Quanto aos institutos do asilo e refúgio é correto afirmar?

Perguntado por: Alexandre Afonso Soares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)

Questão 87 – NUCEPE/PC-PI/2018
Quanto aos institutos do asilo e refúgio, é CORRETO afirmar: a) O refúgio é concedido ao imigrante que, perseguido em seu território por motivos de guerras, delitos políticos, convicção religiosa, situação racial e crimes relacionados com a segurança do Estado.

Qual a diferença entre refúgio e asilo?

Como vimos, o asilado não precisa estar em território brasileiro para realizar a solicitação. No caso do refugiado, esta opção não existe. A solicitação de refúgio é feita no momento em que o indivíduo está no território do país que deseja se refugiar ou já na fronteira do mesmo.

Qual o conceito de refúgio?

Lugar que alguém procura para fugir ou para se livrar de um perigo; abrigo. Lugar onde alguém pode se esconder ou ocultar alguma coisa; esconderijo. Aquilo que serve para amparar, para proteger ou confortar; amparo. Etimologia (origem da palavra refúgio).

O que é refúgio no direito?

O refúgio é um instituto do direito internacional público que consiste na proteção de um Estado a um indivíduo que em seu país sofre perseguição por suas opiniões políticas, raça, nacionalidade, religião ou pertencimento a algum grupo social, ressaltando Junior; Araújo (apud Cerqueira, p.

O que é refúgio social?

É uma proteção legal que o Brasil oferece a cidadãos de outros países que estejam sofrendo perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, ou ainda, que estejam sujeitos, em seu país, a grave e generalizada violação de direitos humanos.

O correto, o justo e os reajustes de aluguel em 2022 pelo IGPM

32 questões relacionadas encontradas

O que pode ser considerado um refugiado?

Para o ACNUR, uma pessoa que foge da guerra ou de situações a ela relacionada necessita de proteção internacional, devendo ser considerada refugiada. O principal instrumento internacional do direito dos refugiados é a Convenção das Nações Unidas de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados e seu Protocolo de 1967.

Como funciona o pedido de refúgio?

– A solicitação de refúgio é inteiramente gratuita e pode ser feita diretamente pelo interessado. Não é necessária a presença de advogado. – A solicitação de refúgio pode ser feita na área de fronteira ou dentro do território brasileiro.

O que a Constituição diz sobre refugiados?

A lei brasileira concorda com a declaração, a lei n. 9.474/97, em seu art. 1º, III, diz ''Art. 1º Será reconhecido como refugiado todo indivíduo que: III – devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país.''(BRASIL, 1997).

O que é refugiado segundo a ONU?

II que refugiado é a "pessoa que, como resultado de acontecimentos ocorridos antes de 1º de janeiro de 1951, e devido a fundados temores de ser perseguido por motivos de raça, religião e nacionalidade ou opinião política, se encontre fora do país de sua nacionalidade e não possa ou, em razão de tais temores ou razões ...

Qual é a diferença entre imigrantes e refugiados?

À diferença dos refugiados, que não podem voltar ao seu país, os migrantes devem continuar recebendo a proteção do seu governo.

Como é a vida de um refugiado?

Desse contingente, muitos vivem em campos de refugiados sob cuidados de organismos internacionais ou organizações não governamentais. No entanto, na maior parte dos casos, essas pessoas vivem em condições precárias, de super lotação e com pouco acesso a serviços básicos.

Quais os pressupostos do refúgio?

O instituto do refúgio

O ato de concessão de refúgio consiste, realmente, em conceder abrigo, amparo, apoio, enfim, consiste em conceder proteção àquele que foge de seu país porque lá não lhe é conferida a proteção que necessita.

Quem são os refugiados no mundo de hoje?

Mais de dois terços (68%) de todos os refugiados vieram de 5 países: Síria (6,7 mi), Venezuela (4 mi), Afeganistão (2,6 mi), Sudão do Sul (2,2 mi), Myanmar (1,1 mi). As crianças representam 30% da população mundial, mas 42% de todas as pessoas deslocadas à força.

O que é migração de refúgio?

Um refugiado não deixa de ser refugiado ou torna-se “migrante” simplesmente por deixar um país de refúgio para viajar a outro país. Um indivíduo é refugiado por conta da falta de proteção em seu país de origem. Mudar-se para um novo país de refúgio não muda essa situação.

Qual a diferença entre as palavras imigrante refugiado exilado e asilado?

Migrante é toda pessoa em trânsito, que emigra (sai) de seu país de origem e, quando chega a seu destino, é chamada de imigrante (entra). Refugiados e asilados são, portanto, nada mais que categorias particulares de migrantes.

Quem pode pedir asilo no Brasil?

Solicitação para condição de asilo

É importante saber que não existe uma lei específica para tratar de casos de asilo no Brasil. Contudo, o asilo pode ser solicitado quando uma pessoa está sendo perseguida por suas opiniões políticas, situação racial, ou convicções religiosas no seu país de origem.

O que diz a legislação brasileira sobre refugiados?

A Lei nº 9.474/97 é um dos principais instrumentos de proteção nacional de refugiados no Brasil. Além dela, as resoluções do CONARE também regulamentam a situação de pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio no país.

Quais são os direitos dos refugiados no Brasil?

Entre os direitos civis básicos estão a liberdade de pensamento, de deslocamento e de não ser submetido à tortura e a tratamentos cruéis e degradantes. Já entre os direitos econômicos, sociais e culturais estão o acesso aos serviços de saúde pública e educação, direito ao trabalho e à liberdade de culto.

O que diz o artigo 14 da Declaração dos direitos humanos?

Artigo 14 da Declaração Universal de Direitos Humanos: Todo ser humano vítima de perseguição tem direito a asilo. “Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países”.

Quanto tempo um refugiado pode ficar no Brasil?

Além disso, o solicitante não pode ficar mais de 90 (noventa) dias fora do país, esse período é cumulativo por 1 (um) ano, ou seja, durante 1 (um) ano o tempo em que o solicitante de refúgio ficar fora do Brasil não pode ultrapassar 90 (noventa) dias.

Como fazer pedido de refugiado?

Como posso solicitar refúgio?
  1. Reunir todos os documentos possíveis. ...
  2. Se cadastrar no Sisconare. ...
  3. Completar o formulário de solicitação. ...
  4. Agendamento para a Polícia Federal. ...
  5. Aguardar a decisão do CONARE. ...
  6. Decisão do CONARE.

Quanto ganha um refugiado no Brasil?

Em valores absolutos, os venezuelanos nesta condição recebem, em média R$ 594,70 mensais, enquanto a população brasileira tem rendimento médio de R$ 2,4 mil.

Quando o imigrante é considerado refugiado?

Refugiados são aquelas pessoas que se deslocam de um país para outro por motivos de guerras ou perseguição em seu país de origem. No caso dos imigrantes, são pessoas que saem de seus países por opção com o objetivo de conseguirem melhores condições de vida ou sobrevivência.

O que pode proteger um refugiado?

Os refugiados encontram proteção à luz do direito internacional. ... A todos é assegurado, com base na Declaração de 1948, o direito fundamental de não sofrer perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, participação em determinado grupo social ou opiniões políticas.

Quantos refugiados no mundo 2021?

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), por sua vez, informou em meados de 2021 que em decorrência de conflitos, violência, violações dos direitos humanos, perseguições e desastres naturais, o número de deslocamentos forçados em todo o mundo ultrapassou 84 milhões de pessoas.

Artigo anterior
Como saber se meu grau de astigmatismo é alto?
Artigo seguinte
Como fazer uma investigação de paternidade?