O que é uma coisa subjetiva?

Perguntado por: Verónica Maria de Gomes  |  Última atualização: 22. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele "instala" a sua opinião ao que é dito com o qual ele se relaciona com o mundo social, resultando tanto em marcas singulares na ...

O que é subjetiva exemplo?

Algo subjetivo é relativo à percepção, aos sentimentos ou às opiniões de um indivíduo, e não é baseado em fatos objetivos ou observações imparciais. Por exemplo, a apreciação de uma obra de arte é subjetiva, pois depende da interpretação e sensação de cada pessoa que a observa.

O que é atitude subjetiva?

Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.

O que é uma questão subjetiva?

Resposta: Pergunta objetiva: é a pergunta direta, onde a resposta obtida vai ser sempre a mesma, independente de quem responda. Ex.: Quanto é 2 x 2? - A resposta é 4. Pergunta subjetiva: resposta vai sempre diferente, dependendo da pessoa, das suas convicções, crenças e conhecimentos.

O que é algo subjetivo e objetivo?

A principal diferença entre a descrição objetiva e subjetiva está na profundidade, porém ambas se esforçam para demonstrar as características de um objeto. Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.

O que é OBJETIVIDADE e SUBJETIVIDADE?

19 questões relacionadas encontradas

O que é a subjetividade do sujeito?

SUBJETIVIDADE E DE SENTIDO PESSOAL

Para ele, a subjetividade é a constituição da psique no sujeito individual e é integrada também pelos processos e estados característicos a este sujeito em cada um de seus momentos de ação social, os quais são inseparáveis do sentido subjetivo que tais momentos terão para ele.

Qual o sinônimo da palavra subjetivo?

3 egocêntrico, individual, íntimo, particular, pessoal, privado, próprio. Pertencente a um sujeito: 4 atinente, característico, dependente, específico, imanente, inerente, inseparável, intrínseco, ligado, peculiar, pertencente, pertinente, relativo.

Como a subjetividade está presente em nosso cotidiano?

A roupa que você veste, as palavras que você usa, a profissão que você escolhe, o curso que você faz, o hábito que você desenvolve, a forma como você lida com as suas emoções, as pessoas com as quais se relaciona, enfim, tudo depende da sua subjetividade.

Qual o papel da subjetividade?

Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

Como se dá o processo de subjetividade?

A subjetividade, segundo eles, é formada na relação do sujeito com o outro, processo mediado pela linguagem e pelo contexto histórico-cultural. O psiquismo dos indivíduos se desenvolve pela apreensão de signos e significados, que, por usa vez, são construídos socialmente nas relações entre os homens.

Como a subjetividade interfere na nossa vida?

A subjetividade se produz na relação das forças que atravessam o sujeito, no movimento, no ponto de encontro das práticas de objetivação pelo saber/poder com os modos de subjetivação: formas de reconhecimento de si mesmo como sujeito da norma, de um preceito, de uma estética de si.

Qual a diferença entre abstrato e subjetivo?

Por fim, os elementos subjetivos têm origem na psique e no espírito do autor e manifestam-se como a vontade que rege a ação do autor. O tipo objetivo abstrato tem como única função descrever os elementos que devem ser constatados no plano dos fatos capazes de identificar e delimitar o conteúdo da proibição penal.

O que é subjetivo abstrato?

Substantivo abstrato são palavras que têm o objetivo de indicar seres que dependem de outro para existir, ou seja, seres sem existência própria. Essa categoria nomeia realidades imateriais ligadas aos sentimentos, sensações, ações, estados, noções e qualidades (boas ou ruins) de outros indivíduos.

O que é a subjetividade social?

sujeito é constituído pela subjetividade social e é constituinte daquela por meio das suas ações no tecido social. Como também esclarece que a subjetividade social antecede a organização do sujeito psicológico concreto e está na gênese de toda subjetividade individual.

O que significa quando dizemos que um texto tem marcas de subjetividade?

Já quando falamos em subjetividade, logo nos remetemos a ideia de um envolvimento maior, retratando impressões pessoais, revelando emoções e sentimentos e até mesmo utilizando-se de certo tom conotativo.

Quem criou o conceito de subjetividade?

Busca-se discutir o conceito de subjetividade em Michel Foucault, sugerindo que este pode ser um conceito estratégico, na medida em que nos permite pensar a partir da indissociabilidade entre individual e coletivo, interior e exterior, dentro e fora, indivíduo e sociedade, rompendo com as dicotomias que ...

Como se tornar uma pessoa objetiva?

Veja 5 dicas para ser mais objetivo, aumentar o foco e acabar com a procrastinação!
  1. Divida o tempo e as tarefas. ...
  2. Busque parcerias. ...
  3. Faça coisas que ame. ...
  4. Não tente ser perfeito. ...
  5. Elimine as distrações. ...
  6. Ser focado e produtivo é difícil para todo mundo.

O que é objetividade e subjetividade na psicologia?

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

Artigo anterior
Qual o rendimento da CDB hoje?
Artigo seguinte
Quem foi o homem que desceu do monte sem nunca ter subido?