Quanto as esponjas é correto afirmar que?

Perguntado por: Carlos Matias Sousa  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (12 avaliações)

(UECE) As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são animais bastante simples que se originaram há aproximadamente um bilhão de anos. ... Quanto às esponjas, é correto afirmar: a) Não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.

Quais são as principais características das esponjas?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Qual a característica principal dos poríferos *?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. ... Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

Como as esponjas são classificadas cite o nome que cada uma recebe?

Quanto a classificação, o filo Porifera apresenta três classes, conforme as caracteristicas das espículas e organização celular. Classe Calcarea - Agrupa as esponjas com espículas calcárias. Podem ser dos tipos áscon, sícon ou lêucon; Classe Hexactinellida - Grupo das esponjas com espículas de sílicas.

Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no reino animal?

01) (UNIRIO) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa? A) Ausência de epiderme.

Entenda mais sobre as esponjas de lavar louça e seu descarte correto.

36 questões relacionadas encontradas

O que significa dizer que as esponjas são animais sésseis?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

Qual é a classificação dos cnidários?

Classificação dos cnidários

Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários. Classe Hydrozoa: hidrozoários têm representantes com grande variedade de formas e ciclos de vida. ... A hidra é um exemplo de hidrozoário.

Como são classificadas as esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras. São exclusivamente marinhas e apresentam espécies asconóides, siconóides e leuconóides.

Como são classificadas as esponjas quanto à distribuição de seus canais?

Há, também, esponjas mais complexas: as siconoides, ou do tipo sícon. Nestas, a parede é mais espessa, e nela são encontradas fendas pelas quais a água passa para o meio interno e em seguida é direcionada aos canais aferentes. ... Nestas também há fendas que direcionam a água para os canais aferentes.

Por que as esponjas recebem o nome de poríferos?

As esponjas apresentam células conhe - cidas por porócitos que apresentam canalículos que comunicam o meio externo com a cavidade interna (Átrio). Daí, a denominação de Poríferos.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Qual é a importância das esponjas?

As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.

Quantas espécies de esponjas são conhecidas?

Esponjas (poríferos) são animais muito simples que vivem permanentemente ligados a uma localização na água – eles são sésseis como adultos. Há de 5.000 a 10.000 espécies conhecidas de esponjas. A maioria das esponjas vivem em água salgada – apenas cerca de 150 espécies vivem em água doce.

Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?

Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.

Porque as esponjas são classificadas dentro do reino Animalia?

Classificação das esponjas. As esponjas são o tipo mais primitivo de animal, classificados por isso no grupo Parazoa, considerado um táxon paralelo ao de todos os outros animais (Eumetazoa), e carecem de várias coisas que os outros animais possuem, como sistema nervoso e locomoção.

Quais são os 3 principais tipos celulares encontrados nas esponjas e suas respectivas funções?

Coanócitos: células flageladas, responsáveis pela circulação da água na esponja e pela digestão intracelular. Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros.

Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.

Quais são os tipos celulares especializados das esponjas?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Qual a classificação dos cnidários Cite exemplos?

As principais classes dos cnidários são:
  • Hydrozoa - hidras e caravelas;
  • Scyphozoa - águas -vivas.
  • Anthozoa - anêmonas e corais; e.
  • Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.

É correto afirmar sobre os cnidários?

(G1 - ifce 2016) Sobre os cnidários, é correto afirmar que a) sua digestão é exclusivamente intracelular. b) os tipos morfológicos denominados pólipos são considerados livre-natantes. c) os principais representantes são as medusas e as esponjas. d) possuem uma célula especial denominada coanócito.

Quais são os exemplos de cnidários?

Animais que fazem parte do grupo dos cnidários
  • hidras;
  • obelias;
  • caravelas;
  • águas-vivas;
  • corais;
  • anêmonas.

São animais sésseis?

Denominam-se organismos sésseis aqueles que não se deslocam voluntariamente do seu local de fixação, como a maioria das macroalgas, as ostras, as esponjas e os corais.

Como se dá a reprodução sexuada das esponjas?

Reprodução Sexuada

Os gametas masculinos (espermatozóides) saem da esponja através do ósculo (abertura principal do espongiocele), para em seguida, penetrar em outra esponja através dos poros, carregada pela corrente de água.

Artigo anterior
Onde se aplica a Lei de Coulomb?
Artigo seguinte
O que é o laço do passarinheiro?