Quanto ou como?

Perguntado por: Valentim Tavares  |  Última atualização: 3. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)

como» e «tão.. quanto» são sinónimas e usadas na formação do grau comparativo de igualdade (Cunha, Celso e Cintra, Lindley, Nova Gramática do Português Contemporâneo.

É tanto quanto ou tanto como?

As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas e exprimem comparação. Observe os exemplos: - Ela é esperta tanto quanto ele. - Tanto o aluno como o professor ficaram surpresos com o calendário escolar.

É tão como ou tão quanto?

«Carlos é tão jovem como Álvaro.» «José é tão nervoso quanto desatento.» Portanto, são corretas as duas formas para a mesma frase: «Ele tinha um sorriso tão amarelo como/quanto o dum [indivíduo] que nunca lava os dentes.»

Quando usar em quanto?

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?

O que significa em quanto?

Já “em quanto” é a junção da preposição “em” e do pronome “quanto”. A expressão é usada para se referir à quantidade, à intensidade ou ao preço de algo. Além disso, pode ser utilizada no plural e no feminino.

A DIFERENÇA ENTRE HOW MUCH & HOW MANY - AULA 34 PARA INICIANTES - PROFESSOR KENNY

30 questões relacionadas encontradas

O que pode substituir tanto quanto?

1 tanto como, tal como, bem como, assim como, como, que nem, tal qual.

É correto dizer um tanto quanto?

A expressão mais corrente é «um tanto ou quanto», que inclui a conjunção ou e constitui uma locução adverbial. Com esta forma é uma locução correta, como anteriormente aqui se assinalou, embora de registo lexicográfico escasso. O Dicionário de Expressões Populares Portuguesas (Lisboa, Edições D.

Como substituir como também?

1 assim como, tal como, como, como também, tal e qual, tal qual, que nem, da mesma forma que, da mesma maneira que, do mesmo modo que, do mesmo jeito que.

Quanto como advérbio?

Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau.

Tem vírgula antes de quanto?

quanto. Nesta situação, a construção correta é sem o uso da vírgula. Exemplo: "Tanto a comarca de Abelardo Luz quanto a comarca de Mafra manifestaram-se favoravelmente ao pedido."

Qual é o pronome quanto?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Qual a expressão de quanto mais?

Mormente, principalmente; além de que. Origem etimológica:latim quantus, -a, -um. Ver também resposta à dúvida: quando muito / quanto muito.

O que substitui a palavra como?

Sinônimo de como
  • de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. ...
  • da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que. ...
  • quê, oi, diz, diga. ...
  • dado que, visto que, uma vez que, já que, porque, pois que, porquanto. ...
  • conforme, segundo, consoante, de acordo com, em concordância com, em conformidade com.

Que tal como substituir?

8 sinônimos de tal como para 1 sentido da expressão tal como: Assim como: 1 assim como, bem como, da mesma maneira que, do jeito que, do mesmo modo que, que nem, tal e qual, tanto quanto.

Qual é a conjunção com quanto?

Conquanto é uma conjunção e usa-se da mesma forma que «se bem que, embora, ainda que»: – Conquanto gostasse de viajar, vou ficar por cá. Com quanto é a preposição com mais o quantificador quanto: – Ficaste com quanto tempo para fazer o trabalho?

Quanto usa a vírgula?

A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.

Quanto mais tem vírgula?

Agradeço a atenção. No caso apresentado, não se deve fazer uso da vírgula. O constituinte «quanto mais … mais…», inclui, segundo a nomenclatura gramatical brasileira, uma oração subordinada adverbial proporcional1, que se sublinha na frase (1): (1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.»

Artigo anterior
Como fazer um cutting?
Artigo seguinte
Quando usar o CFOP 5120?