O que é um focus group?

Perguntado por: Santiago Jaime de Vaz  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (27 avaliações)

As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativa, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas.

Qual o significado de Focus Group?

A pesquisa Focus Group serve para se verificar quais são as reações das pessoas em relação a determinado assunto ou produto. Antes de fazer uma pesquisa mais específica (com perguntas objetivas), é preciso ter uma noção sobre o assunto pesquisado para realmente se criar um foco no levantamento.

Quais as principais características do Focus Group?

Características de um focus group

Um focus group é, por assim dizer, um grupo de pessoas que se reúnem voluntariamente para conversar e discutir questões específicas, produtos, etc. Além disso, grupos focais servem para obter conhecimento de temas que até as empresas desconhecem.

Como fazer um Focus Group?

Dicas para fazer um focus group
  1. Recrute participantes para fazer um focus group. Quando se fala em fazer um focus group, a seleção dos participantes é um ponto importante. ...
  2. Atribua um moderador. ...
  3. Grave a reunião. ...
  4. Desenvolva um guia de discussão. ...
  5. Gerencie a sessão. ...
  6. Apresente o relatório depois de fazer um focus group.

Quando fazer um Focus Group?

Quando Fazer um Focus Group

O Focus Group pode e deve ser realizado em qualquer tipo de pesquisa qualitativa, quando deseja-se compreender o comportamento do consumidor, observando suas particularidades e comportamento individual.

Como os grupos focais funcionam? - Hector Lanz

31 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura um Focus Group?

Essa conversa é realizada com grupos de 6 a 9 pessoas, e cada sessão dura de 1 a 2h. Para garantir um bom mix de participantes, é importante aplicar pelo menos 3 sessões de focus group em um projeto.

O que é uma entrevista em profundidade?

A entrevista em profundidade é uma das técnicas de Pesquisa Qualitativa e, diferente da entrevista quantitativa, consiste apenas de perguntas abertas (ou seja, sem opções de múltipla-escolha) para que o target possa se expressar livremente e é realizada individualmente (mas também pode haver entrevistas em duplas ou em ...

Quantas pessoas Focus Group?

Normalmente, os focus groups envolvem de seis a 10 pessoas que se reúnem para discutir tópicos específicos acerca de alguma temática, observando-se que a interação entre os membros do grupo também é tida como dado da pesquisa.

O que é o método Survey?

O objetivo da pesquisa Survey é a obtenção de informações quantitativas sobre um determinado grupo de pessoas. A Survey é mais indicada quando se deseja responder questões que expressem opiniões, costumes ou características de um determinado público-alvo.

Qual a diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa?

Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.

Quais os tipos de pesquisa de abordagem qualitativa?

Tipos de pesquisa qualitativa
  • Etnografia.
  • Pesquisa participativa.
  • Pesquisa-ação.
  • Pesquisa etnográfica aplicada à educação.
  • História de vida.
  • Análise temática.
  • Bibliografia adicional.

O que é a pesquisa quantitativa?

Pesquisa quantitativa é a maneira de questionar determinado público em busca de dados numéricos para validar hipóteses, rejeitá-las ou a título informativo.

O que é uma pesquisa de observação?

As pesquisas por observação permitem observar o comportamento de pessoas em um ambiente natural ou controlado, registrando de forma sistemática comportamentos, fatos e ações. O processo de observação pode acontecer de forma participante ou não participante.

O que é grupo focal na pesquisa qualitativa?

Um grupo focal é um método de pesquisa qualitativa que reúne participantes em uma entrevista, na qual expõem opiniões sobre produtos ou serviços. É um tipo de pesquisa muito usada no marketing.

O que é pesquisa de caráter qualitativo?

Diferentemente do método quantitativo, a pesquisa qualitativa não pode ser feita com o uso de instrumentos estruturados, por exemplo questionários. Utiliza-se roteiros que guiam a entrevista a ser realizada. O foco é compreender como o consumidor se comporta, ao invés de “medir”.

Como fazer um survey?

Dez etapas simples para criar uma pesquisa
  1. Use formatação. Agrupe perguntas semelhantes para manter a lógica e a objetividade da pesquisa. ...
  2. Questione com frequência. ...
  3. Seja breve. ...
  4. Comece com cautela. ...
  5. Atenha-se aos detalhes. ...
  6. Esclareça, esclareça, esclareça. ...
  7. Mantenha a relevância. ...
  8. Evite perguntas do tipo "sim ou não".

O que é pesquisa de levantamento Survey?

A pesquisa survey é um tipo de investigação quantitativa. Ela pode ser definida como uma forma de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de grupos de indivíduos. O resultado encontrado, desde que o grupo seja representativo da população, pode ser extrapolado para todo o universo em estudo.

O que é uma pesquisa exploratória?

Por definição, a pesquisa exploratória tem como função preencher as lacunas que costumam aparecer em um estudo. Por isso, também recebe o nome de estudo exploratório.

Em qual etapa da pesquisa científica se tem a definição do que se pretende alcançar com a pesquisa?

Os objetivos sintetizam o que se pretende alcançar com a pesquisa. Eles devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. Objetivo Geral: será a síntese do que se pretende alcançar. Objetivos Específicos: explicitarão os detalhes e serão um desdobramento do objetivo geral.

O que é uma pesquisa em profundidade?

A entrevista em profundidade é uma técnica de pesquisa qualitativa em que o pesquisador através de uma experiência presencial ou semipresencial - via internet ou telefonema - realiza perguntas baseadas e em roteiro livre ou semiestruturado a um entrevistado.

Como fazer uma entrevista em profundidade?

Na hora de escrever seu roteiro, se atente a esses detalhes:
  1. Antes de elaborar as perguntas liste os tópicos que deseja conhecer/descobrir;
  2. Utilize perguntas abertas;
  3. Evite perguntas tendenciosas que induzam ou possuam a resposta;
  4. Direcione as perguntas de acordo com o perfil do entrevistado;

O que é uma entrevista semi estruturada?

A entrevista semiestruturada consiste em um modelo de entrevista flexível. Ou seja, ela possui um roteiro prévio, mas abre espaço para que o candidato e entrevistador façam perguntas fora do que havia sido planejado. Dessa forma, o diálogo se torna mais natural e dinâmico.

Qual o objetivo de uma pesquisa participante?

A pesquisa participante busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade e se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

Como fazer grupo focal online?

A TÉCNICA DOS GRUPOS FOCAIS ON-LINE SÍNCRONOS

Estando todos on-line, o moderador inicia a discussão apresentando-se aos participantes. Ato contínuo ele assegura a confidencialidade dos dados ali gerados (Walston & Lissitz, 2000) e faz uma introdução sobre o que será realizado (Duarte, 2007).

Como se faz uma observação científica?

A observação científica consiste na medição/examinação e no registo dos factos observáveis. Esta atividade deve ser realizada de forma objectiva, sem deixar que as opiniões, os sentimentos e as emoções influenciem no trabalho científico.

Artigo anterior
O que é um pergaminho?
Artigo seguinte
O que é o RPM do HD?