou um consultor financeiro, se necessário. Esses profissionais podem ajudar a esclarecer seus direitos e fornecer orientações personalizadas com base em sua situação específica.

Estou de 27 semanas posso pedir licença-maternidade?

A funcionária pode começar sua licença maternidade a partir de 28 dias antes da data prevista para o parto, desde que haja recomendação médica.

Estou com 32 semanas de gestação posso pedir licença-maternidade?

Sim! A licença-maternidade pode ser solicitada a partir da 32ª semana de gestação, neste caso, para realizar a solicitação da licença, deve ser apresentado um atestado médico declarando o mês gestacional.

Quando a gestante pode parar de trabalhar?

Licença-maternidade de 120 dias para gestantes com carteira de trabalho assinada. Não ser demitida enquanto estiver grávida e até cinco meses após o parto, a não ser por justa causa. Mudar de função ou setor em seu trabalho, caso ele apresente riscos ou problemas para sua saúde ou à saúde do bebê.

Quanto tempo antes do parto a gestante pode se afastar do trabalho?

A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e salário. Ela deve notificar o(a) seu(sua) empregador(a) da data do início do afastamento do trabalho, mediante atestado médico, que poderá ocorrer entre o 28º dia antes do parto até a data da sua ocorrência.

Quem tem direito ao salário maternidade em 2024?

Quem tem direito ao salário-maternidade? Toda gestante ou adotante que se enquadre nos requisitos legais acima têm direito ao salário-maternidade enquanto estiver afastada de suas atividades. O benefício alcança também adotantes, do sexo feminino e masculino, para adoção ou guarda.

É verdade que a licença-maternidade passou a ser de 6 seis meses para todas as empresas privadas após a reforma trabalhista de 2017?

Licença-maternidade de seis meses no setor privado é aprovada e segue para a Câmara. A licença-maternidade para celetistas deve passar de 120 para 180 dias. Esta foi a proposta aprovada nesta quarta-feira (4) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Quem tem direito à licença-maternidade estendida?

A partir de quatro a oito anos, o acréscimo é de 15 dias. Recentemente a Portaria Conjunta n. º28/2021 do INSS determinou que em caso de bebê prematuro ou que necessite ficar internado por mais de 14 dias depois do nascimento, a licença-maternidade pode ser estendida pelo mesmo tempo de hospitalização da criança.

Como funciona os 15 dias de amamentação após licença-maternidade?

Contudo, existe uma prática comum da soma da solicitação de uma licença de 15 dias seguidos para a amamentação. Esses 15 dias são definidos a partir do cálculo da totalidade de intervalos da licença para a amamentação, ou seja, 2 intervalos de 30 minutos por cada dia durante o período de 2 meses.

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade maternidade?

O valor da multa por demitir a gestante é o equivalente ao período de estabilidade, até 5 meses após o parto, como se ela estivesse desempenhando suas funções normalmente. Portanto, o total da indenização será determinado pelo salário e pelo tempo restante até o término da estabilidade da gestante.

Quando a mãe volta de licença-maternidade tem estabilidade?

A Constituição Federal estabelece que o período de estabilidade tem início a partir da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. após o parto. Ou seja, após o fim do período de licença-maternidade, que é de 120 dias, a funcionária terá ainda um mês de estabilidade garantida por lei.

Estou voltando de licença-maternidade e quero pedir demissão?

Sim, a empregada pode PEDIR DEMISSÃO e um direito dela, onde não automaticamente extingue a estabilidade. Deverá fazer de PROPRIO PUNHO, assim evita que ela tenha sido coagida, e além disso ela deverá escrever com suas proprias palavras, nem que seja, Estou pedindo demissão.

Estou de férias e meu filho nasceu licença-maternidade?

Se durante as férias da empregada gestante ocorrer o nascimento da criança as férias ficarão suspensas? Sim. O gozo das férias ficará suspenso e será concedida licença-maternidade.

Artigo anterior
Qual a melhor cidade da América do Sul para morar?
Artigo seguinte
Porque o detergente faz a água e óleo se misturam?