Quanto tempo a empresa tem para liberar o fundo de garantia?

Perguntado por: Valentim Fonseca Leite  |  Última atualização: 14. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)

A Chave de Identificação emitida pelo empregador tem um prazo máximo de 30 dias, sendo obrigação do trabalhador procurar pelo saque dentro desse período. Caso ele perca o prazo para o saque, será necessário uma nova emissão do documento, o que leva tempo e mais complicações.

O que fazer se a empresa não libera a chave do FGTS?

Atraso na liberação da chave do FGTS gera multa? Caso o empregador faça o pagamento da rescisão no prazo, mas não libere a chave FGTS em até 10 dias, ele terá que pagar uma multa no valor correspondente a 1 mês de remuneração do trabalhador.

O que fazer se a empresa não der a chave do FGTS?

Saque do FGTS sem a necessidade de chave

Entretanto, com o FGTS Digital, essa exigência não será mais necessária. Na nova plataforma digital, os dados inseridos pelo empregador no eSocial, como mudanças cadastrais ou do contrato do trabalhador, serão enviados automaticamente para a Caixa.

Quanto tempo leva para sacar o FGTS depois da demissão?

O prazo para sacar o FGTS depois da rescisão é de até 30 dias, devido ao tempo de validade da chave de liberação emitida pelo empregador. Após o empregador informar essa chave de resgate ao ex-funcionário, no momento da rescisão, o trabalhador terá esse período para realizar o Saque-Rescisão.

Quanto tempo a empresa tem para me dar a chave do FGTS?

Saque sem chave 🔑

Antes do FGTS Digital, quando um funcionário era demitido sem justa causa, precisava que o empregador emitisse um documento denominado “chave de conectividade”, com prazo de validade de 30 dias, para sacar o fundo de garantia e a multa da rescisão, explica o advogado trabalhista Marcel Zangiácomo.

QUAL O PRAZO PARA ENTREGA DE GUIAS NO FIM DO CONTRATO DE TRABALHO (FGTS E SEGURO DESEMPREGO)

27 questões relacionadas encontradas

Quem faz a liberação da chave do FGTS?

Com a chave FGTS, se consegue sacar os valores retidos no fundo. Mas quem gera esse código? É a Caixa Econômica Federal, após a empresa solicitar o código por meio do canal eletrônico Conectividade Social ICP.

Estou com a chave do FGTS posso sacar no mesmo dia?

Sim! Fique atento, pois a chave FGTS possui um tempo de atividade. A partir do momento que a chave é gerada, o trabalhador tem o período de até 30 dias para sacar o valor correspondente.

Como saber se meu Fundo de Garantia está liberado?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Tem que receber o FGTS antes de dar entrada no Seguro-Desemprego?

É possível dar entrada no seguro-desemprego antes de sacar o FGTS? Funtrab ressalta que é possível solicitar o Seguro-Desemprego antes de sacar o FGTS.

Quem antecipou saque-Aniversário e ficou com o valor bloqueado não pode receber?

Antecipação do Saque-Aniversário

Ao fazer a antecipação, o saldo fica bloqueado nas contas do fundo. A quantia bloqueada será sempre maior do que o custo total do empréstimo porque essa quantia extra vai servir como espécie de garantia do pagamento.

Quando o saldo do FGTS está bloqueado o que significa?

Nesse caso, o bloqueio do saldo acontece quando o empregador solicita a devolução de valores após constatar que realizou depósitos em duplicidade ou em valor maior que o devido ao trabalhador.

Como faço para sacar a multa rescisória FGTS bloqueado?

Como faço para sacar a multa rescisória FGTS bloqueado? Quando você opta pelo Saque-Aniversário do FGTS, seu saldo fica bloqueado para rescisão sem justa causa. Nessa situação, só é possível acessar a multa rescisória. Para retornar ao Saque-Rescisão, é necessário aguardar dois anos.

Quando faço saque-aniversário e fui demitido?

O que acontece se optar pelo saque-aniversário e for demitido? Você não receberá o saque-rescisão, mas receberá sua multa rescisória e demais direitos normalmente.

Quem fez o saque-aniversário pode sacar a multa rescisória?

Trabalhador com Saque-Aniversário do FGTS: poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória. O saldo remanescente na conta do FGTS poderá ser sacado nos Saques-Aniversários futuros.

O que precisa para tirar o FGTS na CAIXA?

Documentos necessários para o saque: • Carteira de Trabalho; e • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado; e • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS; e • Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho- TQRCT ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho -THRCT.

Precisa de chave para sacar o FGTS Digital?

Com a entrada em vigor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Digital, os empregadores não precisam mais gerar a chave de autorização para os empregados conseguirem sacar os valores do fundo.

Tem como sacar o FGTS na boca do Caixa?

Sim. Para sacar o FGTS na boca do caixa, você precisa apresentar um documento de identidade com foto, a Carteira de Trabalho e digitar a sua senha na hora de efetuar o saque.

Como fica a chave do FGTS com o FGTS Digital?

Chave para saque do FGTS Digital

A chave para saque do FGTS não será mais necessária, facilitando o acesso aos valores de forma segura e eficiente. Agora, após a dispensa do empregado, as informadas ao eSocial serão repassadas, por meio do FGTS Digital, para a CAIXA.

Onde cai o valor da multa do FGTS?

O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.

Como saber se a multa rescisória está disponível para saque?

Como saber se a multa rescisória já está liberada? Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

O que preciso levar para sacar a multa rescisória?

Documentação Necessária:
  1. Documento de Identificação pessoal;
  2. CPF ou Número do PIS/PASEP ou NIS ou NIT;
  3. Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; ou.
  4. TRCT, TQRCT/THRCT (para as rescisões formalizadas até 10/11/2017).

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS?

Essa multa corresponde a 40% do total de todos os depósitos realizados durante o período de trabalho. Esse valor é pago quando ocorre a demissão sem justa causa. No entanto, ela não é refletida no saldo do FGTS registrado no extrato porque ela é calculada somente quando há um desligamento.

Como liberar o FGTS retido?

Como liberar o FGTS retido?
  1. Ao acessar o APP FGTS, clique em “Meus Saques”;
  2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
  3. Selecione o motivo do Saque “Inatividade do regime do FGTS”;
  4. Leia as informações sobre as condições e documentações necessárias e clique em “Solicitar Saques FGTS”;

Artigo anterior
Quais as vantagens e desvantagens da soldagem com eletrodo revestido da soldagem TIG e da MIG MAG?
Artigo seguinte
Quais são os conceitos de cultura organizacional?