Qual o tempo máximo que um menor pode ficar internado?

Perguntado por: Soraia Luna Silva  |  Última atualização: 27. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

Internação em estabelecimento educacional A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses. Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

Qual o tempo máximo de internação do menor?

ECA. O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê pena máxima de até três anos para atos infracionais cometidos por adolescentes. Essa pena é medida socioeducativa em regime de internação.

Quanto tempo o menor pode ficar internado?

§ 1o O prazo de internação na hipótese do inciso III deste artigo não poderá ser superior a 3 (três) meses, devendo ser decretada judicialmente após o devido processo legal. § 2º. Em nenhuma hipótese será aplicada a internação, havendo outra medida adequada”.

Qual o período máximo de internação?

Para a medida de internação, esse limite máximo é de 3 anos, previsto no art. 121, § 3º, do ECA.

Quantos dias o menor pode ficar na delegacia?

185, §2º do ECA, estabelece o prazo máximo de 5 dias de permanência do menor na delegacia, e, portanto, essa análise deve ser feita imediatamente e com urgência. IMPORTANTE! O prazo de 5 (cinco) dias é contado da apreensão do adolescente, inclusive nas comarcas que não possuem UNEI (art. 625, §1º do CNCGJ/2020).

Legislação Especial: Internação de adolescente em caso de flagrante de ato infracional

32 questões relacionadas encontradas

Qual a idade que o Conselho Tutelar atende?

O Conselho Tutelar atende crianças (de zero a doze anos incompletos) e adolescentes (de doze a dezoito anos Page 6 6 incompletos). Acima dessa idade, não há exceções, como por exemplo a deficiência ou doença mental. É totalmente inaplicável ao Conselho Tutelar o parágrafo único do art. 2º do Estatuto.

O que diz o artigo 103 do ECA?

103, ”considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal". Assim, toda infração prevista no Código Penal, na Lei de Contravenção Penal e Leis Penais esparsas (ex. Lei de tóxico, porte de arma), quando praticada por uma criança ou adolescente, corresponde a um ato infracional.

O que diz o ECA sobre internação?

108, caput e parágrafo único, do ECA, a internação provisória pode ser determinada por decisão fundamentada, baseada em indícios suficientes de autoria e materialidade, demonstrada, ainda, a imperiosa necessidade da medida.

O que diz o Artigo 136 do Conselho Tutelar?

Atribuições do Conselho Tutelar: artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece: atender crianças e adolescentes garantindo medidas protetivas; atender e aconselhar pais ou responsáveis e conscientizá-los de seu papel e das medidas impostas em caso de negligência ou abandono intelectual; promover a ...

O que diz o artigo 121 do ECA?

121. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. § 2º A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.

Como funciona a internação de menor?

A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Será permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

Como internar menor de 18 anos?

b)menores de 18 anos e maiores de 16 anos de idade (relativamente incapazes), podem internar-se voluntariamente, desde que se manifestem neste sentido e haja, também, a concordância e a assistência de seu responsável legal, nos termos da lei civil.

Onde ficam presos os menores de idade?

A internação é a medida mais grave e é aplicada em casos de infrações como homicídio, roubo qualificado e tráfico de drogas. Durante a internação, o menor de idade fica sob custódia em uma instituição socioeducativa, onde recebe acompanhamento psicossocial e educacional.

O que diz o artigo 117 do ECA?

Art. 117. A prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistências, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais.

Quanto tempo dura a medida socioeducativa de internação?

Como a medida socioeducativa tem duração máxima de 3 anos, o programa poderá atender a adolescentes com até 21 anos incompletos.

O que diz o artigo 112 do ECA?

§ 1º A medida aplicada ao adolescente levará em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstâncias e a gravidade da infração. § 2º Em hipótese alguma e sob pretexto algum, será admitida a prestação de trabalho forçado.

O que diz o artigo 132 do ECA?

1. O art. 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleceque, como requisito para o exercício do encargo de conselheirotutelar, a possibilidade de somente uma recondução, mediante novoprocesso de escolha.

Quando o Conselho Tutelar pode tirar a guarda dos pais?

Quando a mãe não consegue fornecer os cuidados básicos adequados, como alimentação, higiene, educação, saúde e proteção física, ou quando há evidências de abuso físico, emocional ou sexual, as autoridades podem intervir visando proteger a criança.

O que diz o artigo 17 do ECA?

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. Art.

Quais os tipos de internação existem no ECA?

Traz três modalidades: a Internação Provisória, Definitiva e Sanção da medida de internação, explicando suas hipóteses de cabimento. Palavras-chave: Adolescente. Internação. Hipóteses de cabimento.

O que é a internação sanção?

Internação-sanção é a medida restritiva de liberdade prevista no art. 122, III, ECA, aplicada ao adolescente que descumpre medida mais branda, de forma reiterada e injustificada. Ela possui características específicas que as difere da internação definitiva, prevista nos demais incisos do mesmo artigo.

O que diz o artigo 51 do ECA?

51 do ECA, a adoção internacional de criança ou adolescente brasileiro ou domiciliado no Brasil somente terá lugar quando restar comprovado que a colocação em família substituta é a solução adequada ao caso concreto; que foram esgotadas todas as possibilidades de colocação da criança ou adolescente ...

O que significa o Artigo 131 do Conselho Tutelar?

Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

O que diz o artigo 247 do ECA?

247 da Lei 8069/90, que reza: "Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional".

O que diz o artigo 149 do ECA?

OBRIGATORIEDADE. A teor do disposto no art. 149, II do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90), será exigido alvará para participação de menor, acompanhado ou não dos pais ou responsáveis, em espetáculos públicos e certames de beleza.

Artigo anterior
O que é a coleta seletiva?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de cultivo?